SEXTA-FEIRA, 26/04/2024

Documentos mostram que governo consultou embaixadas apenas em fevereiro sobre cláusulas 'leoninas' da Pfizer e da Janssen

Arquivos sigilosos entregues pelo Itamaraty à CPI da Covid, e obtidos pela TV Globo, mostram que a maioria das embaixadas consultadas afirmou que os países aceitaram as exigências.

Publicado em 

Documentos mostram que governo consultou embaixadas apenas em fevereiro sobre cláusulas 'leoninas' da Pfizer e da Janssen - News Rondônia

Documentos enviados pelo Ministério das Relações Exteriores à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid mostram que o governo federal pediu informações às embaixadas sobre as cláusulas "leoninas" do contrato da Pfizer e da Janssen apenas em 24 de fevereiro. A maioria das embaixadas consultadas afirmou que os países aceitaram as exigências.

Documentos mostram que governo consultou embaixadas apenas em fevereiro sobre cláusulas 'leoninas' da Pfizer e da Janssen - News Rondônia

Em fevereiro 2021, a Pfizer já havia feito seis ofertas para a venda da vacina ao Brasil, três em agosto, duas em novembro e uma no dia 15 de fevereiro. A assinatura do contrato com a Pfizer e a Janssen foi realizada no dia 19 de março.

Segundo os documentos enviados pelo Itamaraty à CPI da Covid, aos quais a TV Globo teve acesso, o ministério fez o pedido às embaixadas para avaliar se as cláusulas contratuais impostas pelas farmacêuticas para venda das vacinas foram bem aceitas por outros países. Ao todo, 18 embaixadas responderam as solicitações entre o final de fevereiro e início de março.

A demora em fechar contratos com a Pfizer e a Janssen é justificada pelo governo federal pelas cláusulas que foram impostas pelas empresas. A CPI da Covid investiga a razão do governo ter fechado os contratos apenas em 2021, já que as negociações se iniciaram em 2020. A cúpula da CPI entende que a vacinação no Brasil já estaria mais adiantada se o governo tivesse aceitado as propostas antes.

O pedido do Itamaraty foi enviado para as embaixadas em: Berlim (Alemanha), Berna (Suíça), Camberra (Austrália), Jacarta, Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), México, Ottawa (Canadá), Paris (França), Pretória (África do Sul), Riade (Arábia Saudita), Santiago (Chile), São José (Costa Rica), Seul (Coreia do Sul), Singapura, Tel Aviv (Israel), Tóquio (Japão) e Washington (EUA).

Em seu pedido, o Itamaraty disse que "as negociações do MS [Ministério da Saúde] com a Janssen e a Pfizer" vinham "enfrentando obstáculos, decorrentes de algumas cláusulas contratuais".

As cláusulas consideradas leoninas pelo governo foram:

Alienação de ativos do país no exterior em benefício da farmacêutica como garantia de pagamento;

Definição de uma câmara arbitral em Nova York para resolução de eventuais litígios entre a empresa e o governo;

Assunção da responsabilidade por danos da vacina pelo governo federal.

Cláusula de responsabilidade

As respostas ao pedido do Itamaraty revelaram que a maior parte dos países aceitou as cláusulas ditas "leoninas" pelo governo brasileiro.

A embaixada brasileira em Washington respondeu que o entrave das cláusulas tinha sido superado no início da pandemia, em março de 2020. Consta ainda na resposta que existe uma legislação nos Estados Unidos que autoriza o secretário de saúde, em casos de crise de saúde, a declarar empresa fornecedora imune de responsabilidade legal por um produto.

"Esse mecanismo foi ativado em março de 2020 e se aplica aos casos das fornecedoras ao governo americano de vacina contra a Covid-19. Dessa forma, a empresa não pode ser processada por danos causados por sua vacina e goza de imunidade neste ponto, exceto em casos de 'má conduta dolosa"", afirmou.

A embaixada do Reino Unido também disse que concordava com a cláusula da responsabilização e afirmou que era uma "prática muito aceita no governo britânico", "ainda mais em tempos de pandemia".

'No Reino Unido, prevê-se imunidade para farmacêuticas e para os profissionais de saúde por eventuais efeitos colaterais que resultem do emprego de vacinas sob uso emergencial. Como disse um interlocutor do Posto, 'é prática há muito aceita pelo governo britânico' – ainda mais em tempos de pandemia, em que 'precisávamos de vacinas com velocidade e em quantidade impressionantes'",dizia o documento.

