News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 20 de Junho de 2021

Livre

'Mercado garantido', declara agrônomo que investe no plantio de mudas de açaí em casa

Todo o processo é acompanhado de perto pelo engenheiro agrônomo que também presta consultoria para quem está disposto a investir no cultivo de mudas de açaí e outras culturas.
Quarta-Feira, 19 de Maio de 2021 - 08:58

Rico em minerais como cálcio, magnésio, potássio, ferro, aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. O açaí é puro, nutritivo e está na mesa dos brasileiros a centenas de anos. Cada vez mais o produto tem ganhado adeptos no mundo.

O engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), campi de Rolim de Moura, Jorge Oliveira não só pensou, como já vem idealizando o plantio de mudas.

A escolha foi pela espécie RBS – chubinho Pará, uma linhagem lançada em 2004 que faz parte de uma população melhorada desenvolvida pela Embrapa Oriental. Uma das características do cultivo, segundo pesquisadores, está noperfilhamento dos ramos, precocidade de produção, boa produção de frutos, frutificação de coloração arroxeada. Outro benefício é o rendimento que pode atingir de 15% a 25% da parte comestível.

O espaço para o plantio mede aproximadamente 10x20, do tamanho de um terreno normal de uma casa,aparentemente não é muito grande, mas segundo o engenheiro agrônomo, o segredo está justamente em aproveitar cada centímetro do terreno disponível. Atualmente o projeto contempla o cultivo de sete mil mudas. De acordo com o agrônomo, o ponto forte para quem quer trabalhar com o açaí é ter ciência da concorrência pelo fruto. “Isso faz do plantio de qualquer tamanho já ter a venda garantida. A procura por fruto de açaí é muito alta. Além disso, a cadeia produtiva é sólida. Com relação ao meu plantio, eu pretendo vender para produtores”, explica

Há quase um mês o projeto saiu do esboço, desde que o agrônomo resolveu deixar o emprego como gerente de uma agroindústria de processamento em Nova Mutum Paraná. “O sonho de empreender, acredito que seja a vontade de quase todo mundo. Às vezes a nossa zona de conforto faz com que neutralizamos a nossa vontade de seguir. Porém, basta um choque de realidade para mostrar que somos capazes”, declara.

Com a estrutura de sustentação erguida, o próximo passo será seguir com o grão para a sementeira. No processo ocorrerá a germinação dos frutos. Após a técnica os caroços já germinados serão transplantados para (repicagem nos saquinhos de polietileno) pretos com terra já para os canteiros. “No viveiro as mudas receberão as condições ideais das quais precisam como luminosidade, água, e nutrientes para o bom desenvolvimento e formação das sementes”, afirma o engenheiro.

Acima uma tela chamada de “sombrio” protegerá o plantio evitando a entrada de 50% dos raios solares. Pelos cálculos do pequeno produtor já foram investidos entre a produção de substrato e estrutura em torno de R$ 3 mil. “Existem investidores de várias cidades, principalmente do Sudeste interessados em açaí nativo. Alguns desses comercializadores querem produção em grande escala e por mês. Infelizmente aqui em Rondônia pela quantidade inferior em plantio não supre a necessidade deles. A época da safra de Rondônia é justamente a entressafra no Pará. Por isso existe essa demanda”, conclui.

No local, que fica localizado no Distrito de Nova Mutum Paraná, distante 100 km da capital Porto Velho, o pequeno viveiro de mudas de açaí está ganhando forma.  Pelo fato da mão de obra ser basicamente familiar, os custos são minimizados. “Eu contratei uma pessoa pagando diária. No mais sou eu, minha filha, sobrinho e por aí vai. Quem chegar e quiser colaborar está valendo”, revela.

Momento em que vão estar prontas para ir ao campo. Cada broto poderá ser vendido por até R$ 5,00. “Não precisa muito esforço para vender, a comercialização é certa. Para estas praticamente eu já tenho compradores”, destaca.

Todo o processo é acompanhado de perto pelo engenheiro agrônomo que também presta consultoria para quem está disposto a investir no cultivo de mudas de açaí e outras culturas. “Costumo acompanhar todo o processo, inclusive ensinando às pessoas os caminhos da teoria a prática ao que elas devem fazer, antes de tomar qualquer decisão. O açaí é hoje o melhor investimento para quem tem um recurso disponível e que deseja investir”, finaliza.  

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.