QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

Em visita a fazenda invadida em Chupinguaia, FOLHA registra destruição, animais abatidos e clima tenso entre policiais e LCP

Veículos de imprensa acompanharam patrulhamento na Fazenda Nossa Senhora Aparecida

Publicado em 

Em visita a fazenda invadida em Chupinguaia, FOLHA registra destruição, animais abatidos e clima tenso entre policiais e LCP - News Rondônia

A convite como 3° Batalhão da Policia Militar de Vilhena, a reportagem do FOLHA DO SUL ON LINE, juntamente com representante de outro site correspondente e de duas emissoras de TV locais, acompanhou um patrulhamento na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Chupinguaia, que nos últimos meses tem sido um ponto de tensão constante para os moradores do município e arredores, devido uma invasão de integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), que já dura quase um ano.

A fazenda que hoje se encontra praticamente abandonada devido os camponeses, que são extremamente hostis, terem colocado pânico nos funcionários com a queima de residências e depredação de estruturas da propriedade, avaliada em grandes quantias. A área agora serve de ponto de apoio para equipes da Polícia Militar, que guardam a sede dia e noite a fim de evitar novos ataques.

Em visita a fazenda invadida em Chupinguaia, FOLHA registra destruição, animais abatidos e clima tenso entre policiais e LCP - News Rondônia

Durante o patrulhamento, que é realizado diariamente para evitar que os invasores ganhem mais áreas da propriedade, além da reserva legal que já ocupam, a imprensa pode ver de perto alguns dos danos causados pelos camponeses, que a qualquer sinal de aproximação, mesmo pacífica, se “alvoroçam” e proferem ameaças e xingamentos contra as guarnições.

Além da hostilidade e audácia dos invasores, que chegam a afrontar os policiais convidando-os para “saírem no braço”, a reportagem presenciou cenas tristes de animais, que após serem esfaqueados e baleados pelos posseiros, são soltos no pasto para morrerem em sofrimento.

De acordo com informações levantadas no local, nos últimos meses centenas de cabeças de gado tiveram que ser tiradas às pressas das áreas da fazenda, sendo mais de 500 em dois dias da última semana, devido os crimes de furtos e maus tratos cometidos pelos invasores, que já abateram 76 animais só nos últimos meses.

Na noite que antecedeu a visita da imprensa ao local, os camponeses chegaram a poucos metros da sede da fazenda, colocando as guarnições em alerta total e provocando medo nos poucos civis que permanecem ali em apoio aos policiais.

“Minha esposa e eu passamos a noite no sofá, já prontos pra sair às pressas caso eles tentassem invadir a sede. Ninguém mais tem paz neste lugar”, afirmou o cozinheiro da propriedade.

Em poucos minutos que a imprensa esteve  no curral da propriedade, que possuía uma grande estrutura usada para inseminação e  que foi totalmente destruído pelos invasores, foi possível ouvir a queima de fogos provocada pelos olheiros para alertarem os demais integrantes sobre a aproximação das guarnições e em frações de segundos, vários grupos de pessoas saíram da mata e marcharam em direção ao local de forma intimidadora.

“Bando de puxa saco, baba ovo, vão trabalhar seus vagabundos”, gritavam os posseiros, que se aproximaram arremessando pedras com estilingues e faziam uso de escudos, bolsas a tira colo e caixas de fogos de artifício.

Segundo os militares, nas referidas bolsas, também conhecidas como “capangas”, os invasores carregam coquetéis molotov e bombas de fabricação artesanal, nas quais fixam pregos e atiram com estilingues, para que, na explosão, os objetos pontiagudos se espalhem e atinjam quem  possa estar próximo.

Diante da agressividade dos posseiros,  as guarnições que faziam a segurança da imprensa tinham que recuar, pois várias viaturas já foram danificadas pelas pedras arremessadas por eles.

Além de várias cabanas espalhadas por pontos estratégicos da fazenda, principalmente no denominado “Morro do Macaco”, de onde os olheiros possuem uma visão privilegiada de 360 graus, os camponeses espalham armadilhas no pasto e pelas estradas, como os “jacarés”, que possuem “garras” afiadas e que, ao serem pisadas cravam, na perna ao ponto de causar lesões graves, e tábuas com pregos, que são jogadas em poças e enterradas na estrada para dificultar a visualização.

O último ato de vandalismo dos posseiros, que já serraram várias pontes da linhas, foi a tentativa de atear fogo na que dá acesso aos retiros incendiados por eles há pouco tempo, que além de impedir o acesso da polícia e da imprensa ao local, impossibilita a escoação de grãos e da produção dos pequenos agricultores.

Além dos prejuízos materiais que tem causado a todos os moradores ao longo da RO-370 e das linhas, o invasores também dificultam o acesso destes à saúde, pois devido destruírem as pontes e colocarem armadilhas pelas estradas, o trânsito dos sitiantes até a cidade com seus veículos, animais ou de ambulâncias, se torna impossível, sem contar o temor ao qual são submetidos, pois carros chegam ser abordados pelos camponeses, que segundo os militares, montam guaritas nos entroncamentos das linhas.

