QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

UNIRON apoia a vacinação contra o Covid-19

Além das instalações e apoio tecnológico, disponibiliza acadêmicos para auxiliar na vacinação

Publicado em 

UNIRON apoia a vacinação contra o Covid-19 - News Rondônia

Desde o seu surgimento, a UNIRON tem forte atuação no campo da responsabilidade social. E nesse momento em que passamos por uma pandemia inédita e devastadora, mais uma vez a Instituição, vem contribuindo com a sociedade.

UNIRON apoia a vacinação contra o Covid-19 - News Rondônia

Além de oferecer suas instalações no Campus I desde o mês de abril do corrente ano, está disponibilizando também a estrutura tecnológica e acadêmicos para auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, inserindo os discentes a fim de agregar experiência prática, tão importante e necessária para a formação de profissionais para que possam exercer suas profissões com qualidade.

A acadêmica do 10º período do curso de Enfermagem, Ruth Luiza Uchoa de Souza Ferreira, vê essa oportunidade como uma experiência diferente, que jamais previu passar. A esposa do militar Daniel Ferreira, já atuou em todas as etapas da vacinação, desde a rede de armazenagem até a aplicação da vacina. Segundo a filha da dona Jussara Uchoa, essa vivência é incomparável e ajudará muito na sua carreira profissional.

De acordo com a jovem, “Esse momento faz parte da minha história e é muito prazeroso aplicar a vacina na Instituição que estou me formando, pois me deixa mais à vontade e me sinto em casa. Muitas vezes, olhamos para os idosos e percebemos a ansiedade de alguns deles, e quando saem da sala de vacinação, ficam sorridentes, emocionados e nos agradecem. É como se estivéssemos aplicando uma dose de esperança para um recomeço de vida. Sinto-me gratificada em estar contribuindo para levar saúde às pessoas. Foi ótimo ter vacinado a minha avó Ruth, e isso só foi possível graças a minha participação na vacinação. Se por um lado é cansativo, por outro, é agradável sentir a sensação do dever sendo cumprido. É um trabalho que faço por amor, por doação ao próximo e que tem a ver com o propósito da enfermagem”.

O paranaense Osvaldo Francisco, de 46 anos, que é filho da dona Aurora Francisca, e que está no 4º período do curso de Odontologia da UNIRON, enfatiza a necessidade de colaborar num momento de pandemia que impacta na sociedade. Conforme menciona o discente, “É uma ação que serve para combater uma pandemia mundial, e este aprendizado dificilmente seria obtido estando numa sala de aula. Ao participar deste momento, podemos perceber vários sentimentos nas pessoas que vêm para serem vacinadas e me gratifica muito em poder contribuir de forma ativa”.

O futuro Odontólogo ressalta o trabalho que a UNIRON vem fazendo nesse sentido, incentivando a formação humana e cidadã dos seus acadêmicos e fortalecendo o desenvolvimento de valores éticos e sociais. Ele agradece a coordenação do curso, aos professores e a Instituição pelo chamamento quefizeram para participar dessa missão.

A esposa do Engenheiro Eletricista Mário, se sente realizada em poder ajudar a sociedade neste momento tão delicado. Conforme Lunaíne Messias, que cursa o 5º período do curso de Odontologia da UNIRON e é mãe dos meninos Mário Filho e Luan, relata, “Fico muito emocionada em ver a reação das pessoas ao receber a vacina e saber que estou fazendo parte dessa história mundial. Sei que esse trabalho voluntário vai ficar marcado na minha vida pessoal e com certeza vai contribuir muito na minha carreira profissional”.

Messias agradece imensamente a Coordenadora Fernanda, a Professora Daniele e a UNIRON pela oportunidade de estar participando da campanha de prevenção e combate a Covid-19.

Para o Presidente da ONG Instituto Kaleo, que cursa o 10º período de Fisioterapia da UNIRON, contribuir com as pessoas nesse contexto que estamos vivendo, traz alegria. Conforme Gustavo Rodrigo Nemed, que é casado com a acadêmica Karine, menciona, “Estou muito feliz em colaborar para ajudar a sociedade, pois ver as pessoas felizes após receber a vacina, é um sentimento indescritível. Já recebi mimos das pessoas, como chocolates, origamis, cartas e até pedidos para tirar fotos”.

O futuro Fisioterapeuta faz questão de mencionar que sua maior realização é saber que está ajudando a levar proteção às pessoas. Mesmo quando não está nos horários de aula, e o tempo permite, procura auxiliar, pois sabe que a demanda e as necessidades são enormes”.

A Professora Lisséia do Vale, que coordena o curso de Enfermagem da UNIRON, avalia que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, está propiciando aos acadêmicos, experiências exitosas e gratificantes e contribuindo para a formação profissional, além de ampliar a percepção do papel do enfermeiro na Promoção e Prevenção a Saúde que são os pilares do SUS. 

UNIRON apoia a vacinação contra o Covid-19 - News Rondônia

Segundo ela, “Muitos são os relatos de satisfação com a participação nesta ação e hoje temos inclusive diversos discentes que estão ampliando sua presença atuando como voluntários em outros dias/horários além dos designados na parceria UNIRON/SEMUSA”.

