Farmácia e Enfermagem do UNIFACIMED se unem em coleta de medicamentos

O descarte correto de remédios pode salvar vidas .
Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021 - 14:54

Sabe aquele medicamento que você utiliza para melhorar um desconforto ou tratar uma doença crônica? Se descartado de forma incorreta, ele pode trazer grandes malefícios para a população e meio ambiente. Promover o descarte consciente de medicamentos é uma medida essencial para o bem-estar das pessoas. Por conta disso, acadêmicos do curso de Farmácia e Enfermagem do UNIFACIMED, estão realizando uma ação de descarte consciente de medicamentos. Os estudantes estão em frente a farmácia municipal de Cacoal, localizada na Avenida Cuiabá, para receber da população medicamentos vencidos ou em desuso. 

No local eles também fazem a orientação sobre o descarte correto, tiram dúvidas e orientam as pessoas sobre saúde e a ingestão correta de medicamentos.  

"Medicamento não é lixo, não podemos descarta lós em pias, lixo comum, vasos sanitários, porque eles contêm ativos, e estes ativos podem ser bioacumulativos na natureza, podendo se acumular nos solos, águas, principalmente rios, oceanos e lençóis freáticos, além disso podem contaminar as pessoas mais vulneráveis", explicou a professora de Farmácia do UNIFACIMED Josiane Lampire.  

De acordo com dados do Conselho Federal de Farmácia, o Brasil está entre os dez países que mais consomem medicamentos no mundo, e grande parte da população ainda faz o descarte incorreto dos remédios. "Essa ação traz a população a conscientização de descarte correto de medicamentos, fazendo com que os mesmos entendam a agressão que o descarte incorreto, causa ao meio ambiente, às pessoas e animais", apontou a acadêmica de Farmácia Jeane Rosa dos Reis. 

As pessoas que queiram levar seus medicamentos vencidos ou inutilizados, podem realizar o descarte também na Sede do UNIFACIMED, que fica na Avenida Cuiabá. 

A ação é uma parceria entre o UNIFACIMED e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde de Cacoal. 

Fonte - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.