SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

L

Agro

Embrapa Rondônia completa 46 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agropecuária na Amazônia

Rondônia se tornou protagonista na produção de carne, peixe de cativeiro, soja, milho, café e leite.

Publicado em 

Embrapa Rondônia completa 46 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agropecuária na Amazônia - News Rondônia

Criada em 10 de julho de 1975, a Embrapa Rondônia tem foco no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a região Amazônica e com soluções que agregam também ao desenvolvimento do setor em todo o país. Este trabalho está sendo possível por meio de parcerias com instituições públicas e privadas e por estar alinhada às principais demandas do setor produtivo. Dentre elas, destacam-se ações voltadas para café, pecuária de leite e corte soja, milho, algodão, arroz, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, mandioca, açaí, castanha-da-amazônia, entre outras.

Embrapa Rondônia completa 46 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agropecuária na Amazônia - News Rondônia

Nestes 46 anos foram executados mais de 70 projetos sob a liderança da Embrapa Rondônia e outros 110 em parceria, financiados por diversas instituições públicas e privadas do país. De acordo com o chefe-geral da Unidade, Alaerto Marcolan, as parcerias são as bases para o sucesso de qualquer instituição e com a Embrapa não é diferente. "Contamos com parceiros de perfis diferenciados, que vão desde entidades de fomento, empresas públicas e privadas dos diversos setores, instituições acadêmicas e estaduais de pesquisa e de assistência técnica e extensão rural, além de instituições internacionais. Estas parcerias contribuem para o desenvolvimento de conhecimento e de soluções tecnológicas, gerando impactos e benefícios diretos para o produtor rural", afirma Marcolan.

Os resultados destes trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologia estão ajudando a quebrar paradigmas e abrir fronteiras, apresentando ao mundo uma região de oportunidades que também se preocupa com a sustentabilidade. Tecnologias e práticas desenvolvidas e adotadas no campo ofereceram condições para que Rondônia saísse de uma posição tímida no cenário da agropecuária nacional para ser destaque regional e nacional em diversas cadeias produtivas.

É o que apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Em 1986, a participação de Rondônia no Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário nacional era de aproximadamente 0,6%. No entanto, no decorrer dos últimos 30 anos, a evolução da agropecuária rondoniense fez com que o estado triplicasse sua contribuição para a agropecuária nacional, alcançando, no ano de 2018, uma participação de, aproximadamente, 2% no PIB agropecuário. Vale destacar ainda que o PIB agropecuário de Rondônia foi responsável por 12,7% do PIB estadual, bem acima da média nacional, que foi de 5,2%, em valores correntes (IBGE, de 2021). Rondônia se tornou protagonista na produção de carne, peixe de cativeiro, soja, milho, café e leite.

Inovação no campo

Nestes 46 anos, a Embrapa Rondônia realizou mais de 400 cursos e treinamentos, 300 dias de campo e organizou mais de três mil eventos, com a capacitação de cerca de 150 mil pessoas ligadas às diversas cadeias produtivas e do agronegócio da Amazônia. Por meio de ações conjuntas envolvendo as áreas de pesquisa, transferência de tecnologia, comunicação e a parceria da extensão rural, soluções tecnológicas e práticas agrícolas desenvolvidas pela Embrapa em Rondônia foram incorporadas pelo setor produtivo, promovendo a inovação no campo.

Aliado a isso, nos últimos dez anos, foram mais de 700 estudantes de graduação e pós-graduação que se capacitaram na Embrapa Rondônia, como estagiários e bolsistas de iniciação científica. Desta maneira, a Unidade auxilia na formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.

Embrapa Rondônia completa 46 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agropecuária na Amazônia - News Rondônia

Contribuições para a cafeicultura

A Embrapa Rondônia possui um dos mais importantes Bancos de Germoplasma de Coffea canephora (robusta e conilon) do País, com mais de 1.500 acessos para fins de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Lançou, em 2013, a primeira cultivar de café desenvolvida e protegida pela Embrapa no Brasil – "Conilon BRS Ouro Preto", e em 2019 disponibilizou ao setor produtivo dez novas cultivares híbridas de café canéfora – cruzamento de robusta e conilon, oferecendo aos cafeicultores da região amazônica genética de alta qualidade para alcançar produtividades ainda maiores e qualidade de bebida.

É referência em pesquisa e transferência de tecnologia para a cafeicultura na região Amazônica, principalmente em Rondônia (desde a década de 1980), Mato Grosso, Amazonas, Acre e Roraima.

Fomenta a produção com qualidade e sustentabilidade em comunidades indígenas da Amazônia por meio do uso de tecnologias, capacitação e atuação em parceria.

