SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

Em contraste com ministro Queiroga, Barra Torres expõe na CPI divergências com Bolsonaro

À CPI da Covid, presidente da Anvisa disse ter amizade com o presidente, mas evidenciou posição contrária a atitudes de Bolsonaro, como provocar aglomeração e criticar vacinação.

Publicado em 

Em contraste com ministro Queiroga, Barra Torres expõe na CPI divergências com Bolsonaro - News Rondônia

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, expôs nesta terça-feira (11), em depoimento à CPI da Covid, divergências com o presidente Jair Bolsonaro em relação a métodos de enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Em contraste com ministro Queiroga, Barra Torres expõe na CPI divergências com Bolsonaro - News Rondônia

Barra Torres é o quarto depoente da comissão parlamentar de inquérito do Senado. Ele foi convocado para prestar esclarecimentos principalmente sobre a autorização de vacinas contra a Covid-19, como Sputnik e Covaxin, que ainda não obtiveram aval da Anvisa.

Durante a audiência, o chefe da Anvisa foi questionado sobre diversos comportamentos recentes do presidente da República — com quem disse ter "amizade" (vídeo abaixo) — relativos à pandemia, como aglomerações que provoca em eventos públicos e críticas à vacinação.

Barra Torres evitou envolver Bolsonaro nas respostas, mas evidenciou posição contrária às atitudes do presidente.

Ele chegou a demonstrar arrependimento por ter aparecido ao lado do presidente em uma manifestação pró-governo no início da pandemia, em março de 2020 (vídeo abaixo).

Questionado se compartilha do posicionamento do presidente contrário às medidas de distanciamento social e à utilização de máscara, Barra Torres ressaltou a "amizade" que mantém com Bolsonaro, mas disse que a conduta do presidente difere da dele.

“As manifestações que faço têm sido todas no sentido do que a ciência determina. Na última 'live' de que participei com o presidente, inclusive, permaneci o tempo todo de máscara, o que causou até uma certa estranheza por parte de alguns integrantes da imprensa. Então, são formas diferentes, de pessoas diferentes”, afirmou.

A atitude contrasta com o posicionamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que, em depoimento à comissão na semana passada, evitou discordar do presidente em diversos temas – por esse motivo, senadores defendem que o ministro seja novamente convocado a falar à CPI.

Barra Torres está na Anvisa por indicação de Bolsonaro. O mandato dele na agência vai até o final de 2024.

Questionado pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) sobre como reagiria diante da possibilidade de Bolsonaro ficar descontente com suas declarações à CPI, Barra Torres disse que não mudará de posição.

"Minha reação é continuar vivendo como sempre fiz. Não modifico absolutamente nada. Acho que as amizades existem para atravessar qualquer tipo de problema — se é que está havendo um tipo de problema. Da minha parte, não há o que ser mudado. Estamos trabalhando numa linha que parece ser adequada, e é nela que nós vamos continuar. Vou manter a minha conduta”, disse Barra Torres.

Aglomeração

Durante o depoimento, Barra Torres foi indagado sobre o que pensa do passeio de moto feito por Bolsonaro no último domingo (9), ao lado de dezenas de motociclistas.

Barra Torres afirmou que não esteve no evento. “Sou contra qualquer tipo de aglomeração nesse sentido”, disse.

"Qualquer coisa que fale de aglomeração, não usar álcool [gel], não usar máscara e negar vacina são coisas que não têm nenhum sentido do ponto de vista sanitário", acrescentou.

Ao senador Humberto Costa (PT-PE), Barra Torres respondeu "não" à pergunta sobre se concordava com a tese da "imunidade de rebanho" — segundo a qual a contaminação em massa frearia a expansão do vírus —, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (vídeo abaixo).

Vacina

O relator Renan Calheiros (MDB-AL) relacionou algumas das declarações de Bolsonaro sobre a vacina contra a Covid-19, entre as quais a de que não compraria vacinas da China e outra na qual falou em possibilidade de alguém “virar um jacaré” se tomasse o imunizante.

