UNIRON premia melhores trabalhos da Mostra Científica

Todas as pesquisas foram feitas com abordagem inovadora e com impactos positivos na assistência.
Quinta-Feira, 08 de Julho de 2021 - 11:16

Na última segunda, dia 05 de julho, a UNIRON premiou os melhores trabalhos apresentados na Mostra Científica de Trabalhos de Conclusão do curso de Enfermagem, que foram feitos pelos acadêmicos do 10º período. Além do troféu, os premiados receberam um certificado.

No último dia 02, mais de uma dezena de artigos foram apresentados, onde a qualidade surpreendeu a todos os participantes.

O primeiro lugar, coube a Gabriela Aparecida Paz de Castro Barreto, Thainá França Oliveira e Thais Millena Cardoso de Lima, que foram conduzidas pela docente Marcela Milrea Araújo Barros, com o tema “O Autocuidado do Doente Renal Crônico com Fístula Arteriovenosa: contribuições da Enfermagem”.

A colocação seguinte, ficou com Ruth Luiza Uchoa de Souza e Raquel Ferreira Chaves, coordenadas pela Professora Ivana Annely Cortez da Fonseca, com o título “Vias de parto: percepção e preparo de gestantes de uma Unidade Básica de Saúde”. No terceiro lugar, ficou Blendo Nery Duarte, orientado pela docente Marcela Milrea Araújo Barros, com o tema “Triagem do uso de substâncias psicoativas entre estudantes de enfermagem: implicações sobre o capital social”.

Segundo o jovem de 23 anos, Blendo, não esperava entregar o trabalho no prazo, pois além de fazê-lo sozinho, o volume a ser pesquisado era enorme. De acordo com o filho predileto do Mestre de Obras Aroldo, “apesar de ter noções sobre o capital social, minha curiosidade em saber mais sobre a drogadição e o impacto nas relações interpessoais me levou a desenvolver esse artigo”.

De acordo com Nery, apesar das dificuldades decorrentes da pandemia, onde inclusive o seu pai e sua avó contraíram o vírus, teve que redesenhar a metodologia da pesquisa, buscando pessoas que estavam no seu meio, e hoje pode comemorar a honraria recebida”.

De acordo com Ivana, este prêmio significa a confiança que os orientandos depositaram em si. Conforme a mamãe do Yan Bruno, “é um momento ímpar, pois isto representa uma troca de experiências, que é mais explorado pela pesquisa, agregando conhecimento e ampliando o saber, o que fortalece o processo de aprendizagem contínuo”.

Annely conta com alegria, que inicialmente, as discentes estavam interessadas em outra temática, dentro do tópico “vias de parto”, mas com outro foco. Então, a partir do diálogo com suas pupilas, acabaram adotando o assunto que resultou no trabalho com muita qualidade.

Para Raquel, é um motivo de muita alegria ter desenvolvido um trabalho de um assunto tão importante. A genitora do casal Kévia e Pedro, menciona, “pra mim que sou mãe e já vivi esta experiência, é gratificante versar sobre esse tema com propriedade. Espero que o meu exemplo sirva para a minha filha, que já está com 18 anos e em breve irá ingressar no ensino superior. Também fico satisfeita, pois juntamente com minha amiga Ruth, estamos deixando um legado, que servirá para outras pessoas”.

Ferreira se sente extasiada, pois aos 30 anos resolveu sair da área comercial para dedicar-se à enfermagem, e hoje, orgulha-se de ter feito a escolha certa, dado a sua identificação com a área da saúde.

“Foram dois anos de construção coletiva, compromisso mútuo, seriedade e responsabilidade. Hoje, nós professores colhemos o fruto com o sucesso e alegria nos nossos corações. Os resultados das pesquisas realizadas no curso de enfermagem contribuem diretamente para a qualidade do cuidado e para a disseminação do conhecimento científico. Fazer ciência é um dos pilares fundamentais para a formação de profissionais de excelência e eu tenho orgulho de fazer parte de tudo isso”, afirma a contagiante docente Marcela.

A portovelhense Thaís conta que o assunto que o seu trio abordou é resultante de um trabalho voluntário que foi feito na clínica Nefron, que realiza hemodiálise em doentes renais crônicos.

“Esse trabalho nos trouxe muitos frutos, com ele conseguimos publicar um capítulo de livro descrevendo um relato de experiência sobre a construção do nosso Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Somando-se a isso, construímos uma cartilha educativa abordando a intervenção da Enfermagem, que será publicada em decorrência da parceria que realizamos com a Sociedade Brasileira de Nefrologia”, relata a emocionada Millena.

A mamãe do pequeno Lucas considera importante a cooperação com as 2 amigas Gabriela e Thainá, pois essa união, resultou em um trabalho de excelência, que culminou em serem premiadas com o primeiro lugar e a publicação do artigo na Revista Eletrônica Acervo Científica.

Cardoso enfatiza que foi desafiador, mas sempre acreditou na sua capacidade de realização. Agradece aos pais Marcelo e Cristiana, que sempre a incentivaram, cuidaram do seu filho nas suas ausências e que para sua alegria, teve o privilégio de vacinar os dois. Por último, expressa seu reconhecimento a amiga e professora Marcela pelos ensinamentos e pelo carinho.

A coordenadora do curso, Professora Lisséia Cristiane Souza do Vale, enaltece a Mostra Científica, pois foi um momento oportuno para a exposição dos resultados de uma estratégia de construção realizada durante todo o processo de desenvolvimento. Para ela, a premiação foi o ápice de um trabalho de formação no curso e deixa o corpo docente orgulhoso das realizações alcançadas pelos acadêmicos com as orientações que lhes foram repassadas.

Segundo Cristiane, “todas as pesquisas foram feitas com abordagem inovadora e impactos positivos na assistência. São frutos do objetivo maior do curso de Enfermagem de formar profissionais preparados para o mercado de trabalho e incentivar o desenvolvimento da pesquisa na área de enfermagem”.

A Direção da UNIRON parabeniza aos vencedores e ao corpo docente pelos trabalhos apresentados, e, também a empresa Brasil Digital, que patrocinou os troféus que foram entregues.

Fonte - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.