UNIRON realizou a 10ª SEMANA DE ENFERMAGEM

Foi abordado sobre os desafios da Enfermagem em tempos de pandemia
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021 - 14:46

Nos dias 16 e 17 de junho, a UNIRON realizou a 10ª Semana de Enfermagem, com o tema “Desafios da Enfermagem em tempos de pandemia”, de forma híbrida, respeitando as regras sanitárias nos encontros presenciais. Na parte da tarde, contou com a realização de 2 minicursos, no Laboratório de Enfermagem no Campus 1, onde houveram atividades práticas inerentes aos temas abordados. Já no período noturno aconteceram mesas redondas de forma virtual com a discussão de temas relevantes à profissão e com participação de renomados profissionais e egressos do curso.

Neste ano, o evento teve como tema central a discussão sobre a atuação profissional, a saúde mental dos profissionais de Enfermagem em época de Covid-19 e o papel do órgão fiscalizador frente à pandemia.

No primeiro dia, no período noturno, foi discutido sobre “A atuação da Enfermagem no contexto da pandemia” e contou com a participação dos Enfermeiros palestrantes, Juan Irineu Silva Belline Kasprovicz, Coordenador do Departamento de Fiscalização e Exercício Profissional do COREN-RO, Silvia Carvalho, responsável pelo Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais - CRIE/RO e Edmilson Bezerra, membro do Núcleo de Educação Permanente - NEP da UPA Sul.

Na mesma data, no período da tarde, aconteceu o minicurso “Atualização da assistência enfermagem em tratamento de feridas com ênfase em Lesão Por Pressão - LPP em pacientes com Covid-19”, ministrado pela docente Mara Célia Reis.

Já na última noite a mesa redonda abordou a temática da Saúde Mental da Enfermagem em tempos de Pandemia, na qual trouxe a participação das psicólogas Francléia Nazaré, Coordenadora do Curso de Psicologia UNIRON e da Professora Carla Ito, que atua no mesmo curso. Complementando as presenças, a docente Enfermeira Mara Bastos, com larga experiência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e no Hospital João Paulo II e os egressos Aline Miola e Gabriel Bezerra, também se fizeram presentes, compartilhando suas experiências.

Ambas docentes acima possuem especialização nas temáticas abordadas e conduziram as práticas realizadas de forma a promover a capacitação dos participantes, tendo sido aclamadas ao final pela excelência dos cursos.

Para finalizar com êxito os encontros, na noite do dia 17, houve a apresentação dos 4 Projetos Aplicativos que foram destaques no Estágio Supervisionado do ano anterior, conforme citamos abaixo:

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR – PTS: realizado na Unidade Básica de Saúde - UBS Palheiral, na cidade de Candeias do Jamari, sob orientação das docentes Carina Oliveira Pego e Adriane Bonotto Salin e executado por Amanda Daiana Pontes, Iolane Pinheiro Roca, Larissa Serra Gondim, Ana Claudia Martins da S. Wytelin, Valdenira da Silva Menezes Nascimento, Ana Paula Garcia, Gabriel Bezerra do Nascimento Saraiva, Luana Rodrigues Marques, Diego Leão Araújo Moreno e Guilherme Augusto de Araújo. A apresentação coube à Amanda.

LIXO HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE CORRETO: realizado no Hospital João Paulo II, sob orientação da docente Mara Bastos e efetivado por Raquel Ferreira Chaves, Maria de Fatima Cândida da Silva, Tainara Lima Viana, Tainara Rodrigues de Araújo e Thaís Milena Cardoso de Lima. A apresentadora dessa equipe foi Raquel.

RELATÓRIO DE ANÁLISE DE DADOS DE ATENDIMENTO REALIZADO PELO CALL CENTER MUNICIPAL: Projeto realizado no Call Center do município de Porto Velho, sob orientação da docente Ivana Annelly Cortez e cumprido por Joelma Martins Sifuentes, Erika Kely Campos Pimenta, Shaianne Samay Torres, Emile Pereira Almeida. Dessa vez Joelma apresentou.

SEGURANÇA DO PACIENTE:  Um Projeto Aplicativo sobre a Importância dos 4 Tempos do Curativo em um Hospital Privado do Município de Porto Velho:  realizado no Hospital Prontocordis, sob orientação do docente Jacson Sabino Torres e executado por Gleiciane Aguiar de Jesus Fabiano, Adielly de Lima Souza, Blendo Nery Duarte, Grabriela Aparecida Paz de Castro, Cristiele Socorro de Melo. Gleiciane assumiu a tarefa de apresentar.

A acadêmica do 5º período de Enfermagem, Kalliandra Yasmim da Costa Galvão Mattos, agradece a oportunidade em participar dos cursos, pois sabe da importância do aperfeiçoamento profissional. Segundo ressalta a futura Enfermeira que enaltece a dedicação dos Professores, “espero ansiosa pelo próximo evento e por mais minicursos”.

Para a docente do curso de Enfermagem da UNIRON, Eloíde Neves, éde grande relevância a produção de eventos no contexto da saúde, pois propicia trazer temáticas atuais para discussões dentro dos vários cenários da saúde. Conforme afirma, “foi gratificante fazer parte da comissão desse evento enquanto docente, pois pensamos em tudo com muito carinho e nos colocando no lugar dos nossos acadêmicos quanto aos seus anseios e dúvidas no que tange a importância da enfermagem”.

A Coordenadora do curso de Enfermagem da UNIRON, Professora Lisséia Vale, destaca e agradece a participação dos renomados profissionais que gentilmente aceitaram o convite, e também aos docentes e egressos que abrilhantaram as discussões com suas experiências e conhecimentos. De acordo com ela, “a repercussão foi muito positiva e vários acadêmicos já solicitam novos momentos para ampliar os assuntos abordados. Foi uma grata satisfação a realização do evento por permitir a discussão dos desafios do Enfermeiro na atualidade, promovendo aos acadêmicos oportunidade de conhecer diversos segmentos de atuação profissional e refletir sobre o momento atual que vivenciamos com a pandemia Covid-19 e seus impactos na profissão”.   

Fonte - NewsRondonia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.