QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

Mesmo com manifestação contrária do TSE, deputados articulam aprovação do 'distritão'

Para especialistas, sistema enfraquece representatividade dos partidos e ajuda a eleger ‘celebridades’. Deputados defendem modelo misto ou atrelado à fidelidade partidária.

Publicado em 

Mesmo com manifestação contrária do TSE, deputados articulam aprovação do 'distritão' - News Rondônia

Mesmo com críticas de especialistas e ressalvas feitas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, deputados tentam aprovar o chamado "distritão".

Por esse modelo, são eleitos os candidatos individualmente mais votados em cada estado, sem distribuição proporcional das vagas pelos partidos.

O sistema enfraquece a representatividade dos partidos ao desconsiderar votos dados em legendas, segundo cientistas políticos e parlamentares críticos à matéria.

Outro problema apontado por especialistas é que o modelo ajuda a eleger “celebridades” sem um programa partidário, o que, na interpretação deles, é prejudicial para a democracia.

O sistema atualmente em vigor é o proporcional, pelo qual são eleitos vereadores e deputados com mais votos em cada partido — após um cálculo de proporcionalidade que determina quantas vagas cada partido terá direito.

Mesmo com manifestação contrária do TSE, deputados articulam aprovação do 'distritão' - News Rondônia

Em audiência pública nesta quarta-feira (9) no plenário da Câmara, Barroso disse que o distritão enfraquece a representação das minorias.

“Vejo que o distritão tem os problemas de não baratear o custo das eleições, enfraquecer os partidos e diminuir a representação sobretudo de minorias. Portanto, eu o vejo com reservas também, mas, de novo, essa é uma matéria para o Parlamento”, disse o presidente do TSE.

Segundo o ministro, o tribunal defende o sistema distrital misto — uma mistura entre os modelos majoritário e proporcional. O sistema majoritário é o que já vigora para senadores, prefeitos, governadores e presidente da República, pelo qual são eleitos os mais votados individualmente.

A junção dos dois modelos obrigaria o eleitor a votar duas vezes: um voto para candidatos em um distrito pré-estabelecido pela Justiça Eleitoral e outro para uma lista de candidatos apresentada pelos partidos.

Na mesma sessão, alguns deputados também criticaram o distritão. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse que o distritão é a “personalização da política”.

“Não são as personalidades que individualmente mudam a sociedade, mas os programas apresentados pelos partidos que fundamentam sua atuação. E as lideranças que conduzem o processo político são resultado do coletivo. A proporcionalidade do Parlamento é fundamental para a democracia. E os partidos são instrumentos para isso”, disse.

A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) chamou a alteração de “retrocesso gigantesco para a eleição de representantes dos diferentes recortes da nossa sociedade”.

“Ou estabelecemos cotas para todos os grupos sociais em um sistema majoritário, ou há de se preservar um elemento proporcional nas eleições”, disse Joenia Wapichana.

Alternativas

Na tentativa de vencer as resistências na Casa, deputados articulam duas alternativas para o distritão.

Uma delas seria o “distritão misto”, que destina metade das cadeiras para o formato majoritário e mantém a outra metade no modelo atual, proporcional. Nesse caso, o deputado que entrasse pelo modelo distritão não “puxaria” votos para o proporcional.

A relatora da proposta de emenda à Constituição (PEC) na comissão especial sobre o assunto, deputada Renata Abreu (Pode-SP), disse que esse seria um “meio termo” entre quem é contra e quem é a favor e poderia ser uma forma de transição para o distrital misto defendido por Barroso.

“É um sistema que atende a todos os anseios. Quem quer o distritão, que tem um receio em relação à construção da chapa, então teria uma parte que seria distritão. Quem quer proporcional, [quer] continuar com o voto de legenda, se elege no proporcional”, disse a relatora.

Para a deputada, o modelo acabaria com os "puxadores" de votos, candidatos eleitos com votação expressiva que acabavam “puxando” outros da mesma legenda com pouquíssimos votos. Nesse caso, os votos de quem entrasse pelo distritão seriam descontados do sistema proporcional.

Deputados também avaliam, como alternativa, a aprovação do distritão com exigência de fidelidade partidária para o político eleito que fizer campanha com recursos dos fundos partidário e eleitoral.

Hoje, quem se elege no sistema majoritário, ou seja, apenas pela quantidade individual de votos, como prefeitos, governadores, senadores e o presidente da República, têm a permissão para trocar de partido.

Para deputados federais, a lei prevê situações específicas em que a troca pode ser feita, como a mudança de conteúdo programático de uma sigla.

Caso o parlamentar se desfilie sem preencher uma das hipóteses previstas, ele pode ser enquadrado em infidelidade partidária e perder o mandato.

A mudança proposta prevê que, mesmo no sistema majoritário, políticos eleitos com recursos ligados a siglas sejam enquadrados em infidelidade caso queiram se desfiliar.

Reservadamente, deputados avaliam que a fidelidade partidária pode sofrer resistência no Senado, uma vez que alteraria um benefício hoje previsto aos senadores — a possibilidade de trocar de legenda com mais facilidade.

Segundo Renata Abreu, se o modelo misto for aprovado, não haveria necessidade de estender a fidelidade partidária para os cargos que hoje são majoritários.

"Como é misto, se alguém do distritão sai [do partido], você tem algum suplente do proporcional para assumir, diferente do distritão puro."

Mesmo com as alternativas, contudo, especialistas mantêm as críticas ao novo sistema eleitoral.

