Prefeitura e Governo do Estado fazem testagem em massa para covid-19 hoje, veja local e horário

Resultado é entregue dentro de 15 a 20 minutos no próprio local do exame, fila imensa de interessados mostra adesão popular à iniciativa
Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021 - 14:41

O secretário de Estado de Saúde, Fernando Máximo, fez a abertura do drive-thru de testagem em massa para covid-19 em Vilhena junto do prefeito Eduardo Japonês na manhã desta quarta-feira,16, acompanhado pelo deputado estadual Luizinho Goebel e vereadores do município. Serão feitos mil testes de antígeno com resultado rápido feitos por cotonete estéril (swab) em frente à Câmara Municipal de Vereadores. A ação começou às 9h e tem previsão de encerrar às 13h, mas pode ser estendida caso haja pacientes e exames por fazer. Pedestres e ciclistas são atendidos na avenida Rony de Castro Pereira, aos fundos da Câmara.

Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, agradeceu ao governador Marcos Rocha e ao secretário de Estado de Saúde Fernando Máximo pela parceria com o município. "Essa ação é muito importante neste momento da pandemia, pois poderemos mensurar que medidas devemos adotar. A possibilidade de enfrentarmos uma piora no número de casos nas próximas semanas exige que nos preparemos para esse cenário. A testagem é uma iniciativa visando isso. Agradeço ao governador e ao secretário por olharem para Vilhena com carinho, sempre", completou o prefeito.

O Governo do Estado apoia na realização com tendas, servidores, testes e divulgação, além de oferecer apoio através dos policiais e bombeiros militares. Ajudam também na testagem as secretarias municipais de Saúde, Trânsito, Comunicação, bem como a Fundação Cultural de Vilhena, a Câmara Municipal de Vereadores e a Defesa Civil.

Fernando Máximo destacou o sucesso da parceria do Governo do Estado com Vilhena. "É um exame completamente gratuito, não tem nenhum pré-requisito. É a busca ativa por meio de uma testagem em massa que a Organização Mundial da Saúde recomenda como uma das principais ações pra se quebrar a cadeia de transmissão do vírus. A principal ação de hoje é essa, mas temos outras tratativas também com o deputado Luizinho Goebel e com o prefeito Eduardo Japonês sobre melhorias para a Saúde de Vilhena. Essa tem sido uma parceria muito boa, tem dado certo e a gente vai estreitar outras ações também", garantiu.

Luizinho Goebel destacou o fluxo de atendimento da Saúde municipal de Vilhena. "Aquele que estiver positivado automaticamente já estará indo para uma equipe médica, será medicado e será acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, nós vamos dar a oportunidade de tirar os contaminados da rua para que essa contaminação não aumente e a gente possa dar um basta nesta proliferação do covid-19 na cidade de Vilhena", contou.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a iniciativa deve ajudar a Prefeitura a encontrar casos assintomáticos da covid-19. "Temos o objetivo de encontrar principalmente os assintomáticos, que estão transmitindo a doença sem saber. Com o teste já é possível isolar esse paciente e evitar a proliferação do vírus. Sabemos também com esses testes como está a situação epidemiológica do município", assegura o coordenador da Atenção Básica, José Aparecido.

Fonte - Prefeitura de Vilhena

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.