News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 15 de Junho de 2021

Livre

Campanha alerta sobre os riscos de queimadas em terrenos

A fumaça decorrente das queimadas destrói o ambiente e causa problemas respiratórios
Quarta-Feira, 26 de Maio de 2021 - 09:44

A campanha “Covid mata. Queimada e Covid matam muito mais”, que a Prefeitura de Porto Velho lançou para chamar atenção da população sobre os riscos de provocar focos de calor neste período, tem como suporte vários formatos de orientações e não abre mão dos meios virtuais. O trabalho ganha relevância maior neste período, quando a ocorrência de focos de calor aumenta na região e o volume de chuvas é menor.

As atividades educativas envolvem cursos e seminários no ambiente virtual, e presencialmente nas escolas e órgãos públicos. Fazem parte ainda das orientações a adesivação de veículos, entrega de panfletos e propagandas na TV, Rádio e mídias sociais.

A campanha ocorre no momento em que a umidade do ar fica relativamente baixa e propícia para queimadas. Com a fumaça, cresce a ocorrência de pessoas com problemas respiratórios, que se tornam um problema a mais nas unidades de saúde.

“Só vamos diminuir as queimadas quando pensarmos no coletivo e fazermos a nossa parte, independente do vizinho estar ou não fazendo a parte dele. Temos que dar exemplo separando o lixo, não queimando, deixando o terreno limpo”, recomenda Adirleide Dias, agente de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

O secretário adjunto da Sema, José Assis Cavalcante, destaca que a Lei de Crimes Ambientais estabelece punição para quem provoca poluição de qualquer natureza em graus que resultem ou possam resultar danos à saúde humana, a destruição da vegetação e a morte de animais. “O infrator está sujeito a penas como reclusão e multa, que podem variar de R$80 a R$80 milhões”, explica.

Para evitar que a cultura das queimadas vá adiante, a Sema recomenda que seja feita limpeza regular dos terrenos e que o lixo seja descartado corretamente. Outra advertência da secretaria é quanto às bitucas de cigarro, vidros, carvão aceso, ou outros materiais abrasivos, que não podem ser atirados em locais onde possam provocar combustão.

A população pode informar as ocorrências de queimadas ilegais através dos telefones: 0800-647-1320 e 98423-4092 (WhatsApp) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Fonte - Prefeitura de Porto Velho

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.