Equipe do deputado Jair Montes faz cadastro para incentivar a doação de medula óssea

A Sala de exposições da Assembleia Legislativa foi local montado apropriadamente para a coleta.
Quarta-Feira, 30 de Junho de 2021 - 11:10

Na manhã desta terça-feira (29) a equipe do deputado Jair Montes (Avante) buscando incentivar a doação de sangue e medula óssea fez o cadastro e doação que são necessários para analises de compatibilidade. 

A Sala de exposições da Assembleia Legislativa foi local montado apropriadamente para a coleta. O que normalmente é feito através de um Hemocentro, em Rondônia o responsável é a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). 

Lucas Medeiros foi um dos primeiros a fazer a doação e lembrou a importância da iniciativa. 

"Um dos maiores símbolos de amor que a pessoa pode ter pelo próximo é a doação de medula óssea. Um gesto que pode salvar uma vida. E claro não podemos esquecer também de doar sangue ainda mais nesse momento de pandemia.

Rayane Rodrigues também foi doadora e incentivou outras pessoas a procurarem um Hemocentro para fazer o cadastro. 

De acordo com o deputado estadual Jair Montes são poucas as campanhas que lembram a importância não só da doação de medula, mas também de da discussão sobre a doação de órgãos e tecidos. "Ao estimular que a doação se torne um hábito entre a sociedade também reduzimos a sobrecarga no sistema de saúde. " 

Quem precisa? 

Pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita são os que necessitam de transplante de medula óssea. 

Quem pode doar medula óssea? 

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário: 

- Ter entre 18 e 55 anos de idade 

- Estar em bom estado de saúde 

- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite) 

– Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide). 

O Redome é o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros. Esta atividade está sob coordenação do INCA. Para maiores informações, acesse http://redome.inca.gov.br/ 

Para se cadastrar como doador basta procurar um Hemocentro da sua cidade. 

Fonte - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.