“[O distritão misto] é ruim porque ainda produz muita distorção na representação, hipertrofia o personalismo e beneficia os mais endinheirados. Ou seja, mantém todos os defeitos do anterior, só que restritos à metade dos eleitos”, avalia o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Cláudio Couto.

“Tivemos uma reforma muito positiva há alguns anos [2017]. O correto seria deixar que ela produzisse seus frutos. Ficamos mudando as regras do jogo o tempo todo, sem permitir que nada se consolide.”

'Manobra’ na tramitação

Quem defende o distritão articula uma manobra para acelerar a tramitação da matéria, pulando a tramitação na comissão especial para que a proposta seja votada diretamente em plenário. Para que o novo sistema esteja válido nas eleições de 2022, precisa ser aprovado até outubro deste ano.

Pelo regimento, porém, só seria possível levar a proposta direto para o plenário após 40 sessões da comissão especial ou se o relatório fosse votado no colegiado.

Segundo o líder do DEM, deputado Efraim Filho (PB), a tendência é “dar uma chance” ao relatório da deputada Renata Abreu, para "prestigiar" a comissão instalada com o objetivo de discutir o texto. Se não for aprovada no curto prazo, a proposta pode ser votada diretamente no plenário.

“Se não acontecer a curto prazo, não dá para esperar muito e pode ser votado direto em plenário, articulado também com os presidentes de partidos”, afirmou.

“A ideia é conseguir votar antes do recesso para enviar ao Senado em tempo hábil para ser apreciado até outubro”, disse o líder.

Outra possibilidade seria a aprovação na comissão especial do que está sendo apelidado de “emendão” — isto é, todas as alterações sugeridas pelos deputados. Somente no plenário votariam o que querem ou não manter.

“Teria dois caminhos”, diz Renata Abreu. “Se tiver o 'emendão', o plenário destaca o que quer destacar e aí pode votar várias coisas, ou fazer um acordo para votar alguma coisa [de consenso] na comissão [e depois enviar a plenário].”

Por se tratar de uma alteração na Constituição, a proposta precisaria ser aprovada em dois turnos por pelo menos 308 votos na Câmara e 49 votos no Senado — isto é, três quintos dos parlamentares.

“Há um sentimento na Casa hoje de que o voto majoritário tem a maioria. A dúvida hoje é saber se essa maioria atinge o quórum constitucional de três quintos. Entendemos que sim, tem a capacidade de atingir esse quórum constitucional e o que tem que prevalecer neste plenário é a vontade soberana de seus pares”, disse o líder do DEM, Efraim Filho, durante a sessão deliberativa da última quarta-feira (9).

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fernando Máximo posiciona-se contra a utilização da injeção letal para casos de aborto

Fernando Máximo posiciona-se contra a utilização da injeção letal para casos de aborto

O parlamentar rondoniense, que também é médico, realizou uma série de mobilizações no Congresso Nacional, incluindo apresentação de dados científicos que embasam o posicionamento contrário à legalização do aborto.
L
Compromisso Contínuo com as Apaes: Deputada Sílvia Cristina participa de reunião da Federação Nacional das Apaes

Compromisso Contínuo com as Apaes: Deputada Sílvia Cristina participa de reunião da Federação Nacional das Apaes

Em reunião com a Fenapaes, a parlamentar reafirma seu apoio e anuncia significativos recursos para as Apaes de Rondônia, destacando a importância do trabalho social das entidades.
L
Solicitação do Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, é atendida e bueiro é tampado no bairro Santa Barbara

Solicitação do Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, é atendida e bueiro é tampado no bairro Santa Barbara

Ação da Secretaria Municipal de Obras garante segurança e evita acidentes na rua Marechal Deodoro.
L
Jaime Bagattoli destaca projeto de incentivo à indústria que relatou na CAE

Jaime Bagattoli destaca projeto de incentivo à indústria que relatou na CAE

O parlamentar relatou o PL 2/2024 no colegiado.
L
Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Não perca essa oportunidade de vivenciar um dos maiores eventos esportivos da região.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África
L

Escuridão Urbana: O Impacto dos furtos de fiação em Porto Velho

De parques revitalizados a praças públicas, a capital rondoniense enfrenta uma onda de criminalidade que compromete sua infraestrutura e segurança, gerando prejuízos significativos aos cofres públicos.
L
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

O IPHAN fez uma apresentação a respeito dos estudos que estão sendo realizados na região, em especial a pesquisa arqueológica no interior do Forte, com o objetivo de subsidiar seu projeto de recuperação estrutural.
L
Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na Estrada da Penal e beneficiando a comunidade local.
L
Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

O grupo compõe o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e vieram a Rondônia para debater assuntos relacionados às secretarias de justiça, o direcionamento setorial, e eleger a nova diretoria.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

Proposta vai à votação no plenário da Casa
L

Cláudia de Jesus solicita detalhes sobre quadro de servidores e pagamentos da Sesau

Em requerimento, a deputada pede informações completas sobre a gestão de pessoal na Sesau.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Mais de 20 milhões de pessoas convivem com o problema, diz IBGE
L
Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Números foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE
L
Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Depósito de R$200 será para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro
L
Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Amistosos serão contra Eslovênia de Luka Doncic, Croácia e Polônia
L
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
L
Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
L
Zanin será relator de ação do governo contra desoneração

Zanin será relator de ação do governo contra desoneração

Ação também contesta decisão que invalidou trecho de MP sobre o tema
L
Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Expectativa é que até o fim do ano os testes sejam submetidos à Anvisa
L
Fachin vota para determinar que MP investigue mortes em operações

Fachin vota para determinar que MP investigue mortes em operações

Julgamento foi suspenso e será retomado amanhã (25)
L