News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 22 de Junho de 2021

Livre

Parceria entre Jirau Energia, Embrapa e Coopprojirau lança guia de plantas para recomposição de áreas de preservação permanente

O livro apresenta as espécies prioritárias para os plantios de recomposição florestal no sudoeste da Amazônia, promovendo a preservação da biodiversidade da região.
Quinta-Feira, 10 de Junho de 2021 - 17:19

Uma parceria entre Jirau Energia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/DF) e Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) lança Guia de Plantas para recomposição da Área de Preservação Permanente da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau. O livro apresenta as espécies prioritárias para os plantios de recomposição florestal no sudoeste da Amazônia, promovendo a preservação da biodiversidade da região.

De acordo com os autores da EMBRAPA, Marcelo Simon; Marcelo Brilhante; Daniel Vieira e Gustavo Rezende, o guia simboliza o tipo de trabalho que a EMBRAPA faz junto a Jirau Energia e a COOPPROJIRAU, de construção colaborativa dos métodos de restauração e soluções eficazes e inclusivas na Amazônia.

O catálogo inclui espécies que estruturam uma floresta inicial, além de espécies típicas da região, com grande valor para a conservação. Os colaboradores do Guia pela COOPPROJIRAU, Diego Vieira; Dione Vieira; Fagno dos Reis; Itajacy Augusto e Sandra Vicentini, afirmam que o trabalho demonstra o respeito pela flora e a biodiversidade com a produção de mudas e coleta de sementes.

O Guia de Plantas proporcionará aos técnicos e cooperados da COOPPROJIRAU a identificação de espécies por meio de um acervo técnico, integração de conhecimento empírico e científico facilitando as escolhas das espécies que serão utilizadas na restauração, conforme característica do solo de cada área.

Para os colaboradores da Jirau Energia, Augusto Borges; Michel Obara e Veríssimo Neto, o trabalho é o início de um projeto mais amplo, que tem como propósito enriquecer o conhecimento científico das espécies nativas da Região Amazônica, em especial aquelas utilizadas nas áreas de restauração florestal da UHE Jirau nos Programas de Conservação da Flora e de Recuperação de Áreas Degradadas. O objetivo é que os coletores de sementes utilizem o Guia de Plantas para incluir informações relevantes e ainda não conhecidas de determinada espécie com base na observação em campo, utilizando os espaços de anotação do próprio Guia. Posteriormente, esses dados adicionais serão recolhidos e utilizados para atualização do Guia de Plantas, que já prevê uma segunda edição.

Fonte - Jirau Energia Atendimento

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.