Lenha na fogueira: São João

Tem tanta fogueira, tem tanto balão, tem tanta brincadeira, todo mundo no terreiro, faz adivinhação.
Quarta-Feira, 23 de Junho de 2021 - 10:06

Em tempo normal, hoje seria dia de se passar fogueira, de dançar quadrilha e brincar boi bumbá pois, é véspera de São João.


Tem tanta fogueira, tem tanto balão, tem tanta brincadeira,  todo mundo no terreiro, faz adivinhação. Meu São João eu não, meu São João eu não, eu não tenho alegria, só porque não vem, só porque não vem, quem tanto eu queria.


Danei a faca no tronco da bananeira, não gostei da brincadeira, Santo Antônio me enganou. Saí correndo lá pra beira da fogueira ver meu rosto na bacia, água se derramou.


Pois é, hoje é véspera de São João, dia de se fazer fogueira (coisa rara mesmo sem pandemia), mas, as comidas típicas do tipo Mungunzá, Milho Assado, Bolo de Macaxeira, Aluá, Quentão e outras iguarias próprias das festas juninas, com certeza serão servidas na noite de hoje, nas residências.


Quantas saudades do Flor do Maracujá. Há dois anos consecutivos, não temos as festas juninas em consequência da pandemia provocada pelo Coronavírus.


"Santo Antônio disse, São Pedro confirmou, que seremos marido e mulher, porque São João mandou"


Mudando de conversa:


Já está no ar o álbum "Futuro", de A Black Z. O álbum pode ser acessado através das principais plataformas digitais. São 15 faixas com músicas que expressam todo o talento e diversidade do artista.


O objetivo do cantor é levar esperança ao coração de todo o arco-íris de pessoas que diariamente precisam enfrentar milhares de dedos apontados e olhares afiados.


As músicas são um convite para toda a sociedade dançar conosco em uma festa de reflexão crítica, onde as diferenças não afastam, mas conectam.


A música "Futuro é o principal carro-chefe desse trabalho musical. Com o clipe lançado em 01/05/21 a faixa já alcançou a marca de mais de 100k no canal oficial do cantor no YouTube.


 


Anderson Ferreira, é um homem preto gay, filho de mãe solo, que nasceu no Maranhão, mas se tornou rondoniano quando a mãe veio para procurar o pai do cantor, que anteriormente viera para Rondônia em busca de novas oportunidades. Nunca o encontraram.


A Black Z descobriu na música uma válvula de escape para toda a pressão que ser preto, pobre e gay provoca em uma pessoa. Com sua voz potente fez covers de Tim Maia, tocou em bares, casamentos e outras festas.


Pousando em outra praia:


Governo de Rondônia fez alterações no Decreto nº 26.134, publicado no Diário Oficial no último dia 17 de junho de 2021, que dispõe sobre o implemento de ações para enfrentamento da pandemia do coronavírus por parte dos municípios do Estado.


O decreto estabelece aos prefeitos o prazo de dez dias para publicar ato normativo local, disciplinando o controle das atividades econômicas por conta da pandemia. A medida tem como objetivo assegurar o equilíbrio entre os cuidados necessários para deter o avanço da covid-19 e o funcionamento de serviços em cada cidade.


As mudanças atendem as recomendações administrativas do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP) e do Ministério Público Federal (MPF).


Com a mudança, o Artigo 4º do decreto define que a realização de eventos, com distribuição de bebidas alcoólicas, como bares, boates e casa de shows, passando a ser permitida apenas com 50% da capacidade, comportando no máximo 150 pessoas.


Devem ser respeitados os critérios, como: disponibilização de todos os insumos, como álcool 70%, luvas, máscaras e demais equipamentos recomendados para a manutenção de higiene pessoal dos funcionários.


As atividades educacionais presenciais regulares na Rede Pública Estadual de Ensino ficam suspensas até 31 de julho, com a previsão de retorno definida para o dia 1º de agosto, de forma gradual, conforme Plano de retomada a cargo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Olha pro céu, meu amor/Vê como ele está lindo/Olha pra aquele balão multicor/Como no céu vai sumindo.

Fonte - NewsRondonia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.