Dentro de poucas horas que a reportagem ficou na área, pode sentir o clima de tensão dos moradores e a agressividade dos invasores, que a todo tempo faziam uso de equipamento de ponta para filmar a presença da imprensa e dos militares e eram agitados sempre por duas mulheres. Cada grupo que se aproximava era guardado por dois olheiros que se mantinham dispersos e com bolsas a tira coloco.

A reportagem do site também registrou a área de plantação que foi incendiada pelos invasores e, no trajeto até Vilhena, é possível ver inúmeras placas de trânsito com pichações da liga com os seguintes dizeres: “Não vote, lute LCP”.

Informações extraoficiais que chegam ao militares que guardam a área dão conta de que há a possibilidade dos camponeses, que são procurados pela justiça pela morte de um tenente e um sargento da Polícia Militar, que ocorreu em outubro do ano passado, a 130 Km de Porto Velho, no assentamento Thiago dos Santos, estejam hoje sendo abrigados no Manoel Ribeiro, em Chupinguaia.

Diante da impossibilidade de diálogo com os camponeses, que cobrem seus rostos para não serem identificados, uma reportagem divulgada pela revista Veja no final do mês passado, afirmou que o Governado Marcos Rocha foi a Brasília e solicitou ao Presidente Jair Bolsonaro, o apoio da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no Estado contra a Liga dos Camponeses Pobres, que ele denominou como “terroristas”.

Já de acordo como o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar de Vilhena, ainda não data certa para a chegada das tropas, porém, mesmo que a Força Nacional assuma os trabalhos, as guarnições da PM continuarão realizando as operações corriqueiras na área, sendo uma delas, a “Paz no Campo”.

Vale ressaltar que todos os esforços das forças de segurança tem sido para evitar um “95”, como é chamado devido ao ano em que ocorreu, o massacre na antiga fazenda Santa Elina, em Corumbiara.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Publicidade

DESTAQUES NEWS

RONDÔNIA: Quente, com chuvas pontuais que podem ser fortes

Porto Velho com chuvas isoladas.
L
Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África
L

Escuridão Urbana: O Impacto dos furtos de fiação em Porto Velho

De parques revitalizados a praças públicas, a capital rondoniense enfrenta uma onda de criminalidade que compromete sua infraestrutura e segurança, gerando prejuízos significativos aos cofres públicos.
L
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Parlamentar abordou sobre a infraestrutura e segurança pública.
L
Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas
L
Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado.
L
Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Emenda parlamentar foi uma solicitação de vários vereadores e lideranças regionais importantes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16

Polícia Militar de Rondônia utiliza instrumento há 8 anos para agilizar atendimento à população

De 1º de janeiro de 2019 a 22 de abril de 2024, um total de 27.746 registros efetuados pelo TCO
L

URGENTE: Motorista de Pajero causa grave acidente com motoboy na Guaporé

Segundo testemunhas, o motorista de um carro modelo Pajero estaria saindo de uma garagem quando não se atentou ao motoboy que seguia sentido Avenida Amazonas e causou a forte batida.
12

URGENTE: Jovem capota carro roubado durante perseguição na BR-319 em Porto Velho

Segundo a PM, o carro havia sido roubado e, durante a fuga, o veículo foi visto passando pela ponte sobre o Rio Madeira
14
PRF apreende quase 11 kg de skunk em Porto Velho

PRF apreende quase 11 kg de skunk em Porto Velho

Infrator alegou que transportaria a droga da cidade de Manaus/AM até o estado de Mato Grosso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Ação acontece até o dia 29 de abril na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos e outras localidades
L
Prefeitura divulga calendário anual para aplicação de recursos para a cultura da capital

Prefeitura divulga calendário anual para aplicação de recursos para a cultura da capital

Calendário contém informações e previsões para ações de agentes culturais do município
L
Capoeira transforma vidas de crianças e jovens do programa Talentos do Futuro

Capoeira transforma vidas de crianças e jovens do programa Talentos do Futuro

As aulas gratuitas acontecem em dois polos em Porto Velho
L
Prefeitura realiza recuperação de bueiro na Linha 31 de Março

Prefeitura realiza recuperação de bueiro na Linha 31 de Março

Serviço garante escoamento de produção das comunidades da região
L
Município realiza plantio de novas mudas ao longo da avenida Lauro Sodré

Município realiza plantio de novas mudas ao longo da avenida Lauro Sodré

Própria para a área, a espécie que está sendo plantada é o ipê-mirim
L
Prefeitura divulga lista de homologação para prestação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura divulga lista de homologação para prestação de serviços voluntários na Semusb

Termo de adesão tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período
L
Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Desde 2019, 6.041 imóveis já foram regularizados nos distritos
L
Semusa realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Semusa realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Objetivo é conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais com foco na promoção à saúde do trabalhador
L
Com agenda a partir desta quinta (25), feira passa por vários pontos da capital

Com agenda a partir desta quinta (25), feira passa por vários pontos da capital

Giro conta com mais de 180 expositores que participam em sistema de rodízio semanal
L
Inscritos participam de capacitação do serviço Família Acolhedora

Inscritos participam de capacitação do serviço Família Acolhedora

Participam do treinamento 34 inscritos
L