TERÇA-FEIRA, 23/04/2024

Semana Jurídica da UNIRON abordou temas contemporâneos

Evento foi marcado por amplos debates

Publicado em 

Semana Jurídica da UNIRON abordou temas contemporâneos - News Rondônia

Na primeira semana deste mês, foi realizado a XVII Semana Jurídica pelo curso de Direito da UNIRON, onde foi abordado o tema “Desdobramentos da Pandemia e o (Des)Respeito à Constituição: Para onde estamos caminhando?”. Durante 5 noites e 2 tardes, de maneira virtual, foram debatidos assuntos inerentes a temática acima, envolvendo diversos palestrantes de várias áreas do conhecimento, tanto em âmbito regional, quanto nacional, o que permitiu disseminar aos participantes, opiniões contraditórias, sempre mantendo um alto nível nas discussões, para que pudesse enriquecer o conhecimento da comunidade acadêmica num assunto tão pertinente e contemporâneo. A inovação ficou por conta da realização da Mostra Científica, onde os interessados puderam apresentar trabalhos científicos.

Semana Jurídica da UNIRON abordou temas contemporâneos - News Rondônia

Para Lucas Rugério Diógenes, que está iniciando no curso, ficou satisfeito em participar do evento. Segundo o calouro, “Os palestrantes Cláudio Ramos Frederico Afonso concederam um verdadeiro show de apontamentos, problematizações, muito bem fundamentadas juridicamente, além do que, vivenciadas dentro do campo de atuação de cada um. Há que se referenciar também, a maestria do mediador de um dos debates, Professor Fábio Roberto, que, a cada fala repassava informações aos acadêmicos, indo ao encontro de cada argumento sob uma perspectiva diferente. Parabenizo também a Direção e ao Coordenador do curso, Professor Cesar Jacques, pelo empenho com a qualidade da formação de seus discentes que a tanto tempo a UNIRON forma em Porto Velho”.

A caloura Beatriz Gomes de Souza, gostou principalmente de assistir o filme “O Contágio. Segundo a jovem, “Este filme mostra um pouco do que estamos vivendo nos dias atuais, uma epidemia mortal invade a cidade e os médicos tem que correr contra o tempo para identificar esse vírus. E depois seguiu com debate sobre o mesmo, apontando os principais pontos, trazendo-os para os dias atuais. Já a palestra maravilhosa com os Professores Gilberto Calil e Flávio de Leão, onde ambos apontaram os dados sobre o novo Corona vírus e levantaram a questão sobre a responsabilidade do Estado brasileiro na gestão da pandemia: acerto ou crime internacional? Em síntese, a Semana Jurídica foi muito enriquecedora, já que aconteceram debates sensacionais com palestrantes de diferentes áreas e com pensamentos diferentes. Cada palestra foi um show e eu só aprendi, adquiri muito conhecimento e sai com pensamento diferente. Tenho certeza que quem participou amou e saiu com novas opiniões e aprendizados. Já estou ansiosa para a próxima”.

Para a acadêmica do 2º período, Thais Bruna Caetano Correa, após passar os dias da Semana Jurídica, a mesma ficou com uma agradável sensação de momentos bem vividos, de trocas afetivas, conhecimentos, muita energia e disposição para tocar a frente os estudos. Ela agradece a todas as pessoas queridas do núcleo técnico, e, em especial ao Coordenador Cesar, o carinho, reconhecimento e agradecimento pelo trabalho competente e dedicado que foi realizado que proporcionou a todos, oportunidades únicas de ampliar o nosso saber”.

“Foi um aprendizado inesquecível na minha vida profissional a Semana Jurídica, pois os palestrantes abordaram vários assuntos, mais o principal e mais marcante foi sobre a pandemia do Corona vírus, aonde foram discutidos erros e acertos do governo federal. Os debates com palestrantes que não tem ideologia política, reforça muito o aprendizado dos alunos, pois abre um caminho de ideias que poderiam ter sido feitas no Brasil, evitando várias mortes e destruições de lares.” Com esse entendimento, Erique Rodrigues Marques, do 6º período ficou satisfeito pela realização do evento e agora aguarda com ansiedade o próximo.

A Semana Jurídica da UNIRON sempre teve grande relevância para a vida acadêmica do discente do 9º período, João Lucas Mota de Almeida, que menciona a vasta gama de palestrantes que estiveram no evento para passar parte de seus conhecimentos de forma didática e atualizada. O jovem ressalta, “Com essa modalidade virtual, eu consegui fazer com que a minha mãe e o meu namorado assistissem comigo, agregando a eles informações que tenho certeza que levarão para sempre”.

