TERÇA-FEIRA, 23/04/2024

L

Saúde

Fiocruz: produção e controle de qualidade do IFA levam 90 dias

Representante da instituição explica cada passo dessa jornada

Publicado em 

Fiocruz: produção e controle de qualidade do IFA levam 90 dias - News Rondônia

Desde a chegada dos bancos de células e vírus na semana passada, cientistas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) deram início a uma maratona de cerca de três meses para produzir o primeiro lote nacional do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. Em ritmo de urgência, o trabalho requer alta precisão para evitar desperdício da matéria-prima, já que apenas 1 mililitro (ml) das células recebidas é o ponto de partida para a produção de 7 milhões de doses de vacinas.

Fiocruz: produção e controle de qualidade do IFA levam 90 dias - News Rondônia

Em entrevista à Agência Brasil, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, explicou cada passo dessa jornada, que considera revolucionária para enfrentar novos e antigos desafios da saúde pública. O "coração" do processo produtivo, explica Krieger, é a utilização do mesmo banco de células e da mesma semente de vírus que os desenvolvedores da vacina usaram, para garantir que se chegue aos mesmos resultados dos testes clínicos que confirmaram a eficácia e a segurança do imunizante.

"Em todo o processo de transferência de tecnologia, a parte mais importante, e que normalmente fica até para o final do processo, é o recebimento desse banco de células e banco de vírus, porque agora a gente tem as condições de iniciar todo o processo de produção a partir de células que já foram analisadas, classificadas, e com que a gente já tem garantias de que terá o produto esperado", diz Krieger. “Já temos aqui todo o coração da tecnologia, o que normalmente aconteceria em 10 anos”.

Os bancos de células e vírus que chegaram à Fiocruz na semana passada garantem a produção de IFA por mais de um ano, segundo o vice-presidente da fundação. O contrato de transferência de tecnologia com a AstraZeneca prevê que outros carregamentos vão chegar para alimentar a produção por quatro anos. Essas novas remessas poderão trazer aprimoramentos da vacina que, futuramente, deverão surgir a partir de novos estudos ou mutações do vírus. Bio-Manguinhos também se tornará autossuficiente na produção desses bancos de células ao final desse período, o que vai permitir a produção da vacina contra covid-19 por cerca de 30 anos.

De 1 ml a mil litros

Antes de trabalhar com as células recebidas, os técnicos de Bio-Manguinhos passaram por um treinamento com células semelhantes para ganhar experiência no descongelamento do banco de células, que chegou dos Estados Unidos a uma temperatura de -150 graus Celsius. "Esse material é tão precioso que não podemos correr o risco de ser desperdiçado", explica Krieger, acrescentando que neste momento a fábrica de vacinas da Fiocruz já iniciou o trabalho com as células que produzirão o IFA.

Apesar de essas células poderem ser multiplicadas em laboratório, Krieger explica que elas são preciosas porque a produção de um lote de IFA deve sempre partir de 1 ml de células que sejam geneticamente próximas do banco inicial. Como as células acumulam modificações de geração em geração ao serem replicadas, esse controle garante que o resultado final se mantenha dentro do esperado.

Esse 1 ml inicial começa a ser cultivado em pequenos frascos, que são trocados por outros de maior capacidade conforme seu volume aumenta, até que chegue a um biorreator de mil litros. Nesse biorreator, também chamado de fermentador, as células são alimentadas com nutrientes e oxigênio para que se multipliquem ainda mais e aumentem a densidade desses mil litros. Esse processo do 1 ml aos mil litros é chamado de expansão celular e precisa ser cuidadosamente conduzido por cerca de 40 dias.

É nesse biorreator que as células começam a interagir com os adenovírus de chimpanzé não replicantes, que são usados na vacina. A partir dessa interação, o adenovírus é preparado para atuar como vetor viral, que leva as informações genéticas do SARS-CoV-2 para que nossas células repliquem a proteína S, usada pelo novo coronavírus na invasão celular.

O conteúdo do biorreator precisa passar por uma série de processos após essa interação, como a clarificação e a purificação, já que ocorre um rompimento das células e a produção de partículas que não são necessárias na vacina. Depois de 45 dias, aquele 1 ml que inicia a expansão celular se torna mil litros do concentrado viral, que é conhecido como IFA.

