News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 22 de Junho de 2021

Livre

Concurso INSS: deputados defendem convocações de aprovados

Ainda de acordo com o Fenasps, cerca de um terço da força de trabalho na autarquia se aposentou nos últimos cinco anos, período em que houve apenas um concurso público, em 2015.
Sabado, 15 de Maio de 2021 - 09:13

Deputados federais enviaram análise ao Ministério da Economia para que mais aprovados do último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sejam convocados. O edital do último concurso INSS ocorreu em 2016.

No pedido, a deputada Edna Henrique (PSDB-PB) pede que a União tome todas as medidas para a criação, reabertura ou ampliação dos serviços de assistência social para pessoas em situação de rua.

Com isso, o deputado federal Pedro Augusto Palareti (PSD/RJ) sugeriu ao Ministério da Economia que os aprovados do último concurso INSS, em todas as áreas, fossem convocados – inclusive, todos aprovados que se encontravam no Cadastro de Reserva.

No último concurso público, foram ofertadas 150 vagas para Analista do Seguro Social. Atualmente, não há previsão de realização de novo concurso público.

Posicionamento mais atual é de que um novo concurso só ocorra a partir de 2022. Em 2020, órgão não enviou nenhum pedido de realização de concurso público.

A autarquia calcula que novos concursos públicos só serão calculados a partir de 2022, período em que os contratos temporários terminam.

Com mais de 17 mil inscritos no processo seletivo para temporários, o INSS afirmou que passa por grandes mudanças na estrutura.

Nas palavras do órgão, estudos estão sendo realizados sobre a “real necessidade de pessoal e suas qualificações”para, futuramente, enviar pedido para “recomposição da mão de obra, com base na nova realidade do INSS”

A expectativa, em nota em maio deste ano, é de que os temporários ajudarão a zerar o estoque de requerimentos e análises de processos.

Sindicato alerta para falta de servidores

De acordo com o sindicato da categoria (Fenasps) em nota de janeiro deste ano, são necessários 23 mil novos servidores para que a situação da falta de servidores públicos se resolva.

“Além do caos estrutural por falta de equipamentos e problemas nos sistemas de lógica operacionais, seria necessária a contratação de pelo menos 23 mil novos servidores para atender à demanda estimada em aproximadamente 1 milhão e 800 mil processos represados na fila virtual, e outros milhares em análise”, afirmou a nota do sindicato.

Dados do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário apontam que há uma fila virtual com mais de 1,5 milhão de pessoas esperando para serem atendidas pelo INSS.

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho de passar em concurso público.

Fonte - 025-DIREÇÃO CONCURSOS

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.