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Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021

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DER vistoria obras de recapeamento e construção de ponte na RO-463 entre Jaru e Governador Jorge Teixeira

Dentro de três meses, a população será atendida com uma solução definitiva sobre o rio Ubirajara, informa Rezende.
Quarta-Feira, 26 de Maio de 2021 - 11:49

Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), tem trabalhado na busca por soluções definitivas para garantir melhorias na infraestrutura de estradas e pontes, como exemplo, na RO-463, entre Governador Jorge Teixeira e Jaru, onde executa serviços de recapeamento em 10 quilômetros de estrada e também, a construção de uma nova ponte sobre o rio Ubirajara.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, tem acompanhado constantemente a execução dos trabalhos de construção da nova ponte, mais precisamente no quilômetro 18, no trecho que interliga os municípios de Jaru e Governador Jorge Teixeira.

Assim, engenheiros do DER acompanham com intensidade a execução da obra da ponte, enquanto as equipes da Usina de Asfalto de Jaru executam o recapeamento em 10 quilômetros de estrada. No último sábado (22), o gestor da pasta esteve no local da obra e destacou que o trabalho já foi verificado in loco pelo governador, Marcos Rocha, que determinou a efetivação de uma solução definitiva quanto à trafegabilidade da RO-463.

“Para solucionar problemas que se arrastam desde 2015, providenciamos medidas rápidas e eficientes para tanto transtorno neste local. Uma delas é a obra de construção da ponte de concreto e aço, medindo 25 metros de comprimento por nove de largura, aproximadamente 18 quilômetros de Jaru. Dentro de três meses, a população será atendida com uma solução definitiva sobre o rio Ubirajara”, informa Rezende.

De acordo com o engenheiro civil do DER, Hideraldo Ferro, conforme a programação para a execução da obra, o prazo de conclusão pode chegar a 90 dias. “Enquanto a ponte estiver sendo construída, os veículos podem trafegar por um desvio construído pelo DER, com uso de tubos em aço galvanizado. Uma ponte comum levaria um ano para finalização, essa de concreto e aço reduz significativamente o processo de execução”, pontua.

Atualmente, além desta obra, estão no planejamento a construção de pontes de aço e concreto em Chupinguaia, sobre o rio Canário; em Parecis, sobre o rio Ararinha e; em São Miguel do Guaporé, sobre o rio São Joaquim. Todas serão fiscalizadas pelo DER.

A nova ponte está orçada em R$ 1.399.903,46 (um milhão, trezentos e noventa e nove mil, novecentos e três reais e quarenta e seis centavos), com recursos provenientes do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação (Fitha)

Pecuarista há mais de 40 anos na região de Jaru, Nelson Carminati afirma que, atualmente, encontra-se no céu com os trabalhos de restauração e recapeamento da RO-463 e a construção da nova ponte no rio que transborda e causa inúmeros transtornos todos os anos, principalmente no período chuvoso. “Já sofremos muito no passado, precisamos de carretas constantemente para carregar os insumos e os serviços do DER no local facilitam a rotina de trabalho”, agradece.

Além da construção da nova ponte e recapeamento em 10 quilômetros, a rodovia 463 recebeu suavização de curva, restauração da base e, na oportunidade, as equipes da Usina de Asfalto de Jaru realizaram a pavimentação asfáltica na entrada do Centro de Ressocialização Regional Augusto Simon Kempe, inaugurado recentemente pelo Governo do Estado no município de Jaru.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

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