QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

L

Saúde

Agevisa e organizações elaboram plano de ações para certificar municípios à eliminação da sífilis congênita

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sistêmica, curável e exclusiva do ser humano.

Publicado em 

Agevisa e organizações elaboram plano de ações para certificar municípios à eliminação da sífilis congênita - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), elaborou recentemente um plano de intensificação de ações para eliminação da sífilis congênita em todo o Estado, a fim de contemplar demais municípios com certificação. O plano, elaborado pelo Núcleo Estadual de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, faz parte das ações do termo de cooperação entre Agevisa, Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Ministério da Saúde, que visa fortalecer a vigilância e o controle da doença no Estado.

Agevisa e organizações elaboram plano de ações para certificar municípios à eliminação da sífilis congênita - News Rondônia

Rondônia foi contemplada com a certificação da eliminação da sífilis congênita, sendo os municípios elegíveis: Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena, por estarem próximos da meta proposta pela OMS, de 0,5 casos/1.000 nascidos vivos.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sistêmica, curável e exclusiva do ser humano. De evolução crônica, alterna períodos de atividade e aparente inatividade, com características clínicas, imunológicas e histopatológicas distintas. A principal via de transmissão é sexual (sífilis adquirida), seguida pela transmissão vertical (sífilis congênita), da mãe para o filho durante a gestação.

No período de 2014 a 2016, houve um aumento no número de casos de sífilis no Brasil, tendo como um dos motivos o desabastecimento do antibiótico Benzetacil, que serve para combater infecções bacterianas, além do aumento de notificações em decorrência das ações extramuros com a execução de testes rápidos para Sífilis.

A coordenadora Estadual de IST, Aids e hepatites virais da Agevisa, Gilmarina Silva Araújo, enfatizou a importância do Estado de Rondônia ser contemplado com o plano, o qual foi construído juntamente com os municípios elegíveis e a Gerencia Técnica de Vigilância Epidemiológica da Agevisa.

O plano contempla os eixos de cuidado integral em vigilância da gestante e seu parceiro sexual, com intuito de prevenir à sífilis congênita, qualificando assim o pré-natal da gestante e do homem. “Uma vez prevenindo a sífilis adquirida, não teremos sífilis congênita. Dessa forma, para alcançarmos a meta, é necessário que todos estejam envolvidos nas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento”.

Gilmarina descreve que o objetivo do plano é qualificar as linhas de cuidado no atendimento às gestantes e seus recém-nascidos com vistas à eliminação na transmissão vertical da sífilis no Estado.

PLANO DE AÇÃO

A chefe do Núcleo Estadual de IST, Aids e hepatites virais da Agevisa acentua que dentro dos objetivos do plano, foram elaborados pontos específicos até a qualificação do pré-natal, tais como: aumento da cobertura da prevenção, testagem e diagnóstico da sífilis no pré-natal e parto; cobertura de tratamento adequado das gestantes com sífilis e suas parcerias sexuais; e ampliação da rede de serviços no Estado de acordo com o Protocolo de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis do MS.

“Neste protocolo, por meio da Portaria nº 2104/2002, já se tem o projeto Nascer-Maternidades, dentro do Estado, que também trabalha toda essa qualificação em relação à gestante”, pontua Gilmarina.

Como parte do plano, também estão a implementação das ações de vigilância epidemiológica e atenção primária à saúde nas regionais de saúde e municípios, visando a melhoria das ações de prevenção, notificação, investigação, controle e qualificação do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), relacionado à sífilis; implantação e implementação de ações efetivas na prevenção da transmissão vertical da sífilis em adolescentes.

Gilmarina ressalta, que dentro do plano, “é contemplado também a aquisição de equipamentos como computadores, para estar melhorando a infraestrutura da vigilância epidemiológica dos quatro municípios contemplados, além das regionais de saúde”.

Um termo de cooperação foi feito entre a Agevisa, e os municípios elegíveis para pactuação das ações do plano por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde, com o recurso para a execução do projeto no valor de R$ 500 mil. “Em cima desse valor, foram propostas algumas ações, tais como a contratação de apoiadores em cada município, para desenvolver o plano de trabalho”.

No plano, são trabalhados os eixos de governança, sendo prevenção, diagnóstico, assistência junto a apoiadores, equipe técnica e coordenação, fazendo um monitoramento. “Nisso, foram detectados alguns gargalos existentes na rede de atenção à saúde, a qual foram implementadas algumas ações. O projeto está sendo desenvolvido até 16 de junho por meio de um aditivo temporal. As ações irão continuar, pois para que o município receba a certificação, é preciso estar monitorando a cada dois anos. Se em três anos, os municípios atingirem a meta de 0,5 casos/1.000 nascidos vivos, serão certificados pela Opas/OMS/MS em relação à eliminação da sífilis congênita dentro do Estado de Rondônia. Em paralelo ao plano, a coordenação também trabalha para desenvolver ações em outros municípios. O propósito é garantir a eliminação congênita e receber a certificação da Opas a nível de Estado”, afirma a chefe do Núcleo Estadual.

