'Autismo não é doença, é apenas uma diferença' foi tema da live promovida pela Seduc com mais de mil visualizações

A convidada para palestrar, a pedagoga Ana Paula Patente, especialista em Educação Especial e Inclusiva.
Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 - 08:17

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta quinta-feira (17) uma live em alusão ao Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, com o tema “Autismo não é doença, é apenas uma diferença”, para professores, pais e a comunidade escolar.

O evento on-line tem o objetivo de fomentar junto à sociedade a conscientização de que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma doença e sim uma neurodiversidade, visando o fortalecimento do processo de inclusão escolar e trabalhando na construção de uma política pública inclusiva, que elimina a discriminação e a segregação.

A convidada para palestrar, a pedagoga Ana Paula Patente, especialista em Educação Especial e Inclusiva, de Minas Gerais, falou sobre estigmas que devem ser quebrados a fim de assegurar os direitos dos autistas. A pedagoga destacou argumentos importantes como: as “deficiências”, “transtorno global do desenvolvimento”, e “altas habilidades e superdotados”, evidenciando assim a garantia na educação para os “especiais”.

O Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências, tem o papel relevante afim de proporcionar a “Política Pública Inclusiva”, para autistas. Baseado nesse ato normativo, a chefe do núcleo de Educação Especial, Heloísa Patricia Lara, evidenciou como o Estado está se preparando para aderir e assegurar o direito de cerca de 700 alunos da Rede Pública de Ensino do Estado. “Nós do Núcleo de Educação Especial estamos trabalhando para que a inclusão escolar aconteça da melhor forma, em Rondônia, e assim possamos então atender, a contento, esses alunos com transtorno de espectro autista”.

O vídeo foi visualizado por mais de mil vezes. Está disponível no Canal da Mediação Tecnológica.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.