SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

Rondônia reforça fiscalização sanitária em áreas estratégicas para garantir saúde do rebanho bovino e bubalino

No último dia 27 de maio, houve a conquista do reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, condição indispensável para acessar os grandes mercados consumidores de carne bovina.

Publicado em 

Rondônia reforça fiscalização sanitária em áreas estratégicas para garantir saúde do rebanho bovino e bubalino - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da  Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), tem reforçado as medidas sanitárias que garantem a saúde dos animais e a qualidade e segurança dos produtos de origem animal que são produzidos na região. Com isso, o resultado é uma pecuária em franco crescimento, com mais de 14 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, colocando o Estado no cenário mundial como um dos grandes exportadores de carne do Brasil.

No último dia 27 de maio, houve a conquista do reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, condição indispensável para acessar os grandes mercados consumidores de carne bovina.

Rondônia reforça fiscalização sanitária em áreas estratégicas para garantir saúde do rebanho bovino e bubalino - News Rondônia

Dentre as atividades de defesa sanitária animal desenvolvidas pelo Estado destaca-se a fiscalização do trânsito de animais e de seus produtos que, atendendo às exigências do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), foi ampliada na divisa com o estado do Mato Grosso, com a instalação de mais dois postos de fiscalização e a implantação de câmeras de videomonitoramento em estradas onde não há postos fixos da Agência. Hoje, são sete postos de fiscalização, em regiões estratégicas, com servidores em plantão permanente, para que a fiscalização seja ininterrupta.

Os postos de fiscalização estão localizados no quilômetro 130 da BR-319, na divisa de Porto Velho com Humaitá/AM; na divisa de Machadinho d’Oeste com o município de Colniza/MT; em Nova Colina, na divisa de Ji-Paraná com Rondolândia/MT; na BR-364, em Vilhena, na divisa com Comodoro/MT; no quilômetro 74 da RO-174, na divisa de Vilhena com Juína/MT e em Cabixi, que faz divisa com Comodoro/MT.

“Esses dois últimos postos foram criados ano passado, como parte das ações estratégicas que possibilitaram o pleito do reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação”, destacou Ney Carlos Dias de Azevedo, coordenador do controle de trânsito animal da Idaron.

“O controle do trânsito de animal é medida basilar para qualquer Estado que alcance o status sanitário conquistado por Rondônia. Há regras e normas sanitárias que regulam a movimentação de animais e produtos de origem animal, para que possa ser feita com segurança. Essas regras tornaram-se ainda mais rigorosas com o reconhecimento de Rondônia como zona livre de aftosa sem vacinação, pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O principal objetivo é impedir a difusão de doenças dos animais e garantir o correto transporte de produtos de origem animal que são voltados ao consumo humano”, explica o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

VIGILÂNCIA

A preocupação do Governo de Rondônia com o fluxo de animais suscetíveis à febre aftosa, dentro do território rondoniense, é justificado pelo grande volume de negócios envolvendo a compra e a venda de gado no Estado. De janeiro à dezembro do ano passado (2020), por exemplo, a Idaron registrou o trânsito de mais de 350 mil animais suscetíveis à febre aftosa. Foram 270,2 mil saídas e 98,3 mil ingressos. Toda movimentação foi inspecionada e registrada por técnicos da Idaron, um controle rigoroso e sanitariamente necessário, visto que o gado oriundo de áreas que ainda vacinam contra a febre aftosa não podem ser incorporados ao rebanho rondoniense.

“Das regiões que ainda vacinam contra aftosa, apenas suínos, caprinos e ovinos podem ser incorporados aos rebanhos de Rondônia. Contudo, para que esses animais ingressem em território rondoniense, o caminhão que os transporta deve ter sido lacrado na origem e, acompanhando a GTA (Guia de Trânsito Animal), deve ser apresentado comprovante de exame laboratorial que ateste a sanidade das reses. Ou seja, os animais devem estar comprovadamente livre da febre aftosa”, destaca Julio Cesar.

“Bovinos e bubalinos oriundos de áreas que ainda vacinam contra a febre aftosa, de forma alguma podem ser incorporados aos rebanhos dentro do Estado. Porém, essas duas espécies podem ingressar para o abate direto, com carga lacrada na origem. Mas, para isso, o frigorífico tem que estar apto para receber esses animais, já que, após o abate, a região da língua e faringe passam por um tratamento de inativação do vírus da febre aftosa e o frigorífico tem que estar preparado para fazer esse tratamento”, acentua.

BARREIRAS 

Além dos postos fixos de fiscalização, com apoio da Polícia Militar, regularmente a Idaron realiza barreiras sanitárias volantes. As barreiras são montadas em pontos estratégicos, onde é registrado maior trânsito de animais. Além de garantir a saúde do rebanho e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor, o objetivo das barreiras também é coibir fraudes e trânsito irregular de animais. “A fiscalização de trânsito animal é a barreira primária para impedir que animais enfermos ingressem no estado e comprometam a sanidade de nosso rebanho e, consequentemente, o potencial econômico da pecuária”.

PARCERIA 

Além das operações desenvolvidas individualmente, a Idaron firmou parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), como parte das ações integradas do Bloco I do Pnefa, para colaboração no compartilhamento de dados e disponibilização de pessoal para atuação nos postos de fiscalização localizados nas divisas comuns dos estados.

