Ibama realiza treinamento de brigada pronto emprego para combater incêndios florestais

Grupo tático especializado utiliza recursos aéreos em ações de combate
Sexta-Feira, 16 de Julho de 2021 - 08:40

Porto Velho (15/07/2021) – Brigadas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, especializadas de Pronto Emprego, participam de treinamento com recursos aéreos para combater incêndios florestais no Brasil. A capacitação começou no dia 12 de julho e vai até sexta-feira (16), em Porto Velho, e conta com a participação da Policia Militar e do Corpo de Bombeiro de Rondônia.

Esse formato de curso é realizado a cada dois anos em conjunto com o Centro de Operações Aéreas (Coaer), que visa capacitar de maneira contínua as tripulações das aeronaves, mecânicos e brigadistas nas atividades de transporte de carga externa, no combate a incêndios com heli balde (dispositivo de extinção de incêndio para helicópteros), uso de guincho e rapel.

A utilização de aeronaves aumenta a eficiência no combate aos incêndios florestais, permitindo agilidade de resposta em locais sem acesso por terra, e a descida de rapel dos brigadistas possibilita abertura de áreas para pouso dos helicópteros em áreas de mata onde há queimadas.

Para o chefe do Coaer, Paulo Cordeiro, a capacitação busca a manutenção da proficiência de pilotos e operadores aerotáticos visando a sinergia entre os atores nas ações. "A sintonia entre as equipes de solo e os recursos aéreos é fundamental para a segurança e o sucesso das operações de combate aos incêndios", completa ele.

Convidados da PMRO e do CBMRO também acompanham as atividades no local e, para garantir a segurança dos participantes e organizadores do curso, estão sendo observadas medidas de proteção para evitar a propagação da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Brigadas especializadas

As Brigadas de Pronto Emprego estão preparadas para atender chamados de combate a incêndios florestais em qualquer região do país em menos de 24 horas. Os recursos aéreos garantem mais agilidade na mobilização das equipes, seguindo uma tendência internacional de aprimoramento tático para resposta a grandes queimadas.

Fonte - 025-gov.br

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.