A embaixada brasileira na União Europeia apontou que a diferença em relação ao proposto ao Brasil era pequena. “Notam-se poucas diferenças nas disposições sobre a assunção de responsabilidade civil por eventuais danos colaterais das vacinas a terceiras partes”, afirmou.

De acordo com o retorno do Itamaraty ao governo federal, a Austrália também demonstrou concordar com a responsabilização. “Concordou com o mecanismo de custear eventuais indenizações devido a 'necessidade de compartilhar adequadamente os riscos associados a obtenção de acesso antecipado a uma vacina'".

Em sua resposta, o Canadá informou que o país concordou com os contratos e disse que não era "diferente de qualquer outro país neste mundo".

“A ministra [de Compras Governamentais] confirmou ainda que os contratos de vacinas incluem cláusulas de indenização e esclareceu que o Canadá "(is) definitely not any different tant any other country in this world [definitivamente não é diferente de qualquer outro país neste mundo]”.

O Ministro da Saúde do Chile informou à embaixada que buscava aprovar uma legislação para permitir a responsabilidade por eventuais reações adversas. Legislação semelhante já havia sido aprovada pelo Japão, segundo informou a embaixada do Brasil em Tóquio.

A embaixada no México informou que "há pelo menos dois fatores a indicar que o México teria aceitado os termos impostos pelas farmacêuticas”'.

“O primeiro é a resistência a revelar qualquer detalhe sobre os contratos, e o segundo é o tempo recorde em que o país fechou tais contratos, o que posicionou o México entre os dez primeiros países a iniciar campanha de vacinação”, consta no documento.

Outras embaixadas, como a de Riade, na Arábia Saudita, não conseguiram obter informações conclusivas sobre o tema junto às autoridades locais.

Indonésia similar ao Brasil

A embaixada do Brasil em Jacarta, na Indonésia, foi a única que apontou que as cláusulas impostas pela empresa estavam dificultando o fechamento do contrato.

Segundo o informe, a Indonésia apontou como principais empecilhos para a conclusão das negociações as exigência contratuais e dificuldades logísticas, por conta da necessidade de armazenamento das vacinas em temperaturas muito baixas.

O documento diz ainda que o responsável pela aquisição de vacinas no país afirmou que “referindo-se à exigência da Pfizer de não se responsabilizar civilmente em eventuais demandas judiciais decorrentes do uso dos imunizantes, que o governo não estaria disposto a “passar um cheque em branco” à farmacêutica”.

Câmara arbitral

A cláusula foi aceita em outros países, como Canadá. A embaixada de Seul apontou que “não foi informado onde seria a arbitragem”, mas que foi indicado ser "prática muito comum nesse tipo de contrato" que mecanismos de arbitragem sejam constituídos nas cidades-sede das respectivas empresas.

No caso da União Europeia, a negociação permitiu a alteração para a escolha das cortes de Bruxelas, na Bélgica para resolver litígios entre as partes contratantes.

Fundo garantidor

Essa exigência não foi feita a todos os países. Reino Unido e Coreia do Sul afirmaram que não houve essa exigência contratual. Mesmo caso da União Europeia, que explicou ter feito pagamento antecipado pelas vacinas.

“A ausência de previsão de alienação de ativos no exterior para garantir o pagamento dos contratos justifica-se, ao menos em parte, no caso da União Europeia, pela prática generalizada de pagamentos antecipados pela CE às farmacêuticas. Esses "upfront payments" são uma forma de financiar custos de produção e diminuir o risco em encomendas em larga escala”, disse a embaixada.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L

Deputada Federal Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Avanços na viabilidade técnica fortalecem esforços pela revitalização dessa estrada vital para a região norte do Brasil
L
TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

O valor de R$ 50 mil será usado para comprar cadeiras para auditório de uma escola.
L

Deputado Ribeiro do Sinpol homenageia profissionais da Contabilidade em sessão solene

Formado em administração, o parlamentar enalteceu os profissionais que se dedicam na esfera privada ou pública.
L
Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Reconhecimento pelos esforços na Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

EVENTOS – Vai ter ‘Resenha Sertaneja’ e ‘Em Danças, O Baile’ no O Monarka

De acordo com o empresário, Sinezio Tapajós, da St Eventos, na edição desta sexta-feira do evento músical ‘Resenha Sertaneja’, vai ter cinco atrações e promoções da cerveja Original 600 ml e petiscos.
L
Mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país

Mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país

Insegurança alimentar ainda afeta 4,1% da população
L

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado. São as facções que decidem quem vive e quem morre!