Para a futura operadora do Direito, Laira Katryne Moraes Gerhardt, que está no  9º período de Direito, “A XVII Semana Jurídica da UNIRON foi marcada por palestras e debates concernentes aos principais reflexos da pandemia da COVID-19, promovendo a discussão sobre temáticas como as políticas adotadas pelo Poder Público para fins de conter o avanço da pandemia, bem como as medidas do Poder Judiciário referentes às decisões estatais, abordando também os aspectos da saúde mental nas relações trabalhistas. Durante o evento ocorreu a Mostra Científica realizada pelos acadêmicos do curso de Direito, ocasião em que foram apresentadas pesquisas sobre questões atuais da seara criminal, cível, ambiental, constitucional, dentre outras. A relevância deste acontecimento ocorre em virtude da visibilidade às pesquisas, que impulsionam o avanço em diversas ciências. A Semana Jurídica demonstra o interesse e o comprometimento da UNIRON, que forma profissionais para além do ambiente da sala de aula, incentivando-nos à exposição dos nossos posicionamentos, preparando-nos para o mercado de trabalho e principalmente para assumir o compromisso de atuar em prol da sociedade. Sou orgulhosa em afirmar que faço parte desta comunidade acadêmica, que conta com um quadro de docentes empenhados, uma coordenação que não mede esforços para promover o ensino, a pesquisa e a extensão e colaboradores de excelência. Sou grata pelas oportunidades de aprimoramento profissional e pela certeza de que futuramente como egressa, terei espaço para continuar crescendo e contribuindo com a UNIRON”.

Para Flávio de Leão Bastos Pereira, que atua como Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, sua participação na Semana Jurídica da UNIRON foi uma experiência engrandecedora e absolutamente gratificante, em face da troca de experiências com as/os professoras/es e acadêmicos. O tema abordado vem se mostrando de crescente relevância no Brasil, embora já muito debatido em outras escolas jurídicas, diante do contexto marcado pela pandemia e o estabelecimento de conexões entre o cenário nacional com a possibilidade de ocorrência de crimes internacionais. Para o ilustre palestrante, “A perfeita compreensão sobre as dinâmicas, elementos e circunstâncias que caracterizam os crimes contra a humanidade e o crime de genocídio são essenciais para que não sejam equivocadamente invocados e tangenciados. Agradeço ao honroso convite para participação nesta bela Semana Jurídica da UNIRON”.

O Coordenador do Curso de Direito da UNIRON, Professor Cesar Jacques, relata a satisfação pelo êxito da XVII Semana Jurídica, pois ao ter tido centenas de participantes, demonstrou o interesse e entusiasmo dos acadêmicos pela mesma. Conforme faz questão de ressaltar, “Fiquei muito feliz em conseguirmos realizar um evento tão significativo para a formação dos nossos acadêmicos, onde foi discutido e aprofundado os assuntos de maneira multidisciplinar, e ainda, abrimos espaço para a participação dos nossos discentes, que colaboraram de maneira efetiva para o sucesso do mesmo, na medida em que se propuseram a apresentar seus trabalhos na Mostra Científica. Que a cada semestre possamos ampliar a qualidade e assim manter o sucesso obtido nessa edição.”

Em breve, a UNIRON estará disponibilizando outras novidades. Fique ligado.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Selo UNICEF é promovido no Acre

Confira.
L
Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Segundo ele, alguém com acesso à ferramenta tentou desviar recursos
L
Ministra mantém indenização de Deltan a Lula por caso de powerpoint

Ministra mantém indenização de Deltan a Lula por caso de powerpoint

Decisão é da ministra Cármen Lúcia, do STF.
L
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
L
Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

Reserva com 1,8 milhão de hectares está localizada em Rondônia
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Le Petit Cirque: Tradições e Encantos no Coração de Porto Velho

Le Petit Cirque: Tradições e Encantos no Coração de Porto Velho

Descubra a magia dos circos tradicionais e aproveite descontos exclusivos no espetáculo.
L

Programa Agenda News entrevista: Dulia Passos

Não perca na próxima segunda-feira, dia 22, às 17h, uma entrevista imperdível no programa Agenda News
L

Giro News entrevista: Deputada Silvia Cristina

O News Rondônia irá lançar o programa Giro News em grande estilo no próximo dia 22, às 16h.
L

Agromotores apoia o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Temos um questionamento: e a indústria que seria atraída com a geração de energia elétrica?
L

Primo do governador do Acre é assassinado em discursão; causa envolve ciúmes

O autor do crime continua desaparecido.
18
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura realiza 3º certame de seleção por competência para cargos de diretores e vice-diretores escolares

Seleção vai atender 16 unidades escolares e inscrições seguem até o último minuto do próximo dia 30
L

Classificados no programa de “Mãos Dadas com a Educação” devem comparecer à Semed até dia 30 de abril

