News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 15 de Junho de 2021

Livre

UNIRON: Curso de Enfermagem promoverá webinar sobre o protagonismo do Enfermeiro no processo de gestão em saúde

O evento irá discutir a atuação dos Enfermeiros na gestão da saúde
Sabado, 22 de Maio de 2021 - 10:07

Nos próximos dias 24 e 31 de maio, o curso de Enfermagem da UNIRON, promoverá webinar no horário das 18h às 20h, onde serão abordados temas ligados a gestão em saúde. No primeiro encontro, serão tratados sobre “O protagonismo do Enfermeiro na atualidade” e “A importância do Enfermeiro em tempos de pandemia da Covid-19”. A palestra inicial ficará a cargo da experiente Enfermeira Mara Pereira Bastos. Na sequência, Aline Maia Miola, egressa da UNIRON na área da Enfermagem, irá relatar sua experiência por conta da atuação no Centro de Pesquisa Tropical – CEPEM.  Na semana seguinte, será a vez de falar sobre “O mercado de trabalho na Enfermagem” e “Empreendedorismo na Enfermagem”. O início do evento, estará sob a responsabilidade da Enfermeira Tamires dos Prazeres de Oliveira, e em seguida, a Bacharel em Enfermagem Rayane Cunha irá conversar com os participantes. Os eventos serão coordenados pelos acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem, sob a supervisão da docente Marcela Milrea Araújo Barros.

A portovelhense que é mãe do João Pedro, acredita que o evento irá incentivar aos partícipes a ampliar os seus conhecimentos a respeito da gestão na saúde. Segundo Marcela, que atua na docência há quase 2 décadas, “As temáticas são relevantes no momento atual, principalmente por estar em discussão a valorização do profissional da Enfermagem e sua importância no contexto contemporâneo. Além disso, ajudará os acadêmicos a visualizar o mercado potencial de atuação”.

A mamãe do trio Artur, Maria Isabella e Maria Letícia, sente-se agraciada por contribuir com seu conhecimento num momento em que a área de saúde exerce papel tão relevante. A paraense Aline, com seus 38 anos bem vividos, relata: “A atuação da enfermagem na pesquisa clínica têm contribuído ativamente na pandemia, haja vista que em pesquisas relacionadas a Covid-19 são realizados exames de detecção da doença além de acompanhamento periódico. Vamos tratar sobre isso na minha participação”.

Em meio a pandemia o trabalho do enfermeiro vem se destacando e sendo reconhecido pela população. Para a mãe do Vinicius e da Marianne, inúmeras são as situações bem sucedidas neste momento difícil que estamos vivendo e temos os Enfermeiros como autores e protagonistas destas experiências em todas as regiões do país. De acordo com a paraense Mara, isso acontece por conta de muito conhecimento técnico, científico e humanização, que tem sido exitoso nos cuidados e na sobrevivência dos pacientes acometidos pela Covid-19. Para ela, “Falar do protagonismo do enfermeiro dentro do cenário da saúde é de suma importância, pois o mesmo exerce um papel cada vez mais fundamental no que tange ao cuidado à população”.

Para o filho predileto do seu Eduardo e da dona Maria Noelise, “O webinar organizado por nós acadêmicos da UNIRON, é resultante de um desafio proposto pela professora da disciplina e vem oportunizar discussões sobre o papel de protagonista do Enfermeiro na atualidade, sua importância durante esse tempo de pandemia da COVID-19, desde o ano passado até os dias atuais. Ainda, segundo Leonardo Freitas de Sá Marques, que cursa o 8º período, será tratado sobre os desafios para o mercado de trabalho e no empreendedorismo, propondo sugestões de como os Enfermeiros podem alcançar a sua própria independência financeira e o sucesso na carreira”.

Para a Professora Lisséia Cristiane Souza do Vale, que coordena o curso de Enfermagem da UNIRON, este evento possibilitará aos acadêmicos, aos profissionais e gestores em saúde, reflexões sobre a enfermagem no contexto do gerenciamento e consequentemente das melhores ferramentas para a gestão dos serviços de saúde no âmbito do SUS, na condução de processos de atenção à saúde, na tomada de decisões e na definição da função gerencial do Enfermeiro. Conforme ela afirma “Serão 2 dias de discussões pertinentes que buscarão transpor para a prática os conhecimentos adquiridos, visando a melhoria da atuação e atualização do trabalho profissional”. 

O acesso ao evento será através da Plataforma Collaborate e terá certificado de participação.

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.