Num mundo onde as facções dominam os presídios e de dentro deles comandam o crime aqui fora, a situação piora cada vez mais, principalmente agora, quando leis que protegem bandidos dão a elas a certeza de que não serão combatidas até serem extintos e que muitas das suas ações jamais receberão a punição que mereceriam.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Vagas de Emprego

Atração de Talentos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho

Desta vez, a vaga é para Motorista Entregador em tempo integral, com um salário de R$ 2.000,00 a cada quinze dias.
L
Publicidade

POLÍTICA

Renata Camurça Anuncia Pré-Candidatura a Vereadora em Porto Velho

Renata Camurça reúne-se com familiares para oficializar pré-candidatura à vereança
L
Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Reunião tratou sobre fortalecer os direitos dos trabalhadores e agenda de economia solidária
L
Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Parlamentar abordou sobre a infraestrutura e segurança pública.
L
Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas
L
Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Publicidade

POLÍCIA

Governo de RO entrega equipamentos e veículos para atender às demandas da Segurança Pública

Foram entregues equipamentos de proteção, celulares, armas e munições durante esta semana, em nove municípios
L
Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Os objetos apreendidos incluíam uma balança de precisão, comumente utilizada para pesar drogas e facilitar sua comercialização.
12
Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Segundo a Polícia Militar, o crime foi planejado porque a vítima cobrou uma dívida de R$ 100 de um dos réus.
10
Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

A carga estava sendo transportada de modo contrário à legislação vigente
10
Grave acidente deixa uma vitima fatal e outras duas feridas em Theobroma

Grave acidente deixa uma vítima fatal e outras duas feridas em Theobroma

Um dos motociclistas, ainda não identificado, estaria em alta velocidade e perdeu o controle de sua moto, invadindo a pista contrária e resultando em um impacto violento.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alerta: Energisa divulga dicas de segurança para evitar choques elétricos em casa

Claudinês Duarte, técnico de Segurança do Trabalho na Energisa, compartilha com a população orientações importantes para manter a segurança dentro de casa.
L

Projeto de Lei que regulariza motoristas de aplicativo não atende à realidade de Rondônia, afirma Urbano Norte

A proposta contém normas que reduziriam significativamente os ganhos dos motoristas
L

Modernização da produção de leite e eficiência reprodutiva são destacadas em curso de diagnóstico por imagem

O curso foi voltado aos profissionais da Extensão Rural que prestam assistência técnica aos produtores de leite
L

Dia da Empregada Doméstica: rede de limpeza registra crescimento de homens em sua base de facilitadores

Na Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, o número de profissionais do gênero masculino teve aumento de 63% em 2023 e a tendência é que o crescimento se mantenha ao longo deste ano.
L

Condenação Histórica em Ariquemes: Dois irmãos recebem pena combinada de 136 Anos por triplo homicídio

O Conselho de Sentença acatou os argumentos do MP e condenou os irmãos pelo triplo homicídio triplamente qualificado, nos termos da denúncia.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA NONA (9ª) ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO RESIDENCIAL VERANA PORTO VELHO –

. Encerramento da Assembleia e das votações: 22h30 (horário local)
L
Prefeitura divulga lista com convocados para o cadastro reserva na prestação de serviço voluntário

Prefeitura divulga lista com convocados para o cadastro reserva na prestação de serviço voluntário

Os candidatos selecionados devem comparecer à Semad na próxima segunda-feira (29).
L
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Revelações na Família É Tudo

Conflitos, Conspirações e Momentos de Decisão
L

Inovação e Empreendedorismo na Amazônia: O Impacto da Diversidade no Negócio

No PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos, Aldo Melo explora a trajetória e as visões de Mori Alexandre e Victor Hugo da MVPlay
L
Espetáculo “Bizarrus” reestreia após 7 anos e evidencia o trabalho de ressocialização através da arte

Espetáculo “Bizarrus” reestreia após 7 anos e evidencia o trabalho de ressocialização através da arte

Governo de Rondônia tem realizado ações destinadas ao processo da ressocialização.
L