Foram classificadas 100 pessoas no processo seletivo
L
Vaga de Empregos

Flow Coffee abre vaga para Auxiliar de Cozinha em Porto Velho

A vaga, divulgada em 22 de abril de 2024, destina-se a indivíduos com experiência prévia na função e disposição para trabalhar em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Maria Aparecida da Silva abre vaga para Caseiro em Porto Velho

A vaga, publicada em 22 de abril de 2024, destina-se a pessoas com experiência prévia na função e disposição para realizar trabalho braçal.
Vagas de Emprego

Imperio Centro Automotivo Abre Vaga para Chefe de Pátio em Porto Velho

A oportunidade, divulgada em 22 de abril de 2023, oferece um posto em tempo integral para profissionais qualificados e experientes na área.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

O recurso já está na conta bancária da prefeitura para execução da obra.
L
Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Conforme informou o parlamentar, moradores do Aeroclube informaram que a sinalização nos cruzamentos estava precária e muitos motoristas acabavam por invadir as vias preferenciais.
L

Prefeitura de Alvorada do Oeste recebe emenda parlamentar de Cláudia de Jesus

Recurso deverá ser utilizado para compra de equipamentos agrícolas.
L

Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Parlamentar afirmou que vai destinar mais de R$ 1,5 milhão de reais de emendas para a região.
L

Dra. Taíssa solicita informações sobre falta de água em Guajará-Mirim

Paralisação acontece há quase dez dias e a população enfrenta dificuldades
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é atacado a tiros em lanchonete em frente à Ana Adelaide

URGENTE: Homem é atacado a tiros em lanchonete em frente à Ana Adelaide

Populares socorreram o rapaz para o hospital onde recebeu atendimento.
14
ATUALIZANDO: Homem é baleado pela esposa que tira a própria vida na zona sul

ATUALIZANDO: Homem é baleado pela esposa que tira a própria vida na zona sul

Agentes da Delegacia de Homicídios foram acionados.
18
Atropelamento deixa idoso com duas fraturas na zona leste

Atropelamento deixa idoso com duas fraturas na zona leste

Ambos foram socorridos por equipes de resgate.
12
PF RO atua na liberação de embarcação brasileira apreendida na Bolívia

PF RO atua na liberação de embarcação brasileira apreendida na Bolívia

Foram quatro dias de intensa negociação na fronteira.
10
Bandidos furtam bicicleta de criança em frente de supermercado na zona leste

Bandidos furtam bicicleta de criança em frente de supermercado na zona leste

Nas imagens o menino chega no estabelecimento comercial sob olhar de um dos criminosos, enquanto o outro está dentro do supermercado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descobrindo a tecnologia por trás do Gorilla Glass Armor: Samsung lança vidro exclusivo para o Galaxy S24 Ultra

Em um vídeo revelador, a Samsung expõe a engenharia sofisticada e a meticulosa precisão técnica envolvidas no desenvolvimento do Gorilla Glass Armor, um vidro inovador criado para maximizar a qualidade e a resistência da tela do novo Galaxy S24 Ultra.
L
Oposição no Equador vê derrota de presidente Noboa em referendo

Oposição no Equador vê derrota de presidente Noboa em referendo

Posição contrasta com a do governo, que tem defendido a vitória
L

Embriagado na BR-364, homem é preso após quase colidir em viatura da PRF

Durante os procedimentos administrativos, o condutor proferiu ofensas e ameaças à equipe, além de ter arremessado uma caixa de ferramentas contra um dos policiais
10

Mulher totalmente embriagada é presa na BR-364 após causar acidente

Segundo a PRF, os veículos envolvidos se encontravam sem licenciamento e com licenciamento atrasado.
12
Boxe: Brasil fatura 2 ouros e 3 pratas em 1º evento da Word Boxing

Boxe: Brasil fatura 2 ouros e 3 pratas em 1º evento da Word Boxing

Torneio internacional reuniu 150 atletas, 39 deles com vaga em Paris
L
Deadpool & Wolverine ganha novo trailer insano; assista

Deadpool & Wolverine ganha novo trailer insano; assista

Longa reúne Ryan Reynolds e Hugh Jackman
L

Recebimento da Licença Ambiental: UCB INDUSTRIA DE COMPONENTES ELETRONICOS E INFORMATICA S.A.

Licença Ambiental Simplificada – LAS n° 82 SOL/DLA
L

Mulher sofre acidente na BR-364 e morre no hospital

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve presente no local e registrou o acidente de trânsito. O caso agora deverá ser investigado.
18
EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

O objetivo do projeto é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.
L
PS Especial UNIR 2024 – Inscrições via notas do Ensino Médio seguem abertas nos campi de Ji-Paraná e Vilhena

PS Especial UNIR 2024 – Inscrições via notas do Ensino Médio seguem abertas nos campi de Ji-Paraná e Vilhena

As vagas são destinadas aos candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.  
L