Alto Alegre dos Parecis formaliza parceria com Sebrae para melhoramento genético de rebanho leiteiro

Parceria vai beneficiar centenas de pequenos produtores rurais em quatro anos de atuação
Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021 - 16:06

O prefeito de Alto Alegre dos Parecis, Denair Pedro da Silva, o Dena, esteve esta semana (14), na sede do Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em Porto Velho, para formalizar uma parceria com objetivo de melhoramento genético do rebanho leiteiro do município. A iniciativa faz parte da atuação do programa Cidade Empreendedora e Inovadora, que possui dez eixos que trabalham para que sejam criadas condições mais favoráveis para a geração de negócios. Desenvolvimento setorial e Inovação são pilares que o programa prevê e esta parceria vai de encontro a elas.

O prefeito e seus assessores foram recepcionados pelo diretor superintendente do Sebrae em Rondônia Daniel Pereira que elogiou a atitude do gestor: “O prefeito está de parabéns pois vislumbrou algo que em breve trará grandes resultados para o setor produtivo no município de Alto Alegre dos Parecis. Com uma genética melhorada, será possível aumentar a produtividade e a competitividade da produção de leite, podendo gerar um círculo virtuoso de oportunidades, aumento de dividas, emprego e renda”, disse ele.

A intervenção no rebanho será por meio de Inseminação Artificial em tempo fixo (IATF), uma biotecnologia reprodutiva que visa elevar a eficiência reprodutiva dos rebanhos por meio da indução e sincronização da ovulação das fêmeas através de protocolos hormonais. O procedimento permite suprir as deficiências da inseminação tradicional, evitando falhas reprodutivas, sendo uma importante ferramenta que auxilia na melhora dos índices reprodutivos dos rebanhos leiteiros.

No acordo firmado, serão investidos cerca de R$ 340 mil em quatro anos, sendo a metade dos recursos do município, via consultoria de Sebraetetc, visando a introdução de inovação e tecnologia nas pequenas propriedades rurais. Serão beneficiados ao final da atuação, cerca de 160 produtores rurais mas, num horizonte de longo prazo, o rebanho do município terá uma significativa melhora na genética dos plantéis, melhorando, seguramente, os índices oficiais de produção de leite em Alto Alegre dos Parecis.

Consultorias Sebraetec

O Sebraetec é um produto do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para sua empresa e conecta os pequenos negócios a uma ampla rede de prestadores de serviços tecnológicos que atendem em todo território brasileiro. Os serviços oferecidos no Sebraetec promovem a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados. Os preços dos serviços contam com subsídio de até 70% pagos pelo Sebrae.

Fonte - Imprensa-RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.