News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 15 de Junho de 2021

Livre

Seosp completa um ano de atividades com 12 obras em andamento e cerca de 70 convênios

Exemplo disso, é o programa 'Governo na Cidade', que investe R$ 110 milhões em urbanismo nos 52 municípios.
Sabado, 22 de Maio de 2021 - 08:59

Construção, reforma e ampliação de hospitais, praças, parques, presídios, sedes locais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Corpo de Bombeiros Militar, polícias Civil, Técnico-Científica e Militar, estão na ordem do dia do Governo de Rondônia. Hoje (21) é o dia de lembrá-las, uma a uma. Reativada pelo governador Marcos Rocha, a Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp) completa um ano de atividades com 12 obras em andamento e aproximadamente 70 convênios.

O secretário Erasmo Meireles cumpre uma sublime missão, como ele próprio define: “Aumentar a autoestima da população. O trabalho da Seosp vem resultando na construção de calçadas, praças e prédios públicos em diversas cidades”.

Ao avaliar esse primeiro ano, ele diz que o período se apresentou “bastante vantajoso”, porque a secretaria recebeu destinações específicas suficientes para atender obras públicas na capital, em todo o município de Porto Velho e nos demais municípios do Estado. Exemplo disso, é o programa “Governo na Cidade”, que investe R$ 110 milhões em urbanismo nos 52 municípios.

“O crescimento da capital e os cuidados com o interior exigiu pessoas para empreender suas obras e, nesse aspecto, o governador Marcos Rocha tem nos prestigiado sobremaneira”, enfatizou ao atribuir à Seosp a responsabilidade por “autoestima, fomento ao turismo e à economia, com emprego e renda.

Na execução de serviços diversos a Secretaria contrata mão de obra local, abrindo centenas de empregos temporários.

“É a mais pujante secretaria de obras da Amazônia, pelo amor, dedicação e trabalho de seus integrantes. Aqui, todos fazem do dia a dia uma fonte de prazer, oferecendo o entusiasmo necessário a qualquer obra pública”, considera o secretário.

No 1º aniversário, Meireles manifestou gratidão à equipe Seosp pelo empenho em construir: “Graças à capacidade física e intelectual, aqui todos temos grande oportunidade de fazer bem aquilo que Deus quer que a gente faça”.

Das mãos e do raciocínio diário dessa equipe projetam-se todas as obras com a utilização de material clássico às modernas tecnologias de construção. Do prédio escolar à reforma do barco, do escritório da agricultura ao novo quartel, e daí às melhorias no Espaço Alternativo em Porto Velho, a Seosp reúne projetos notáveis.

Segundo Meireles, quando os engenheiros e arquitetos da Seosp chegam hoje a qualquer cidade rondoniense, são recebidos por moradores felizes e satisfeitos por essa dedicação. O caso de União Bandeirantes, celeiro da produção frutícola e agropecuária, é exemplo. Seus 25 mil habitantes ainda não dispunham de uma praça. “Embora quase sempre apareçam percalços e adversidades, sabemos que isso faz parte da nossa rotina e superamos os problemas com maestria”, disse.

Ele disse que a equipe pratica “o trabalho pensando sempre além do entorno da obra”, ou seja, projetando e edificando a acessibilidade, equipamentos urbanos, o fluxo de trânsito e a sinalização, a partir de relatórios de impacto e consultas às propostas de intervenção.

A gama de obras de construção civil leva o secretário a enaltecer, também, o apoio técnico das secretarias estaduais de Justiça (Sejus), Saúde (Sesau), Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) como São parceiros imprescindíveis.

RECRIAÇÃO

A Seosp foi recriada pela Lei Complementar nº 965 de 20 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a estrutura do Governo. Ela foi publicada no dia 23 de junho de 2020, após aprovação pela Assembleia Legislativa de Rondônia.

Nos anos 1980, o trabalho da Seosp, criada pelo ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira, “Teixeirão”, esteve mesclado com o antigo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), desmembrou-se, novamente se uniu e depois desmembrou-se outra vez.

Entre outras obras diversas anteriores e recentes realizadas em seus 365 dias de atuação, destacam-se:

► Presídio com 603 vagas no município de Jaru, na rodovia BR-364;

► Construção de 53 leitos de enfermaria, ampliando vagas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho;

► O Laboratório de Geociências de Rondônia, em Porto Velho, que atua no combate ao desmatamento e queimadas e contribui com a regularização fundiária;

► A praça de uso múltiplo esportivo e lazer do distrito de União Bandeirantes, no município de Porto Velho, com recursos próprios;

► Em parceria com o DER, fiscalização do Aeroporto de Cacoal, na rodovia BR-364;

► Construção da Feira do Produtor do Distrito de Triunfo, no município de Candeias do Jamari;

► A revitalização e modernização da embarcação Quero Quero II, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), em Porto Velho, utilizada na fiscalização de fronteiras;

► A reforma do Estádio Municipal João Saldanha, em Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia;

► O Museu de Vilhena está em fase de conclusão;

► Construção do Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar em Porto Velho;

► Projeto de construção da sede do Corpo de Bombeiros Militar em Alvorada D’Oeste, na região da Zona da Mata, em fase de licitação.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.