Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré Distrito 4720, Interact e Rotaract do Clube, foram a FHEMERON para doar Sangue no Dia do Doador e Junho Vermelho!

Pode ser agendado pelo aplicativo SANGUE AMIGO. O Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré apóia essa ação!
Terça-Feira, 15 de Junho de 2021 - 15:51

Como Parte das atividades de Comemoração de 01 ano de Fundação do Clube na Capital, os Rotarianos fizeram uma linda Ação de doação de sangue e doação de mudas de plantas medicinais na FHEMERON da Capital.

Com os estoque de sangue baixo, a FHEMERON, tem contado sempre com a ajuda do Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré-Distrito 4720, essa não foi a primeira vez que o Clube se mobilizou para socorrer o Banco de Sangue, em 1 ano de fundação o Clube já foi diversas vezes a Instituição fazer o bem, não só os Rotarianos doam, levam junto parceiros, como empresas, Exército Brasileiro, e amigos.

Ontem no dia do doador (14), a festa foi linda, os Rotarianos, Interactianos e Rotaractianos encheram o Local de alegria, além da Doação de Sangue, levaram os violinistas do Interact Jefther & Matheus que abrilhantaram o dia do Doador, tocando música de qualidade, no local também os Rotarianos distribuíram mudas de erva Medicinal, como parte do Projeto do Clube denominado "Farmácia Viva", cada doador que compareceu nesse dia Especial levou para casa uma muda de erva medicinal.

A Campanha “Junho Vermelho” reforça a conscientização da população em doar sangue e poder salvar vidas. A parceria Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré e a FHEMERON, visa minimizar a situação dos bancos de sangue, que vem enfrentando queda nos estoques durante a pandemia da Covid-19.

A frase da gerente de captação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Maria Luíza, traz a reflexão da importância da doação voluntária de sangue, considerada um ato de amor ao próximo. É com esse sentido que o a FHEMERON conscientiza a população para as atividades desenvolvidas neste mês e que serão reforçadas pela campanha nacional denominada “Junho Vermelho”, estamos felizes por mais uma vez contar com essa parceria com o Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré, que sempre esteve a disposição de nossa Instituição, o Rotary tem sido um parceiro de peso em nossas ações".

A campanha tem como foco o incentivo para que a população possa se engajar neste ato, onde uma única bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes. Maria Luíza reforça a importância da campanha, para que possa aumentar a conscientização sobre a necessidade de doar e, conseqüentemente, garantir o estoque de sangue na unidade e poder atender às crescentes demandas.

Maria Regina Azevedo, Vice Presidente do Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré ressalta: “Nossa intenção é ajudar para que, de um lado, as pessoas sintam-se seguras para doar sangue, e, de outro, os bancos consigam se conectar a doadores próximos e manter seus estoques estáveis. Mais do que apenas lembrar da importância da doação neste mês dedicado à causa, a campanha trabalha para mostrar que essa corrente de solidariedade deve ser mantida em qualquer época do ano, mesmo com todas as dificuldades que vivemos no período de isolamento social”, explica a Vice Presidente do Clube.

A gerente de captação da Fhemeron lembra, que a Campanha “Junho Vermelho” acontece exatamente no mês em que também se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado todo dia 14 de junho de cada ano. A data, segundo enfatiza Maria Luíza, tem como finalidade homenagear a todos os doadores, bem como conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato.

O Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré é parceiro na Campanha de doação de Sangue da FHEMERON e tem estimulado pessoas a doarem sangue, além de realizar eventos na Sede da Instituição e também intermediar junto a empresas para que seus funcionários façam a Doação.

Margarida Vilaça, Presidente do Rotaract enfatiza que “a campanha, nesse ano de 2021, se faz ainda mais necessária, uma vez que o mundo, inclusive Rondônia, se vê acometido pela pandemia da COVID-19, que preconiza o isolamento social, dificultando ainda mais a doação de sangue espontânea".

Izabel Cristina Presidente da Comissão de Fundação Rotária, lembra que “... A conseqüência são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país e do estado, por isso estamos em peso aqui, para esse momento de doar vida..."

A Coordenadora do Interact e Rotaract Jocélia Vilaça lembra que:  "Mais do que nunca, esse é o momento de unirmos forças em prol da doação de sangue, para que tenhamos estoques em níveis adequados para atender às demandas da população”, completou.

Por esse motivo, o Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré em parceria com a FHEMERON, busca o envolvimento de todos, visando não só a aumentar o número de doações em junho, como intensificar a cultura da doação de sangue em toda Rondônia, para que o ato aconteça durante todo o ano.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Divulgue, compartilhe no seu grupo de WhatsApp, convide um familiar, um amigo, um colega de trabalho a comparecer a uma unidade da FHEMERON a fazer uma doação.

Pode ser agendado pelo aplicativo SANGUE AMIGO. O Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré apóia essa ação!

Porto Velho - Hemocentro Coordenador

Rua: Benedito de Souza com Jorge Teixeira.

Telefone: (69) 3216-2234 e (69) 9 8464-0125 (WhatsApp).

Ariquemes

Rua: Cassiterita, nº 3613 – Centro

Telefone: (69) 3535-2659

Segunda a Sexta das 07h15 as 12h00

Cacoal

Av. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito.

Ao lado do Hospital Regional.

Telefone: (69) 3441-0823

Segunda a Sexta das 07h15 as 12h00

Ji-Paraná

Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro

Telefone: (69) 3421-1615

Segunda a Sexta das 07h15 as 12h00

Rolim de Moura

Av. Cuiabá Nº 5424, Bairro Planalto

ao lado do Hospital Municipal

Telefone: (69) 3442-1328

Segunda a Sexta das 07h15 as 12h00

Vilhena

Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena.

Telefone 3321-5147/ 3321-1291 ou 99240-6211

Segundas e sexta-feiras das 07h as 12h15min

Terças/quartas e quintas das 07h00 às 18h15min

Por:  Zecca Paim - DRT 1453-RO

Presidente da Comissão de Imagem Pública 2018-22
Membro da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4720, 2020-21
Coordenador Distrital Assistente da Comissão de Imagem Pública Distrito 4720, 2021-22

Fonte - Zecca Paim

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.