Recentemente, o Estado do Amazonas designou técnicos veterinários e agropecuários para dar suporte aos servidores da Idaron nos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e em Porto Velho. O trabalho integrado será aplicado na vigilância das propriedades localizadas nos municípios de Lábrea e Canutama, região onde a Idaron faz o controle sanitário do rebanho.

Integração também no posto da comunidade do Tucandeira, na divisa do distrito de Nova Califórnia com o município de Acrelândia/AC, onde técnicos da Idaron e do Idaf/AC trabalham em conjunto na fiscalização do trânsito de animais.

FISCALIZAÇÃO 

Dentro da Idaron existe a Coordenação de Controle de Trânsito Animal, setor que gerencia, acompanha e coordena as atividades de fiscalização sanitária do trânsito de animais e de produtos de origem animal.

Na fiscalização, seja no posto fiscal ou na barreira volante, existe um procedimento padrão: abordagem de qualquer veículo que possa transportar animal ou produto de origem animal. É feita fiscalização da carga e os animais são vistoriados para descartar sintomas de alguma doença de notificação obrigatória. Caso seja identificado algum sinal clínico que sugira doença de controle oficial, o animal é desembarcado em local apropriado e submetido a análise clínica mais aprofundada. Se descartada a doença, a carga tem o trânsito permitido e a Idaron monitora o destino.

Também é realizada a conferência da documentação sanitária, com foco na validade e autenticidade da GTA, e é verificado se os animais descritos no documento são realmente os que estão na carga.

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, há casos específicos em que, durante a fiscalização de trânsito, outros documentos são exigidos. “Por exemplo, para o trânsito interestadual de bovinos e bubalinos com a finalidade de reprodução, além da GTA, deve ser apresentado o exame de brucelose e tuberculose dos animais. É feito ainda o trabalho de educação sanitária, com entrega de folhetos sobre a importância do transporte de animais com documentação regular exigida. A medida visa mostrar que o trabalho realizado pela Idaron é benéfico ao produtor, para garantir a sanidade dos animais produzidos no estado, resguardando o interesse econômico do pecuarista”.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia apoia o 2º congresso estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia – 2º CEARO

De acordo com Luisa Cabral Santos, engenheira de pesca, proprietária da empresa Capacitar Consultoria e Soluções Ltda e secretária geral do 2º CEARO, os profissionais que estiverem devidamente inscritos no evento receberão o certificado de participação, além do conhecimento que levarão para vida profissional e pessoal.
L

Aborto oriundo de estupro: a vida começa na concepção – análise da recente resolução do Conselho Federal de Medicina

A ser válida a tese, matar um nascituro, um minuto antes de nascer não seria crime, mas 1 minuto depois de nascido seria um homicídio. Nada mais ilógico que tal interpretação.
L

Coluna do Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE

Essa situação, combinada com a oscilação da taxa de câmbio, pode impactar ainda mais os preços finais dos produtos.
L

Zona de convergência provoca chuva na maior parte dos estados do norte

Sob alerta de perigo, chuvas ainda são previstas para hoje em Rondônia.
L
UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

Parceria com a Prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

A ação que contou com a participação de 79 agentes públicos, resultou na inutilização de oito dragas usadas para extração de ouro.
10

Agenda News entrevista: Thais Cahulla e Queila Costa

Assista nesta quinta-feira, às 17h, no programa Agenda News da newstv.tv.br para uma entrevista especial com Thais Cahulla e Queila Costa, conduzida por Renata Camurça.
L

Agenda News: Descubra o poder do Fotorejuvenescimento com Luciana Belegante

Revitalize sua pele, elimine manchas e rugas com a técnica inovadora de Luz Intensa Pulsada (LIP).
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L

Rondônia participa do 4° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, no Pará

O evento, de iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, tem como objetivo discutir e aprimorar a comunicação pública, bem como fortalecer as instituições democráticas do país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
Publicidade

POLÍTICA

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Deputada comemorou investimentos que beneficiará agricultores com 495 habitações.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10

URGENTE: Dupla é presa com moto roubada após perseguição e tiroteio na zona sul

Os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
12

PM recebe denúncia e prende apenado monitorado com tornozeleira desligada e drogas na zona leste

O suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém o objeto estava desligado.
10

PF deflagra operação em combate a crimes contra a Previdência Social em Rondônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em RO e SP, com a determinação judicial de sequestro de bens que ultrapassam R$ 18 milhões.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ELISANDRIO BERTOL

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o projeto colabora no desenvolvimento humano da população do Estado.
L

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.
L

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

A Seduc informa que é importante que os candidatos estejam atentos à publicação do Edital de Convocação, nos próximos dias.
L

Investimentos de R$ 65 milhões em aeroportos somam-se às medidas para aumento de voos em municípios de Rondônia

As principais ações realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender à população.
L

Potencialidades de Rondônia são apresentados em Córdoba, Argentina

A ação prevê uma série de atividades que vão desde missões comerciais até exibições, conferências, seminários e troca de informações.
L
Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

A revogação da liminar, proveniente da Ação Direta de Inconstitucionalidade, fortalece o projeto de universalização do saneamento do Executivo Estadual, atualmente sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
L
Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

A ideia é também intensificar as ações nas faculdades, público original da iniciativa.
L
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

Taiane Justino e Ryan Kainalo acompanharão delegação em Paris
L

MPRO recebe instituições para implementar ações conjuntas na Segurança Pública em Porto Velho

A proposta é que a união de todas as instituições possa estabelecer a pacificação associada à garantia de direitos e ao controle social.
L