O Estado tem disponível nas unidades de saúde, a testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C e o tratamento oportuno e adequado por penicilina benzatina a gestantes e parcerias sexuais no pré-natal, conforme o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde.

A chefe de núcleo afirma que a importância das ações é conscientizar as pessoas a procurarem a unidade de saúde para fazer o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, que são doenças silenciosas. “Reforçamos o uso do preservativo, que também é disponibilizado ao público e, justamente, prevenir essas infecções”.

“O plano traz a qualificação dos profissionais de saúde, e a conscientização na abordagem à população, a importância do pré-natal do homem, e a qualificação do pré-natal da gestante. Desta forma, teremos crianças saudáveis”, finaliza Gilmarina.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Farmácias e drogarias não poderão cobrar valor acima do permitido
L
Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024
L
SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Projeto de lei foi sancionado nesta quinta pelo presidente Lula
L
Semusa realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Semusa realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Objetivo é conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais com foco na promoção à saúde do trabalhador
L
Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Renata Camurça Anuncia Pré-Candidatura a Vereadora em Porto Velho

Renata Camurça reúne-se com familiares para oficializar pré-candidatura à vereança
L

Cinema e Futebol: Duas Paixões, Um Só Lugar: CINE ARAÚJO

Uma experiência de arquibancada nas poltronas do cinema
L
Agenda News entrevista: Gustavo Ferreira

Agenda News entrevista: Gustavo Ferreira

Renata Camurça entrevista Gustavo Ferreira, fundador da confeitaria “O Doce Certo” e especialista em bolos e doces decorados.
L
ELETROHITS 2000 A FESTA – Vol.2: Uma Noite de Revival com DJ Leudson

ELETROHITS 2000 A FESTA – Vol.2: Uma Noite de Revival com DJ Leudson

DJ Leudson promete uma viagem nostálgica aos hits dos anos 2000 na Boate Hibou Club.
L

Em Brasília, Lula elogia o café cultivado por indígenas de Rondônia: ‘é excelente’

Lula também degustou o café preparado por Celeste Suruí, a primeira barista indígena do Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios inicia processo para contratação da banca de concurso

A documentação comprobatória e a proposta econômica deverão ser encaminhadas para o e-mail constante da carta-edital até o dia 7/5/2024.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Reunião tratou sobre fortalecer os direitos dos trabalhadores e agenda de economia solidária
L
Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Parlamentar abordou sobre a infraestrutura e segurança pública.
L
Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas
L
Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Ex-presidiário é preso após assalto a acadêmicos da Unir

A PM foi acionada e, através do rastreador de um dos aparelhos, chegou até uma casa na Rua Cristina, bairro Igarapé, na zona leste, onde o suspeito foi flagrado com uma pistola calibre .40
12
Motorista foge após causar acidente e deixar motociclista com fratura

Motorista foge após causar acidente e deixar motociclista com fratura

A motociclista sofreu uma fratura no braço e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
16
Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Duas pessoas foram presas em flagrante com mais de 120kg de “skunk”
10
WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juraci Jorge da Silva: Trajetória de Procurador e Renovação no Clube Ipiranga

Em entrevista ao Giro News, Juraci detalha sua experiência jurídica e os novos horizontes para o histórico Clube Ipiranga
L

Recebimento da Licença Ambiental: EMBALAGENS SANTIAGO LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental de Instalação e Licença Ambiental de Operação
L

João Miranda: decifrando batidas e sonhos no mundo da música eletrônica

No PodCast Tudo PodE, João Miranda fala sobre sua jornada como DJ, produtor musical e a arte de criar ritmos que movem multidões
L

Walter de Oliveira Bariani: Uma Vida entre Letras e Maçonaria

Descubra a jornada literária e a paixão maçônica do renomado escritor no programa “Momento Empresarial
L
João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mil

João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mil

Triunfo do brasileiro sobre norte-americano teve pneu (6/0) no 2º set
L
Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação de servidores federais

Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação de servidores federais

Benefício passará de R$ 658 para R$ 1 mil a partir de maio
L
Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

Montante é referente a 50% do valor avaliado para os dividendos
L
Banimento do TikTok é disputa dos EUA com China, dizem pesquisadores

Banimento do TikTok é disputa dos EUA com China, dizem pesquisadores

Rede social cresce entre os norte-americanos em detrimento de outras
L

Recebimento da Licença Ambiental: COMERCIAL RODRIGUES & OLIVEIRA LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

Levantamento foi divulgado pelo Banco Central
L