SEXTA-FEIRA, 26/04/2024

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa

Com base em oito eixos (máscaras, ventilação, imunização, testagem, transporte, ensino remoto, distanciamento, e higiene), pesquisadores da USP criaram um índice de segurança.

Publicado em 

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa - News Rondônia

Uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento físico são medidas básicas para evitar a transmissão do coronavírus, mas somente elas não garantem a segurança na reabertura das escolas.

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa - News Rondônia

Um levantamento com dados públicos de cinco estados sobre medidas para o retorno às aulas presenciais aponta falhas nos protocolos analisados, considerando o que a ciência já apontou como seguro para impedir a transmissão de coronavírus (como o uso de máscaras e o escalonamento no transporte até a testagem).

O resultado sinaliza risco de aumento de transmissão na reabertura das escolas, caso os protocolos não sejam revistos.

Foram analisadas medidas de Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo. Estes estados foram escolhidos por serem representativos nas respostas à pandemia, segundo os pesquisadores.

A pesquisa é liderada pela professora de ciência política da USP, Lorena Barberia, que é doutora pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em administração pública e governo, além de coordenadora da Rede de Pesquisa Solidária, que analisa as políticas públicas adotadas na pandemia. Fazem parte também os alunos pesquisadores Luiz Cantarelli e Pedro Henrique De Santana Schmalz, da USP.

Com base em oito eixos (máscaras, ventilação, imunização, testagem, transporte, ensino remoto, distanciamento, e higiene), os pesquisadores criaram um índice de segurança para o retorno às aulas presenciais.

A média das pontuações coloca os estados com notas baixas, de 30 a 59, enquanto o máximo é 100.

"São protocolos com notas moderadas, outros com níveis piores. E estão discutindo reabertura em um momento de aumento de transmissão. Se você vai abrir escolas em momento de elevado risco de transmissão, seu protocolo precisa ser superseguro", afirma Barberia.

"Mesmo nas medidas mais simples, como incentivo ao uso de máscaras, nenhum estado teve nota máxima porque não especificam que tipo de qualidade será exigido", afirma Luiz Cantarelli, coautor do estudo, durante apresentação dos dados em um seminário virtual do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

A medição do nível de gás carbônico, importante para saber se há ventilação adequada em um espaço, também não está prevista em nenhum estado, destaca Cantarelli.

Só foram consideradas ações formalizadas pelos governos estaduais, sejam elas decretos, portarias, textos em sites, comunicados oficiais. Anúncios sem regularização não foram considerados.

Os critérios foram escolhidos com base em estudos do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) indicando medidas efetivas para interromper a transmissão de Covid-19, afirma Barberia.

Índice de segurança do retorno às aulas presenciais

Para criar o índice, foram considerados os oito itens abaixo. Para cada característica dentro deles, há pontuações diferentes.

Distanciamento: é considerado se as escolas estão preocupadas com o posicionamento das mesas, o tamanho das turmas e se há medidas para evitar a aglomeração e concentração de alunos no espaço.

Ensino remoto: procura-se levar em conta três diferentes aspectos. O primeiro é como está sendo feita a transmissão do ensino (se por internet, rádio, televisão). Também se há ações para distribuir chips, tablets, ou algum outro tipo de material para aumentar a inclusão. Neste item entra também se há supervisão do aluno, ou seja, se a escola interage e acompanha os alunos de perto, ou se só transmite e não se preocupa se aluno estava ou não presente, se assistiu a aula ou não assistiu, por exemplo.

Higiene: neste ponto é avaliado se há álcool em gel, se houve preocupação em aumentar a limpeza dos espaços.

Imunização: Barberia indica que neste ponto foi avaliado se os professores estão sendo priorizados na campanha de imunização do estado.

Máscaras: é avaliado se há incentivo ao uso de máscaras, não só dizendo se é obrigatória, mas também descrevendo que tipo de máscara é considerada, e se há distribuição em quantidade suficiente para o uso seguro, explica Barberia.

Testagem: os pesquisadores avaliaram os protocolos de teste quando há um caso suspeito e quais as ações recomendadas. Por exemplo, se professores são mantidos em quarentena, se há isolamento da turma toda onde há caso suspeito, ou somente do aluno; se há testes previstos para quem teve contato com casos suspeitos, e se há testes aleatórios na comunidade escolar para indicar casos assintomáticos.

Transporte: estados que planejam alterar o início e fim das aulas para evitar horários de pico pontuam mais do que outros que não adotaram ações semelhantes, afirma Lorena Barberia. Isso diminui a exposição de alunos, professores de funcionários durante o deslocamento, explica a pesquisadora.