Calheiros perguntou qual seria o impacto dessas afirmações do presidente da República.

“Todo o texto que Vossa Excelência leu e trouxe à memória vai contra tudo o que nós temos preconizado em todas as manifestações públicas — pelo menos aquelas que eu tenho feito e aquelas de que eu tenho conhecimento, que os diretores, gerentes e funcionários da Anvisa têm feito. Então, entendemos, ao contrário do que o senhor acabou de ler, que a política de vacinação é essencial”, disse.

“Discordar de vacina e falar contra vacina não guarda uma razoabilidade histórica, inclusive. Vacina é essencial. Então, eu penso que a população não deve se orientar por condutas dessa maneira. Ela deve se orientar por aquilo que está sendo preconizado, principalmente pelos órgãos que têm linha de frente no enfrentamento da doença”, afirmou Barra Torres

'Um manda e outro obedece'

Durante a sessão, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) perguntou se Barra Torres compartilhava da opinião de que a “máxima em relação ao enfrentamento à pandemia ou à vacina” tem de ser sempre a de que “um manda e outro obedece”.

O senador fazia referência à fala do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello em outubro do ano passado, quando foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro a comprar 46 milhões doses da vacina CoronaVac em razão da origem chinesa – o que, ao fim, acabou acontecendo.

Sem tratar do episódio, Barra Torres afirmou que qualquer ação de saúde é pautada pela ciência.

“A questão hierárquica é uma outra questão. Não tem nada a ver com isso. Então, não é a minha filosofia, por exemplo”, disse.

O presidente da Anvisa também foi questionado se o presidente Jair Bolsonaro em algum momento telefonou para ele a fim de tratar do registro da CoronaVac, vacina que já havia criticado e que responde por quase 80% dos vacinados no país.

Barra Torres, que é contra-almirante da Marinha, negou o contato fazendo uma analogia com a área militar.

“No meio militar, de onde eu venho, uma das coisas que é ruim e causa irritação nos demais é aquele cidadão que quer ser alguma coisa que ele não é. Aí, começa a frequentar outros círculos, começa a emitir certos conceitos. Então, eu sempre me posicionei muito dentro da minha área de atuação. Não tenho desejo, não almejo nenhum outro lugar a não ser exatamente o lugar onde eu estou agora”, disse.

Tratamento precoce

Antônio Barra Torres opinou ainda sobre a adoção do chamado "tratamento precoce", defendido pelo presidente. Ele manifestou posição contrária ao uso da cloroquina, remédio defendido pelo presidente e cuja ineficácia no tratamento da Covid está cientificamente comprovada.

“A minha posição sobre o tratamento precoce da doença não contempla essa medicação, por exemplo, e contempla, sim, a testagem, o diagnóstico precoce e, obviamente, a observação de todos os sintomas que a pessoa pode ter e tratá-los, combatê-los o quanto antes. Essa doença mostra que, quando ela acomete nível pulmonar, já é um pouco tarde para atuar, os resultados são muito ruins no diagnóstico de médio prazo e tardio”, disse.

O presidente da Anvisa também foi indagado se já discutiu com o presidente da República sobre a indicação de tratamento precoce contra a Covid-19.

“Não. Procuro me manter completamente fora disso”, respondeu.

Senadores elogiam

Diante das posições que apresentou à comissão, o presidente da Anvisa recebeu elogios de vários senadores, entre os quais o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o vice Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

"Vossa excelência hoje passa para o Brasil o que ciência pensa", afirmou Omar Aziz (vídeo acima). "O senhor tem uma formação militar, de hierarquia, de disciplina, mas acima de tudo — foi o que eu disse para o ministro Queiroga aqui — o cargo passa, mas a tua profissão vai continuar. Então, parabéns pelo seu posicionamento sobre isolamento, sobre vacina, sobre aglomeração", complementou o presidente da CPI.