Controle de qualidade

Toda a caminhada para chegar até o IFA é apenas a metade do trajeto, já que o controle de qualidade a que ele é submetido exige mais 45 dias. Os testes realizados nesse momento precisam garantir, entre outros critérios, que não houve contaminação de outros micro-organismos. A verificação mais importante, porém, é a que garante que o adenovírus não é capaz de se replicar, o que é essencial para a segurança da vacina.

“Temos que provar que ali dentro não tem nenhum adenovírus competente para replicação, porque ele poderia ter uma recombinação com o genoma da célula e voltar a ser replicante. Pode acontecer, mas é muito raro”, diz Krieger. “Por isso que demora tanto tempo, porque temos que garantir que não tem nenhuma partícula viral, em bilhões de partículas, que seja replicante”.

Essa questão é tão importante que foi o principal motivo dos questionamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à vacina Sputnik V, que também tem a plataforma tecnológica de vetor viral. Após nova análise, a Anvisa autorizou a importação da vacina russa com restrições.

Garantidas a não replicação do adenovírus e a pureza do IFA, o insumo está pronto para o processamento final, que é a formulação das doses e seu envase em frascos estéreis, que são lacrados e rotulados. Essa é a parte da produção que a Fiocruz já tem realizado com o IFA importado da China e, entre a fabricação e mais testes de qualidade, ela demora entre 20 dias e um mês.

Bio-Manguinhos estima que mil litros do concentrado viral produzem cerca de 7 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Como o instituto tem dois biorreatores, cada ciclo produz IFA para cerca de 15 milhões de doses.

Devido à urgência da pandemia, Bio-Manguinhos já vai trabalhar na capacidade máxima nos lotes de pré-validação e validação, nos quais a linha de produção é testada e certificada. “O padrão é fazer [os lotes de pré-validação e validação] com um terço do lote comercial, ou entre um terço e 50%. No nosso caso, pela urgência da vacina, pelo conhecimento que a gente já tem e o suporte que estamos recebendo dos nossos parceiros, vamos fazer no tamanho do lote comercial”, explica Krieger.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

Na oportunidade, o presidente Dr. Lucas Levi G. Sobral apresentou dados relacionando a quantidade de médicos que se formam no Estado com a quantidade de inscritos no CRM e transferidos para outras regiões do Brasil.
L
Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Saúde confirmou compra de 12,5 milhões de doses da Moderna
L
Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

População prioritária é de 75,8 milhões de pessoas
L
Brasil-atinge-1_6-mil-mortes-confirmadas-por-dengue

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Distrito Federal tem maior total de casos prováveis: 7,9 mil x 100 mil
L
Inca-manifesta-apoio-a-imposto-seletivo-sobre-bebidas-alcoólicas

Inca manifesta apoio a imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas

Com aumento da tributação, instituto espera queda no consumo
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias em 124 municípios brasileiros. Visitas domiciliares começam no próximo dia 29.
L
Mais de 39 mil novas Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Rondônia

Mais de 39 mil novas Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Rondônia

A coleta dos dados biométricos e atualização cadastral é a última etapa da emissão da CIN, o tempo de espera é em torno de uma hora.
L

PodCast Conexão RH entrevista: Marcos Combate

Marcos generosamente nos brindará com sua história inspiradora, compartilhando os desafios enfrentados e as lições aprendidas ao longo de sua jornada rumo ao sucesso empresarial.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa anuncia vaga para Gerente de Loja em Porto Velho

A vaga, divulgada recentemente, destina-se a indivíduos com experiência comprovada na área e habilidades excepcionais de gerenciamento.
L
Vaga de Empregos

Bahrem Burger e Grill abre vaga para Cozinheiro(a) em Porto Velho

A vaga oferece oportunidade de trabalho em tempo integral e não informa o salário, mas promete um ambiente dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Nova Era abre vaga para Operador de Empilhadeira em Porto Velho

A posição oferece regime de trabalho em tempo integral e apresenta benefícios como Seguro de Vida, Vale-Transporte e Vale-Compras.
L
Vagas de Emprego