Ventilação: neste quesito é avaliado se as salas e espaços onde estão os estudantes possuem ventilação suficiente para evitar a contaminação por Covid-19; se os protocolos priorizam uso de espaços abertos para as aulas e se indicam evitar aulas de maior risco de transmissão, como aulas de canto.

O índice foi elaborado considerando políticas claras e formalizadas em plataformas oficiais dos governos, afirma Barberia.

"Um dos problemas é que não temos protocolos uniformizados. Não há clareza sobre o que é necessário e cada estado está criando o seu. Em geral, não temos coordenação nem critérios comuns. É preocupante, porque precisamos pensar que há estados com capacidades e recurso diferenciados e podemos imaginar que o mesmo ocorre nos municípios. Isso quer dizer que as pessoas não entendem onde investir para garantir mais segurança nestas escolas", analisa Barberia.

Escolha dos estados

Segundo Barberia, foram consideradas as seguintes características para torná-los representativos na análise:

AM: teve falhas na resposta à pandemia, com picos de casos e mortes e crise de oxigênio

CE: adotou medidas mais rígidas de distanciamento social

MT: representa estados do Centro-Oeste, última região a registrar alta de casos e mortes

RS: é um dos estados com modelo mais descentralizado, dando maior autonomia para municípios decidirem as medidas de contenção à pandemia

SP: grande concentração de população, com altos índices de casos e mortes

Resposta coordenada

Em artigo publicado nesta segunda-feira (21) na revista científica "Nature", Lorena Barberia, a médica professora da USP Silvia Figueiredo Costa e a imunologista Ester Sabino afirmam que o Brasil precisa de uma abordagem coordenada e cooperativa para enfrentar a Covid-19.

Elas listam 5 pontos:

Alinhar ações com países vizinhos: o artigo cita que países deveriam liderar esforços para garantir que os custos de testes, vacinas e equipamentos médicos sejam acessíveis, em vez de debaterem o "passaporte da vacina".

Acelerar a vacinação: os pesquisadores citam o baixo índice de vacinação do país e que, com fornecimento de doses limitado, será preciso preparar a população para medidas "não farmacêuticas".

Mais testes: aumentar a capacidade de testagem para identificar e isolar transmissores é outra medida recomendada pelos pesquisadores no artigo. "A rápida expansão dos testes precisa estar alinhada com um esforço amplamente expandido para realizar o sequenciamento genético para detectar variantes existentes e novas de interesse", afirmam.

Intervenções rígidas: medidas mais restritivas, como lockdown, deveriam ser adotadas no Brasil para frear a transmissão, combinadas com programas de assistência social para atender as populações mais carentes.

Comunicação clara e concisa: os pesquisadores afirmam que os líderes precisam construir confiança e cooperação. "É hora de os líderes da nação mostrarem que estão prontos para usar a ciência como a arma mais importante no combate ao COVID-19. Não há mais espaço para os governantes priorizarem o oportunismo político e a divulgação de notícias falsas", afirmam.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura divulga lista com convocados para o cadastro reserva na prestação de serviço voluntário

Prefeitura divulga lista com convocados para o cadastro reserva na prestação de serviço voluntário

Os candidatos selecionados devem comparecer à Semad na próxima segunda-feira (29).
L

Inovação e Empreendedorismo na Amazônia: O Impacto da Diversidade no Negócio

No PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos, Aldo Melo explora a trajetória e as visões de Mori Alexandre e Victor Hugo da MVPlay
L
Espetáculo “Bizarrus” reestreia após 7 anos e evidencia o trabalho de ressocialização através da arte

Espetáculo “Bizarrus” reestreia após 7 anos e evidencia o trabalho de ressocialização através da arte

Governo de Rondônia tem realizado ações destinadas ao processo da ressocialização.
L
Para fortalecer combate ao crime e ressocialização, Rondônia inaugura primeira Central Integrada de Alternativas Penais

Para fortalecer combate ao crime e ressocialização, Rondônia inaugura primeira Central Integrada de Alternativas Penais

A Central Integrada de Alternativas Penais de Rondônia está localizada na Rua Paulo Leal, n° 332 – Centro, antigo prédio do Sine.
L
Programa fomenta realização de curso para formação e qualificação de recursos humanos em saúde

Programa fomenta realização de curso para formação e qualificação de recursos humanos em saúde

O encontro tem por finalidade agregar as diferentes áreas multidisciplinares e transversais de atuação no campo científico.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país

Mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país

Insegurança alimentar ainda afeta 4,1% da população
L

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado. São as facções que decidem quem vive e quem morre!