Liderou o processo de criação e fortalecimento da denominação "Robustas Amazônicos" e a fundamentação técnica e científica da Indicação Geográfica (IG) Região Matas de Rondônia para Robustas Amazônicos. Esta é a IG, do tipo Denominação de Origem (DO), de café canéfora sustentável do mundo. Este reconhecimento foi concedido em 1º de junho 2021 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e consolida a qualidade dos cafés da espécie Coffea canephora.

Coordena o projeto Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés, que envolve a participação da pesquisa, instituições governamentais do estado e de produtores, em que serão avaliados os melhores materiais genéticos disponíveis atualmente nas principais regiões produtoras de café em Rondônia.

Contribuições para a pecuária de leite e corte

30 mil propriedades em Rondônia incorporam tecnologias recomendadas pela Embrapa. Nos últimos dez anos, o ganho de produtividade de leite foi de 90% e a produção registrou um incremento de 51%.

Promove a melhoria da qualidade do leite por meio da identificação de pontos de contaminação microbiológica e a definição de protocolos de boas práticas de ordenha, identificação de fatores de risco e de áreas prioritárias de atuação em Rondônia e Acre. Ações que direcionam a capacitação de estudantes, produtores e técnicos, assim como subsidiam a proposição de políticas públicas para o setor.

Desenvolve e transfere tecnologias para recuperação e práticas sustentáveis de manejo de pastagem, que resultaram em redução de áreas degradadas em cerca de seis milhões e meio de hectares, tornando Rondônia um dos maiores produtores de carne e leite do Brasil.

Validação e recomendação do sistema de Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) para Rondônia como estratégia para recuperação de pastagens degradadas, diversificação da produção e bem-estar animal.

Apoia e coordena regionalmente o desenvolvimento do Projeto Balde Cheio

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Rondônia para pecuária de leite e corte são adotadas em todo o país:

Aplicativo Arbopasto – auxilia o produtor a escolher as espécies de árvores mais adequadas à cada pastagem. Está disponível, gratuitamente, para dispositivos móveis em diversos sistemas operacionais.

SAGAbov – tecnologia simples, precisa e acessível para a avaliação do acabamento da carcaça dos bovinos destinados ao abate. Com este dispositivo o próprio produtor pode fazer a avaliação e obter o máximo rendimento dos animais destinados ao abate. Trata-se de uma ferramenta aliada tanto do pecuarista quanto da indústria frigorífica, que busca mais qualidade na carne.

Vetscore – dispositivo simples, prático e acessível para avaliação da condição corporal de fêmeas bovinas. Permite ao produtor fazer correções no manejo alimentar buscando maior retorno produtivo e financeiro.

Aplicativo +Leite – realiza o diagnóstico produtivo da fazenda leiteira de forma rápida, simples e intuitiva. Com ao uso do aplicativo, em apenas uma visita, no tempo necessário para o técnico avaliar todas as vacas do rebanho, já é possível obter o diagnóstico zooténico.

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em Blocos – desenvolvida para aproveitar o máximo potencial reprodutivo de fêmeas bovinas submetidas a um protocolo de IATF, resultando em aumentos de 10% a 20% de prenhez em relação às vacas submetidas à metodologia de IATF convencional.

Embrapa Rondônia completa 46 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agropecuária na Amazônia - News Rondônia

Contribuições em grandes culturas, frutas e raízes

Aprimoramento dos sistemas de produção das culturas de grãos e da dinâmica dos sistemas integrados.

Lançamentos de cultivares de arroz de sequeiro e a adoção de tecnologias e práticas recomendadas pela Embrapa para o Sistema de Produção de Arroz de Sequeiro contribuíram para o incremento de 64% na produtividade entre os anos de 2000 e 2020 em Rondônia.

Desenvolvimento de Sistema de Produção de Milho contribuiu para um incremento de produtividade de 150% em 20 anos (2000 a 2020). Cerca de 60% dos 4.500 estabelecimentos produtores utilizam tecnologias da Embrapa em Rondônia.

Seleção de linhagens e indicação de cultivares e estratégias de manejo da cultura de soja para Rondônia e estados adjacentes.

Avaliação de culturas alternativas para o cultivo de safrinha, como feijão-caupi, sorgo, girassol, entre outros, buscando diversificar os sistemas de produção de grãos para além da sucessão soja/milho.

Desenvolvimento dos sistemas de produção de banana, açaí e mandioca, contribuíram para a incorporação de tecnologias e incremento de renda no campo em Rondônia.

