FISCALIZAÇÃO Ipem identifica irregularidade em marcas de álcool em gel na região Madeira Mamoré

Os produtos se apresentam ao consumidor na forma líquida quando na verdade deveriam estar na forma sólida.
Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021 - 10:53

Com o objetivo de evitar que o consumidor seja lesado no ato de compra de mercadoria, o Governo de Rondônia, por meio da equipe de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) reprovou duas marcas de álcool em gel encontradas em estabelecimentos comerciais nas cidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Os produtos se apresentam ao consumidor na forma líquida quando na verdade deveriam estar na forma sólida.

A irregularidade encontrada ocorreu na embalagem dos produtos que estão em desacordo com o que diz a Portaria 157/2002 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a qual estabelece que as mercadorias que se apresentam na forma sólida ou granulada ou em gel devem ser comercializadas em unidades de massa.

Os produtos também estavam em desacordo com a Portaria 69/2001, que caracterizam os produtos por ausência de fluidez e devem ter sua indicação quantitativa expressa em unidades legais de massa.

“Os mesmos devem ser corrigidos para que possam seguir as normas do que diz a legislação do Inmetro e facilitar o acesso à informação ao consumidor”, pontuou o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto.

As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool em gel.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277 de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.