Num mundo onde as facções dominam os presídios e de dentro deles comandam o crime aqui fora, a situação piora cada vez mais, principalmente agora, quando leis que protegem bandidos dão a elas a certeza de que não serão combatidas até serem extintos e que muitas das suas ações jamais receberão a punição que mereceriam.
L
Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

Cashback beneficiará famílias de baixa renda ou de programas sociais
L
Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Vagas de Emprego

Atração de Talentos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho

Desta vez, a vaga é para Motorista Entregador em tempo integral, com um salário de R$ 2.000,00 a cada quinze dias.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Federal Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Avanços na viabilidade técnica fortalecem esforços pela revitalização dessa estrada vital para a região norte do Brasil
L
TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

O valor de R$ 50 mil será usado para comprar cadeiras para auditório de uma escola.
L

Deputado Ribeiro do Sinpol homenageia profissionais da Contabilidade em sessão solene

Formado em administração, o parlamentar enalteceu os profissionais que se dedicam na esfera privada ou pública.
L
Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Reconhecimento pelos esforços na Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos.
L

Renata Camurça Anuncia Pré-Candidatura a Vereadora em Porto Velho

Renata Camurça reúne-se com familiares para oficializar pré-candidatura à vereança
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Os objetos apreendidos incluíam uma balança de precisão, comumente utilizada para pesar drogas e facilitar sua comercialização.
12
Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Segundo a Polícia Militar, o crime foi planejado porque a vítima cobrou uma dívida de R$ 100 de um dos réus.
10
Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

A carga estava sendo transportada de modo contrário à legislação vigente
10
Grave acidente deixa uma vitima fatal e outras duas feridas em Theobroma

Grave acidente deixa uma vítima fatal e outras duas feridas em Theobroma

Um dos motociclistas, ainda não identificado, estaria em alta velocidade e perdeu o controle de sua moto, invadindo a pista contrária e resultando em um impacto violento.
18
Piloto que fez pouso forçado em RO não tem permissão para conduzir aeronave, diz polícia

Piloto que fez pouso forçado em RO não tem permissão para conduzir aeronave, diz polícia

O pouso aconteceu na tarde da quarta-feira (24), entre Ouro Preto do Oeste (RO) e Vale do Paraíso (RO). O avião foi encontrado pelos bombeiros em meio a uma linha rural.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Revelações na Família É Tudo

Conflitos, Conspirações e Momentos de Decisão
L
É NESTE DOMINGO! Quase tudo pronto para o torneio do trabalhador em Jaru

É NESTE DOMINGO! Quase tudo pronto para o torneio do trabalhador em Jaru

Já está quase tudo pronto para a 33ª edição do tradicional torneio do trabalhador de Jaru.
L
Vagas de Emprego

PB Serviços busca Mecânico de Automóveis para integrar equipe em Porto Velho

A oportunidade oferece um ambiente dinâmico e desafiador para profissionais apaixonados por veículos que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida com a qualidade do serviço.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vagas para Polidor de Veículos em Porto Velho

Com o objetivo de expandir sua equipe e atender à crescente demanda, a empresa busca profissionais qualificados e dedicados para integrarem seu time em Porto Velho.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Rhesultados Consultoria oferece vaga para Empregada Doméstica em Porto Velho

Esta é uma chance única para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho na cidade de Porto Velho.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Mistérios e Reviravoltas em No Rancho Fundo

Amores, Ameaças e Conflitos na Pequena Cidade
L
Vagas de Emprego

Vivenda do Camarão abre vaga para Auxiliar de Cozinha em Porto Velho

Esta é uma chance única para aqueles que desejam integrar uma equipe dinâmica e contribuir para a qualidade dos serviços prestados pela empresa.
L
Vagas de Emprego

SEPCO1 Construções do Brasil LTDA busca Médico do Trabalho em Porto Velho

A vaga oferece meio período de trabalho e uma série de benefícios, representando uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte de uma equipe dedicada.
L
Da terra à Mesa: caminhos para uma agricultura familiar sustentável na Amazônia

Da terra à Mesa: caminhos para uma agricultura familiar sustentável na Amazônia

Para a beneficiária Leni Batista, a implantação do sistema na propriedade de Erika abriu novos horizontes sobre quais culturas podem ser plantadas na área.
L
Vaga de Empregos

Fortal Supermercado anuncia vaga para Fiscal de Caixa em Porto Velho

A vaga oferece a oportunidade de fazer parte de uma empresa sólida e comprometida com a excelência no atendimento ao cliente.
L