News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021

Livre

Campanha de reciclagem no TJRO: Embalagens plásticas devem estar higienizadas

Nages alerta sobre especificações dos itens para a mobilização a reduzir destinação irregular de embalagens
Quinta-Feira, 13 de Maio de 2021 - 09:40

Começa na próxima segunda-feira, 17 de maio, a campanha de reciclagem de embalagens plásticas feita pelo Tribunal de Justiça de Rondônia para mobilizar o público sobre a separação e destinação seletiva de resíduos plásticos que podem ser reciclados. Todo o material coletado será doado para a Cooperativa de Catanorte, que reúne catadores de resíduos na Vila Princesa, na capital. O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) alerta aos interessados em participar da campanha que as embalagens de água, refrigerantes, sucos, shampoos, condicionadores, dentre outros, devem estar rigorosamente higienizadas, ou seja, sem a sobra dos produtos que embalavam quando da sua utilização ou mesmo com sujeira externa à embalagem.

Segundo Maiara Ribeiro, coordenadora do Nages-TJRO, não serão aceitas embalagens feitas de outros materiais como vidro, papel ou papelão, assim como também as embalagens de remédios, mesmo as feitas de plástico, por serem resíduos perigosos, que devem ter destinação especial, conforme as regulamentações técnicas. A coordenadora lembra que todos os servidores, servidoras, magistrados, magistradas, estagiários e estagiárias, assim como colaboradores e colaboradoras terceirizados poderão participar da campanha, que é alusiva ao Dia Nacional da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio. Os usuários da Justiça como advogados e advogadas, membros do Ministério Público e da Defensoria também estão convidados para colaborar com a mobilização.

A comunidade em geral também pode participar da iniciativa do TJRO. Basta que procurem o ponto de coleta que será instalado no Fórum Geral Desembargador César Montenegro, na Avenida Pinheiro Machado entre as ruas Gonçalves Dias e José Bonifácio, no Centro da cidade de Porto Velho. Não é preciso inscrição prévia para a participação, apenas a disponibilidade em separar esses materiais para a destinação, e entre os dias 17 e 21 de maio (de segunda a sexta-feira), das 7h às 14h, levar o material recolhido para o ponto de coleta no fórum.

"Quanto mais gente participar, mais os catadores poderão transformar o que iria para o lixão numa possibilidade de geração de renda", enfatiza o juiz auxiliar da Presidência do TJRO, Guilherme Ribeiro Baldan, presidente do Comitê de Sustentabilidade na instituição. O magistrado reforça que a campanha está dentro do contexto das ações executadas no Judiciário Rondônia, que só em 2021 já realizou a destinação adequada de resíduos perigosos, conforme a legislação ambiental vigente e a doação de mais de meia tonelada de tampinhas de plásticos e lacres de alumínio para a geração de recursos para a Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC).

A campanha faz parte das ações do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça, que encampa diversas iniciativas em prol da sustentabilidade, em defesa do meio ambiente e pela economia circular, evitando que os resíduos que podem ser reciclados sejam tratados como lixo e se tornem alternativa financeira para as pessoas que vivem da coleta, em Porto Velho.

Fonte - TJRO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.