News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

Livre

Rondônia lidera a produção de café na Região Norte

Rondônia é o 5º maior produtor de café do país e o maior produtor da Região Norte
Segunda-Feira, 24 de Maio de 2021 - 17:43

Dados da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri-RO) revelam que o estado de Rondônia é o quinto maior produtor de café do país e o maior produtor da Região Norte. A cafeicultura rondoniense tem sido destaque no processo de qualidade e um dos exemplos disso é o produtor Ronaldo da Silva Bento, localizado no município de Cacoal, que foi premiado com o segundo melhor café do Brasil no "Coffee of The Year 2019".

Ronaldo Bento trabalha como cafeicultor há mais de 38 anos e obteve o  financiamento com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por meio do Banco da Amazônia (BASA). Ele informou que com o financiamento recebido do BASA, a produção dele aumentou em 40%. "Com o financiamento, tivemos a oportunidade de abrir uma indústria de café e hoje exportamos para vários estados", revelou. 

"A cafeicultura rondoniense tem passado por um processo de transformação, com expressiva renovação do material genético nas lavouras de Rondônia em substituição às lavouras antigas implantadas com sementes e com baixo padrão tecnológico", diz o economista da Seagri, Alex Rilie Moreira Rodrigues.    

O superintendente do Basa em Rondônia, Diego Brito Campos, ressaltou a importância da linha de crédito verde para o setor da cafeicultura. "Para nós produzir mais com o menor impacto ambiental é o segredo do sucesso", comentou.

Ele informa que para ajudar o produtor o Banco disponibiliza linhas de crédito que vão desde a infraestrutura para o plantio, que consiste na preparação do solo, adubação, mudas, sistema de irrigação, até ao custeio pré-safra, que é o custeio antecipado da próxima safra a partir da comprovação de armazenamento da safra anterior.   

Os interessados na linha de crédito verde podem procurar qualquer uma das agências do Banco da Amazônia para conhecer as taxas e prazos compatíveis com o projeto apresentado.

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.