Estreia coluna vegana: pratos saborosos e fáceis de fazer

Quem disse que comida vegana é insossa, cara e difícil de fazer em casa? Vamos provar que dá sim para fazer pratos deliciosos e acessíveis na coluna vegana, que estreia hoje.
Segunda-Feira, 28 de Junho de 2021 - 08:31

Todo sábado teremos aqui receitas diversas como lasanha, feijoada, estrogonofe…banquetes que não levam carne, nem derivados de animais. Lembrando que a intenção não é forçar ninguém a ser vegano ou vegetariano – isso é uma opção de cada um. O que queremos é dar opções, ensinar a fazer pratos saudáveis gostosos e também mostrar que é possível se alimentar sem a necessidade de matar bichinhos.

A curadoria da coluna vegan do Só Notícia Boa é da Patricia Varela. Ela tem 47 anos e é professora de ioga. Patrícia e o marido, Vitor Favano, administram o Santuário Vale da Rainha, uma ONG que cuida de animais resgatados em Camanducaia, Minas Gerais, desde 2013.

“Sou vegana há 8 anos, vegetariana há 25. Fiz Processamento de Dados, mas me formei professora de ioga, profissão que exerço hoje. Sou guardiã do Santuário há 8 anos”, contou.

Patrícia lembra que “Cozinhar é um ato de amor. Amor que cuida não só de pessoas, mas também do meio ambiente e dos animais. Cozinhar é revolucionário, é consciência colocada em ação. Cozinhar pode curar e sanar, proteger e acariciar. Cozinhar é partilha e alquimia”, lembra.

Ah, você também vai poder interagir com a Patrícia, tirar dúvidas de pratos com ela e mandar sugestões de receitas veganas pelo direct do Instagram do Santuário.

A receita da estreia

E para a estreia da coluna, Patrícia mandou uma receita de Moqueca de Banana da Terra.

É um prato saboroso que leva coco, abóbora, banana da terra, tomates, grão de bico, ervilhas, água e temperos.

A receita serve quatro pessoas e o prato fica pronto em 60 minutos.

Receita Moqueca de Banana da Terra

Ingredientes

½  coco seco

½ abóbora cabotian pequena

½ pimenta dedo de moça

1 pimentão verde

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

2 cebolas grandes

2 tomates grandes

2 bananas da terra

100 gramas de ervilha fresca em grãos

100 gramas de grão de bico cozido (opcional para quem quer tornar o prato mais nutritivo)

Modo de Preparo

Refogue as cebolas e pimentões cortados em rodelas junto com as ervilhas e as bananas picadas em pedaços rústicos. Depois de refogado e com o fogo desligado, acrescente os tomates picados. Reserve.

Cozinhe a abóbora em pedaços por 20 minutos. Reserve.

Cozinhe o grão de bico por 25 minutos após pegar pressão (depois de ter deixado a leguminosa em demolho por 24 horas). Reserve.

Coloque no liquidificador o grão de bico, metade do coco seco com a água dele, meia pimenta dedo de moça (sem as sementes se você for sensível ao picante) e a abóbora cozida. Acrescente pouca água para bater preservando a consistência robusta.

Você pode bater até deixar um creme liso ou com textura arenosa, experimente as opções! Reserve.

Misture o creme do liquidificador com o conteúdo refogado. Sirva quente e com arroz.

Rende 4 porções

Tempo de preparo 60 minutos

Bom apetite!

Fonte - 025-sonoticiaboa

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.