Produtores rurais de Alvorada do Oeste são beneficiados com regularização de poços tubulares

Segundo o secretário da Seagri, a finalidade é fortalecer o desenvolvimento da Agricultura Familiar local.
Segunda-Feira, 05 de Julho de 2021 - 14:16

Mais de 50 famílias do município de Alvorada do Oeste serão beneficiadas com a regularização de poços tubulares e outorga da água. A ação é realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceira da com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A regularização visa sanar o déficit de água no município de Alvorada do  Oeste.

De acordo com o geólogo da Seagri, Cleudson Eduardo de Sousa, várias propriedades da região foram notificadas pela Sedam, com poços tubulares irregulares sem o licenciamento, e a Seagri dará o suporte na parte técnica, para a regularização dos poços. Após o início das atividades técnicas, será possível dar andamento nos respectivos processos de licenciamento ambiental, dos produtores que compõem a Bacia do Ribeirão Cacau e que foram notificados na modalidade poço tubular previsto em lei.

“Antes de iniciar as atividades, visitamos as propriedades onde pudemos conhecer a realidade de cada produtor. A Seagri é responsável por realizar o levantamento dos dados que precisam e os testes nos poços, para depois requerer junto a Sedam, a licença de operação dos poços e a outorga da água. O objetivo é regularizar 50 poços de propriedades rurais”, explicou o geólogo.

Segundo o secretário da Seagri, a finalidade é fortalecer o desenvolvimento da Agricultura Familiar local. “O produtor deve cumprir todas as exigências solicitadas pela Sematur e Sedam. A Seagri contratou um geólogo que está realizando as análises para verificar as condições e licenciamento ambiental. É um projeto que estamos avançando e vai beneficiar muitas famílias do Estado”.

Para o produtor rural de Alvorada do Oeste, Isaias Costa, essa ação do Governo do Estado de regularização dos poços é muito importante para a manutenção da qualidade e quantidade de água. “Com a regularização e outorga do poço eu vou saber se eu terei água suficiente para meu consumo e se poderei usar para irrigar. Uma ação muito boa e tem ajudado, principalmente nós produtores que trabalhamos com a agricultura e pecuária. Vai ajudar a sanar a falta de água na região. Eu trabalho há 10 anos com agricultura e pecuária e agradeço o Governo por essa iniciativa e por se preocupar em ajudar todos nós”, finalizou.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.