SINE MUNICIPAL - Entenda como funciona as vagas de empregos

Empresas podem entrar em contato pelo whatsapp e divulgar as vagas.
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021 - 16:36

O Jornal Eletrônico News Rondônia entrevistou na manhã desta quinta-feira (24) o diretor do Sine Municipal de Porto Velho, Davi Castiel, onde foi abordado sobre o funcionamento do órgão, o que uma empresa precisa fazer para divulgar suas vagas, como ocorre as contratações das pessoas e quais auxílios que o Sine disponibiliza para os interessados.

Davi Castiel, diretor do Sine Municipal de Porto Velho.

A entrevista se iniciou falando como uma empresa faz para anunciar vagas no Sine Municipal, onde o diretor afirmou que a empresa deverá entrar em contato com o órgão pelo Whats App, telefone fixo ou e-mail, encaminhar o número do CNPJ e dizer quais são as vagas que pretendem que sejam preenchidas. Lembrando que a divulgação é totalmente GRATUITA.

O diretor do Sine disse que muitas pessoas que estão procurando emprego acabam se cadastrando em várias  vagas de diversos seguimentos de empresas, porém, o mesmo afirmou que aconselha as pessoas, "que se candidatem somente a vagas que você tenha experiência, qualificação, de seu seguimento, para assim a empresa ter uma facilidade na escolha do candidato".

O Sine não tem parceria com governo estadual. O órgão é gerido pela Prefeitura Municipal e  pelo Ministério da Economia.

SOBRE VAGAS


Quando se é publicado no site e nas redes sociais sobre as vagas de trabalho e elas não são preenchidas, as mesmas continuam sendo divulgadas pelo Sine Municipal até a contratação de alguém ou a própria empresa decidir retirar a vaga de emprego.

O Sine Municipal divulga também vagas para jovens que tenham a partir de 16 anos, sem qualificação e que estão querendo ingressar no mercado. Davi afirmou que algumas empresas procuram o órgão em busca de pessoas sem experiência e que buscam o primeiro emprego.

CURSOS GRATUITOS


O diretor informou que o Sine Municipal está em tratativas com o SENAC para disponibilizar cursos gratuitos, para que as pessoas possam estar se capacitando e consequentemente ingressar no mercado de trabalho com uma maior facilidade, pois o que a área de trabalho está mais pedindo hoje é qualificação.

Davi disse que atualmente as empresas estão viciadas, pois estão pedindo experiência e qualificação para as pessoas que estão iniciando na área de trabalho, porém, o Sine pensa de uma forma diferente e está querendo passar esse pensamento para as empresas.

“As empresas na maioria das vezes estão meio viciadas, na questão de pedir experiência, mas a gente tem um pensamento um pouco contrário. Estamos tentando conversar com algumas empresas para que eles expandam um pouco a cabeça, que priorizem as pessoas que não tem qualificação e que estão entrando no mercado de trabalho agora, por quê? Porque essas pessoas estão com bastante vontade de trabalhar, elas entram no mercado sem vícios de outros trabalhos, o empresário pode moldar essa pessoa para trabalhar na empresa dele e assim o funcionário pode permanecer mais tempo em sua empresa, do que contratar alguém com vícios de outras empresas”, afirmou o diretor.

Os cursos disponibilizados pelo SENAC, serão cursos onde o Sine Municipal fez um filtro e viu quais são as áreas de trabalho que mais pedem contratação na capital, ou seja, não serão todos os cursos disponíveis, somente os que o Sine achar essencial para o candidato que quer se qualificar.

Lembrando que esse projeto ainda está em tratativa, porém, o diretor do Sine disse que ainda em 2021 será lançado.

BALANÇO DE CONTRATAÇÕES


De acordo com o diretor do Sine Municipal, Davi Castiel, o órgão consegue colocar no mercado de trabalho em média, por mês, em torno de 50 a 70 pessoas com carteira assinada, no trabalho formal. O mesmo ainda afirmou que o Sine teve um crescimento neste ano de 6% a 7% em comparação de janeiro a maio de 2020.

Davi disse que no início da pandemia teve um crescimento muito grande de desemprego no município, devido, diversas empresas entrarem em crise e demitirem os funcionários para cortar gastos. Entretanto com a chegada da vacina e a abertura do comércio, as empresas estão voltando a contratar e estão mantendo os seus funcionários.

ATENDIMENTO NA PANDEMIA


Devido a pandemia do novo coronavírus que iniciou em 2019, o Sine começou a fazer o atendimento remoto, ou seja, pela internet e Whats App, porém, com a flexibilização do decreto, o atendimento presencial voltou, mas dando preferência ao atendimento remoto para evitar a proliferação da Covid-19.

Com isso, caso tenha interesse, entre em contato ou visite o Sine pelo:

Horário – 7h30 às 13h30 de Segunda a Sexta (Atendimento presencial).

Endereço – Av. Brasília Nº 2512 Bairro–São Cristóvão

Sine da Zona Leste–Praça CEU, situada na Rua Antônio Fraga Moreira, Nº 8250, bairro JK I.

Vagas publicadas em - www.portovelho.ro.gov.br/sine/vagas

Tel Fixo–(69) 3901-3213 ou 3901-3181

Whats App – (69) 9 8473-7437

E-mail - sinemunicipal@gmail.com

Fonte - Newsrondonia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.