News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

Livre

BB atribui lucro a funcionários, mas omite que a economia foi feita à base de demissões e fechamento de agências

Em Rondônia houve fechamento de uma agência na capital (avenida Mamoré, zona Leste) e, no interior do Estado, quando não fechadas, algumas foram transformadas em PAA's (Posto de Atendimento Avançado).
Ter?a-Feira, 11 de Maio de 2021 - 10:35

O Banco do Brasil obteve lucro líquido de R$ 4,9 bilhões nos três primeiros meses de 2021, alta de 44,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao trimestre passado, o crescimento foi de 33%. O anúncio foi feito na manhã de sexta-feira (7) e, juntamente com os resultados, o banco produziu um vídeo em que seu presidente, Fausto Ribeiro, destaca a importância dos funcionários para a obtenção dos resultados. Em um trecho do vídeo, Fausto afirma que "atrás de cada de cada número de nosso balanço está o esforço de cada um de vocês", fazendo referência aos bancários.

Para o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) o vídeo (que foi enviado para os funcionários) é totalmente ilusório e tendencioso, pois apesar de o presidente Fausto Ribeiro "acertar" quando afirma que o "esforço de cada bancário" é responsável pelos números positivos deste primeiro trimestre de 2021, ele omite que essa economia se deve, de fato, ao fechamento de agências e postos de trabalho ocasionados com a mais recente reestruturação do BB.

"Se a direção nacional do banco está comemorando um resultado acima do esperado por ela mesma para este primeiro trimestre, os bancários e a população não estão, pois de um lado os trabalhadores estão ainda mais sobrecarregados com a redução do quadro de empregados por conta dos Programas de Demissão Voluntária (PDV's) da reestruturação, e, consequentemente, estão adoecendo mais. Do outro lado a população, que já não contava com um atendimento ideal nas agências, agora sofre ainda mais porque agora terá menos unidades para ser atendida, e as que restaram estarão sempre lotadas e com um atendimento ainda mais precário. Com menos agência, as pessoas terão que se deslocar para lugares muito distantes de suas casas para serem atendidas, e muitas vezes, se deslocar até de um município a outro, já que algumas cidades perderam sua única agência bancária, que é exatamente a do Banco do Brasil", menciona José Toscano, presidente em exercício do SEEB-RO.

Em Rondônia houve fechamento de uma agência na capital (avenida Mamoré, zona Leste) e, no interior do Estado, quando não fechadas, algumas foram transformadas em PAA's (Posto de Atendimento Avançado).

"Portanto, fica claro que a declaração do presidente do BB é uma tentativa de iludir os empregados, pois o banco não valoriza seus funcionários como alega no vídeo. Pelo contrário: o massacra ao obrigar a suprir a demanda ampliada com a diminuição do quadro funcional e o adoece com a sobrecarga no atendimento à população que vai triplicar nas agências que ainda não foram fechadas", conclui o dirigente.

O Sindicato continua lutando por mais contratações nos bancos e mais abertura de agências, não apenas para gerar mais empregos, mas também para promover uma melhora no atendimento ao público. 

Fonte - 010 - RONDINELI GONZALEZ - DRT 00700 - Assessor de

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.