APVS BRASIL REGIONAL RONDÔNIA anuncia oportunidades para Vendedores Externos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 23 de abril de 2024 e oferece regime de trabalho em tempo integral.
L
Vagas de Emprego

MACRIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS anuncia vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 22 de abril de 2024 e é para um trabalho em tempo integral, com horário a combinar.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Resposta aborda que medida indicada não é uma alternativa considerada nesse momento.
L
Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

A área estava envolta por mato alto e acúmulo de lixo, criando um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e insetos, colocando em risco a saúde e a segurança dos residentes locais.
L
Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

A ação fez parte de uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo que é comemorado no mês de abril e trouxe como proposta importantes reflexões e discussões acerca dos direitos das pessoas que sofrem com este transtorno.
L
Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

O recurso já está na conta bancária da prefeitura para execução da obra.
L
Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Conforme informou o parlamentar, moradores do Aeroclube informaram que a sinalização nos cruzamentos estava precária e muitos motoristas acabavam por invadir as vias preferenciais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Em Porto Velho, PRF recaptura foragido da Justiça acusado de tráfico de drogas

Em Porto Velho, PRF recaptura foragido da Justiça acusado de tráfico de drogas

O homem ainda tentou fugir, mas logo foi recapturado
10
Câmera registra explosão em apartamento que deixou casal ferido na zona sul

Câmera registra explosão em apartamento que deixou casal ferido na zona sul

O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o controle das chamas.
10
Sitiante mata Arara Vermelha e é denunciado por vizinho

Sitiante mata Arara Vermelha e é denunciado por vizinho

De acordo com o relato do denunciante, ele testemunhou quando o sitiante, portando um rifle calibre 22, disparou contra a arara vermelha.
12
Morador de rua é esfaqueado durante briga no centro

Morador de rua é esfaqueado durante briga no centro

Testemunhas disseram que o rapaz chegou em frente de um colégio, pedindo ajuda e sangrando.
16
Explosão em condomínio deixa dois feridos na zona sul de Porto Velho

Explosão em condomínio deixa dois feridos na zona sul de Porto Velho

As primeiras informações dão conta que a causa teria sido um vazamento de gás.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alunos da Escola Meu Pequeno Jones visitam pontos turísticos e Prédio do Relógio em Porto Velho

Alunos da Escola Meu Pequeno Jones visitam pontos turísticos e Prédio do Relógio em Porto Velho

Crianças percorreram pontos históricos e foram recebidos pelo prefeito da Capital
L
Equipes da Sema e da Defesa Civil visitam áreas atingidas pelas alagações na zona Sul da capital

Equipes da Sema e da Defesa Civil visitam áreas atingidas pelas alagações na zona Sul da capital

Locais estão em áreas de proteção ambiental e técnicos avaliam ações preventivas
L
Prefeitura e parceiros concluem manutenção e reforço na estrutura da ponte João Ramos na Linha 22

Prefeitura e parceiros concluem manutenção e reforço na estrutura da ponte João Ramos na Linha 22

Ponte faz a travessia sobre o rio das Garças, na região conhecida como Bacia Leiteira
L
Prefeitura intensifica trabalho de desobstrução de bueiros

Prefeitura intensifica trabalho de desobstrução de bueiros

Medida preventiva tem como objetivo reduzir o impacto das fortes chuvas
L
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar pesagem até 30 de junho

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar pesagem até 30 de junho

Em Porto Velho, mais de 63 mil famílias recebem o auxílio e podem comparecer às unidades de saúde para realizar o acompanhamento
L
Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Gestão municipal atua para ocupar espaços urbanos e organizar o crescimento da cidade.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SILVA & LOPES COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS)
L
Harmonia entre Poderes marca posse de novos juízes substitutos em Rondônia

Harmonia entre Poderes marca posse de novos juízes substitutos em Rondônia

A cerimônia foi realizada na sede do Poder Judiciário, e contou com a presença de autoridades e familiares dos empossados.
L

Requerimento da Licença Ambiental: RSD COMERCIO DE MEDICAMENTOS LTDA

Licença Ambiental Por Declaração (LAD)
L
Projetos Solidários da AMACC

Projetos Solidários da AMACC: Capacitação, Saúde e Ações Sociais no Cristal da Calama

Conheça as ações e oportunidades que transformam vidas.
L