News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 22 de Junho de 2021

Livre

Em ofício, Organização Indígena exige a vacinação de índios que vivem nas zonas urbanas da capital e Vilhena

Na solicitação, assinada pelo coordenador geral da entidade, José Luis Kassupá, foi referenciada uma decisão favorável da Justiça Federal sobre garantias de imunização contra a Covid-19 aos povos indígenas.
Quinta-Feira, 10 de Junho de 2021 - 16:45

A Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (OPIROMA), manifestou em ofícios encaminhados aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), a exigência da vacinação aos indígenas que vivem nas zonas urbanas das cidades de Porto Velho e Vilhena. Os documentos foram protocolados ontem (09) nas autarquias responsáveis.

Na solicitação, assinada pelo coordenador geral da entidade, José Luis Kassupá, foi referenciada uma decisão favorável da Justiça Federal sobre garantias de imunização contra a Covid-19 aos povos indígenas. A entidade afirma que até o momento, não houve concretização da campanha de vacinação dos indígenas urbanos nas duas cidades mesmo com uma decisão judicial em curso.

Vale lembrar que compete ao Governo de Rondônia por meio dos DSEIs e da Secretaria Estadual de Saúde por meio da Vigilância Sanitária Estadual assegurar e disponibilizar as vacinas que foram entregues pela União. Parte dos Imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde (MS) tem públicos alvos, prioritários, o que contempla indígenas que vivem nas áreas urbanas das cidades.

“Nesse contexto, merecem ser acolhidas e providenciadas às vacinas pelas DSEIs, CASAI ou rede pública municipal e estadual, considerando que os indígenas no contexto urbano, possuem peculiaridades no acesso à saúde pública, inclusive na falta de acesso à saúde indígena”, conclui o documento.

Fonte - NewsRondonia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.