News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 15 de Junho de 2021

Livre

Atendimento em ‘drive thru’ facilita vacinação de pessoas com dificuldades de locomoção

Estratégia continua sendo aplicada em todos os pontos de vacinação contra a Covid-19.
Quarta-Feira, 19 de Maio de 2021 - 14:25

O passeio de carro durou pouco tempo, mas valeu a pena para Jacira da Silva. A idosa de 64 anos teve a segunda dose da Coronavac aplicada ali mesmo, no banco do passageiro do veículo em que era transportada.

“Tanto na primeira quanto na segunda vez, fui bem atendida e a aplicação foi rápida. A estratégia é importante para quem não pode se locomover”, afirma a idosa.

A estratégia citada por dona Jacira é a vacinação por sistema ‘drive thru’, que é quando o vacinador vai até a pessoa a ser atendida. O sistema foi adotado pela Prefeitura de Porto Velho desde o início da imunização contra a Covid-19. O objetivo é oferecer atenção especial a quem possui dificuldades de locomoção.

“Desde o início pensamos nesse público, principalmente os mais idosos com alguma limitação. Hoje, os dois pontos de vacinação de Porto Velho, tanto aos idosos quanto aos pacientes com comorbidades, têm um acesso e espaço exclusivo para esse tipo de aplicação”, explica Elizeth Gomes, gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Na prática, um acompanhante, ou o próprio motorista do paciente, desce do veículo e apresenta a documentação para agilizar o cadastro e conferência das informações. Finalizada essa etapa, a vacinadora leva o isopor com as doses até o veículo. Nesse tempo são feitas as orientações relacionadas ao pós-aplicação.

Para Anderson Santana, de 37 anos, a estratégia foi importante para garantir a imunização da tia dele, uma idosa de 67 anos com dificuldades de locomoção.

“Deixar uma idosa como ela esperando em uma fila é algo impensável. Esse sistema permitiu que ela e outros idosos, na mesma situação, tomassem as duas doses sem sair do carro”, explica Anderson.

“Vou continuar me cuidando porque o vírus continua circulando. Que essa alegria possa alcançar mais pessoas no futuro”, disse Jacira, agora devidamente imunizada.

A vacinação com a segunda dose do imunizante Coronavac segue nesta sexta-feira (20), da seguinte forma:

Das 9h às 13h: pessoas vacinadas com 1ª dose do dia 09/04 até15/04

Das 13h às 16h: pessoas vacinadas com 1ª dose do dia 16/04 até 21/04

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.