Recursos humanos e infraestrutura

A Embrapa Rondônia ou Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia é uma Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Possui um corpo de pesquisa formado por doutores e mestres e é referência em agricultura, pecuária e florestas no estado de Rondônia e na Amazônia. Os trabalhos são realizados por 127 colaboradores, sendo 23 pesquisadores, 24 analistas, 26 técnicos e 54 assistentes. Possui profissionais em áreas como agronomia, veterinária, engenharia florestal, zootecnia, biologia, economia, administração e comunicação.

Tem Sede e campo experimental localizado em Porto Velho e campos experimentais em Ouro Preto do Oeste e Vilhena, áreas que dão suporte às ações de pesquisa e transferência de tecnologia para as cadeias produtivas de maior importância para a região Amazônica. A atuação da Embrapa Rondônia está concentrada em três grandes áreas de produção: cafeeira, animal e vegetal. Conta também com sete laboratórios: Entomologia e Controle Biológico, Solos e Plantas, Fitopatologia, Biotecnologia, Cultura de Tecidos Vegetais, Sanidade Animal e Bromatologia e Nutrição Animal.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para o 3º Concurso de Qualidade de Queijos podem ser efetuadas até dia 3 de maio

Serão avaliadas diferentes categorias, tais como: mussarela, provolone e coalho
L
Rondônia inicia colheita de cacau com expectativa de aumento na safra

Rondônia inicia colheita de cacau com expectativa de aumento na safra

Durante o lançamento da colheita foram promovidas palestras sobre poda, nutrição, fermentação e secagem do cacau.
L

Com o melhor cacau do Brasil, Rondônia lança oficialmente o início da colheita no Estado

Os produtores se reuniram para celebrar o início da colheita do cacau em Rondônia
L

Preparativos para receber o público do agronegócio na 11ª edição da RRSI seguem em andamento

As empresas responsáveis pela montagem dos estandes estão concentradas na construção das estruturas RRSI
L

Prazo para recadastramento de associações, entidades e cooperativas é prorrogado até o final de maio

Recadastramento serve para dar norte às ações de melhorias à qualidade dos serviços prestados ao homem do campo
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Luiz de Albuquerque e a Construção do Real Forte Príncipe da Beira

Diante da fronteira da Capitania de Mato Grosso com a Espanha, a possibilidade da construção dessa fortaleza, estava relatada na ata de fundação do Real Forte Príncipe da Beira, assinada pelo governador e Capitão General da Capitania de Mato Grosso Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
L
Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Em 2022, 2,5 mil pessoas morreram em acidentes do trabalho no Brasil
L

Aborto oriundo de estupro: a vida começa na concepção – análise da recente resolução do Conselho Federal de Medicina

A ser válida a tese, matar um nascituro, um minuto antes de nascer não seria crime, mas 1 minuto depois de nascido seria um homicídio. Nada mais ilógico que tal interpretação.
L

Coluna do Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE

Essa situação, combinada com a oscilação da taxa de câmbio, pode impactar ainda mais os preços finais dos produtos.
L

Zona de convergência provoca chuva na maior parte dos estados do norte

Sob alerta de perigo, chuvas ainda são previstas para hoje em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
Publicidade

POLÍTICA

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10

URGENTE: Dupla é presa com moto roubada após perseguição e tiroteio na zona sul

Os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
12

PM recebe denúncia e prende apenado monitorado com tornozeleira desligada e drogas na zona leste

O suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém o objeto estava desligado.
10
ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

A ação que contou com a participação de 79 agentes públicos, resultou na inutilização de oito dragas usadas para extração de ouro.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dos 48 estaleiros brasileiros, 15 estão desativados ou sem demanda

Dos 48 estaleiros brasileiros, 15 estão desativados ou sem demanda

Levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro do Petróleo
L
Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Informação é do ministro da Integração, Waldez Góes
L
STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

Declaração é em resposta a comitê da Câmara dos Deputados dos EUA
L

Requerimento da Licença Ambiental: ELISANDRIO BERTOL

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Governo de Rondônia apoia o 2º congresso estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia – 2º CEARO

De acordo com Luisa Cabral Santos, engenheira de pesca, proprietária da empresa Capacitar Consultoria e Soluções Ltda e secretária geral do 2º CEARO, os profissionais que estiverem devidamente inscritos no evento receberão o certificado de participação, além do conhecimento que levarão para vida profissional e pessoal.
L

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o projeto colabora no desenvolvimento humano da população do Estado.
L

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.
L

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

A Seduc informa que é importante que os candidatos estejam atentos à publicação do Edital de Convocação, nos próximos dias.
L

Investimentos de R$ 65 milhões em aeroportos somam-se às medidas para aumento de voos em municípios de Rondônia

As principais ações realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender à população.
L

Potencialidades de Rondônia são apresentados em Córdoba, Argentina

A ação prevê uma série de atividades que vão desde missões comerciais até exibições, conferências, seminários e troca de informações.
L