Para o Coordenador do curso de Fisioterapia, Professor Rodrigo Campos, exercer a atividade como profissional da saúde no momento da vacinação da população, permite que participem ativamente no processo de prevenção, na cura e reabilitação habitualmente praticado nos campos de estágio.  

Conforme declara o pai dos meninos Fernando e Emmanuel, “Os acadêmicos de fisioterapia observaram o serviço desenvolvido pela profissão no momento da Pandemia e entenderam a importância e magnitude da profissão. Os futuros fisioterapeutas estão encerrando seu ciclo de aprendizado tendo oportunidade de vencer as barreiras da pandemia, com uma formação humanizada e completa em todos os níveis de atenção à saúde”.

Para a filha da dona Maria Francisca, Fernanda Bijella, que coordena o curso de Odontologia da UNIRON, é importante oportunizar aos acadêmicos a experiência de trabalhar nessa campanha, uma vez que contribui para o crescimento profissional e intelectual e proporciona aos mesmos a valorização da humanidade, da cidadania e do senso coletivo, que muitas vezes estando só na academia não é acrescido em seu rol de crescimento.

De acordo com Fernanda, “Valorizamos o SER HUMANO, e procuramos incutir novos valores aos nossos discentes, que os façam ir além do que normalmente se espera de um curso de nível superior. Tenho recebido agradecimentos e declarações emocionadas dos nossos acadêmicos relatando seu aprendizado. Um deles mencionou o quanto as coisas mais simples, como dar bom dia sorrindo para as pessoas que estão na fila, muitas vezes nervosas, seja pela espera ou pelo medo da injeção, muda a reação das mesmas ao entrarem na sala para receber a vacina, e isso comprova o quanto eles têm aprendido com esta experiência”.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Depósito de R$200 será para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro
L
Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos

Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos

Estudo inédito mostra que contratos temporários aumentam
L

Em agenda conjunta, Adunir, Sintunir e DCE debatem a evasão na universidade pública

Mas quais outros fatores aumentam a evasão na UNIR?
L

IX reunião do Comitê Gestor atesta mais avanços na composição da aprendizagem em Porto Velho

Comitê gere o Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa
L
Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Candidatos não poderão sair com caderno de questões
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África
L

Escuridão Urbana: O Impacto dos furtos de fiação em Porto Velho

De parques revitalizados a praças públicas, a capital rondoniense enfrenta uma onda de criminalidade que compromete sua infraestrutura e segurança, gerando prejuízos significativos aos cofres públicos.
L
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Emenda parlamentar foi uma solicitação de vários vereadores e lideranças regionais importantes.
L
Deputado Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no Distrito de São Carlos

Deputado Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no Distrito de São Carlos

Comunidade manifesta preocupação diante de possíveis planos de desativação de posto policial na região
L
Castra Móvel atenderá em abrigos para atender animais após solicitação de vereadora Márcia Socorrista

Castra Móvel atenderá em abrigos para atender animais após solicitação de vereadora Márcia Socorrista

Diante desta demanda, a vereadora Márcia Socorristas buscou a Sema para interceder pelos protetores voluntários e garantir que os animais que estão sob suas guardas possam receber o atendimento público.
L
Fernando Máximo posiciona-se contra a utilização da injeção letal para casos de aborto

Fernando Máximo posiciona-se contra a utilização da injeção letal para casos de aborto

O parlamentar rondoniense, que também é médico, realizou uma série de mobilizações no Congresso Nacional, incluindo apresentação de dados científicos que embasam o posicionamento contrário à legalização do aborto.
L
Compromisso Contínuo com as Apaes: Deputada Sílvia Cristina participa de reunião da Federação Nacional das Apaes

Compromisso Contínuo com as Apaes: Deputada Sílvia Cristina participa de reunião da Federação Nacional das Apaes

Em reunião com a Fenapaes, a parlamentar reafirma seu apoio e anuncia significativos recursos para as Apaes de Rondônia, destacando a importância do trabalho social das entidades.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Solicitação do Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, é atendida e bueiro é tampado no bairro Santa Barbara

Solicitação do Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, é atendida e bueiro é tampado no bairro Santa Barbara

Ação da Secretaria Municipal de Obras garante segurança e evita acidentes na rua Marechal Deodoro.
L
Jaime Bagattoli destaca projeto de incentivo à indústria que relatou na CAE

Jaime Bagattoli destaca projeto de incentivo à indústria que relatou na CAE

O parlamentar relatou o PL 2/2024 no colegiado.
L
Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Mais de 20 milhões de pessoas convivem com o problema, diz IBGE
L
Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Números foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE
L
Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Amistosos serão contra Eslovênia de Luka Doncic, Croácia e Polônia
L
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
L
Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
L
Zanin será relator de ação do governo contra desoneração

Zanin será relator de ação do governo contra desoneração

Ação também contesta decisão que invalidou trecho de MP sobre o tema
L
Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Expectativa é que até o fim do ano os testes sejam submetidos à Anvisa
L