“Fiquei muito feliz por saber que existe alguém no governo – de toda sorte, a agência é vinculada ao governo – que condena a prática do presidente da República de fazer aglomerações, de andar sem máscara e de disseminar o vírus”, afirmou Humberto Costa. “Fico feliz por ter encontrado alguém nesse governo que considera que as atitudes do presidente da República são absolutamente equivocadas”, acrescentou.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.
L
Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

Transações estão restritas a operações diretas autorizadas pelo BC
L
Novas vacinas contra covid-19 chegam na próxima semana

Novas vacinas contra covid-19 chegam na próxima semana

Doses atualizadas protegem contra variante XBB do vírus
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Deputada comemorou investimentos que beneficiará agricultores com 495 habitações.
L

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

O deputado Ribeiro do Sinpol, autor do requerimento, presidirá o evento.
L

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

É que tanto o PL quanto o ex-candidato Daniel Pereira recorreram ao TSE visando reformar a decisão proferida pelo Tribunal Eleitoral de Rondônia que afastou a pretensão de cassação dos atuais mandatários do estado.
L
Jeová Canuto lança Pré-Candidatura a Prefeito de Guajará-Mirim pelo Avante

Jeová Canuto lança Pré-Candidatura a Prefeito de Guajará-Mirim pelo Avante

Representando o partido Avante, Jeová Canuto, como é conhecido na comunidade, surge como uma voz de mudança e esperança para uma cidade que enfrenta desafios complexos.
L
Deputada Sílvia Cristina pede apoio do CFM para ampliar número de anestesistas em Rondônia

Deputada Sílvia Cristina pede apoio do CFM para ampliar número de anestesistas em Rondônia

Parlamentar se reuniu com o presidente Hiran Gallo e solicitou a intervenção do Conselho
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Idoso é sequestrado e obrigado a fazer pix durante roubo em Porto Velho

Os criminosos rodaram por várias horas com o idoso, depois levaram a vítima para o residencial Orgulho do Madeira onde ficou em cárcere privado e foi obrigado a fazer um pix no valor de R$1.000 reais.
12
polícia

Ladrão é preso após quebrar blindex e fazer furto em loja no centro

Informações obtidas pelo site dão conta que o suspeito quebrou a porta de blindex de uma loja que vende artigos de aromaterapia e com uma sacola na mão invadiu o local.
10
Morador de rua é espancado dentro da feira do produtor em Porto Velho

Morador de rua é espancado dentro da feira do produtor em Porto Velho

Durante o atendimento o rapaz gritava com dores pelo corpo e uma possível fratura no braço, depois foi encaminhado ao Hospital João Paulo II.
14

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

Proporção é a maior já registrada no país, aponta IBGE
L
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
L
Ensino a distância estimula inclusão indígena, mas qualidade é desafio

Ensino a distância estimula inclusão indígena, mas qualidade é desafio

Para a Macuxi Roberta de Lima o ensino superior lhe abriu portas
L
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Instalações com infraestrutura serão obrigatórias a partir de 2025
L
Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix

Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix

Foram vazadas informações cadastrais do Banpará
L
Inep defende que Enem não é para avaliar itinerários formativos

Inep defende que Enem não é para avaliar itinerários formativos

Comissão do Senado avalia projeto de reforma do ensino médio
L
Haddad pede recursos a bancos multilaterais em meio à crise climática

Haddad pede recursos a bancos multilaterais em meio à crise climática

Senador Bernie Sanders expressa apoio à taxação de super-ricos
L
Operadoras de planos de saúde têm lucro de R$ 3 bilhões em 2023

Operadoras de planos de saúde têm lucro de R$ 3 bilhões em 2023

Balanço é enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar
L
EUA impedem ONU de reconhecer Estado palestino como membro pleno

EUA impedem ONU de reconhecer Estado palestino como membro pleno

País defende negociação direta entre Israel e Palestina
L
BC só intervirá no dólar em caso de mau funcionamento dos mercados

BC só intervirá no dólar em caso de mau funcionamento dos mercados

Incerteza compromete visibilidade de cenários, diz Campos Neto
L