SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

Suspensão de patente de vacinas contra Covid: entenda a proposta à qual os EUA deram apoio esta semana

Os Estados Unidos anunciaram uma mudança histórica em seu posicionamento, defendendo a suspensão para ajudar a acelerar a produção e distribuição de imunizantes a países pobres.

Publicado em 

Suspensão de patente de vacinas contra Covid: entenda a proposta à qual os EUA deram apoio esta semana - News Rondônia

Na quarta-feira (5), o governo dos Estados Unidos surpreendeu ao anunciar que apoia a suspensão de patentes de vacinas contra Covid-19, e que pretende discutir o assunto com a Organização Mundial do Comércio. Até então, os americanos faziam parte da lista dos países contrários à medida, defendida por nações emergentes como África do Sul e Índia. O Brasil é contra a quebra das patentes.

Na quinta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que a União Europeia está pronta a participar do debate, e recebeu apoio do presidente francês, Emmanuel Macron. Também o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se posiciona a favor da suspensão.

Já a Alemanha, maior potência econômica da UE e sede de um grande setor farmacêutico, rejeitou a ideia. Segundo a agência Reuters, a justificativa do país é de que os motivos da escassez de vacinas são capacidade e padrões de qualidade. Um porta-voz do governo alemão afirmou que “a proteção da propriedade intelectual é uma fonte de inovação e precisa continuar assim no futuro”.

Suspensão de patente de vacinas contra Covid: entenda a proposta à qual os EUA deram apoio esta semana - News Rondônia

Mas o que exatamente seria essa suspensão, como ela funcionaria e quais são os principais argumentos contra sua adoção?

Veja abaixo perguntas e respostas sobre a questão.

Como funcionam patentes de medicamentos?

As patentes funcionam como uma recompensa à inovação dando exclusividade de produção ao inventor de um produto, o que evita que concorrentes simplesmente copiem a descoberta de uma empresa e lancem um produto rival com uma mesma tecnologia. Nos EUA, as patentes de medicamentos normalmente duram 20 anos a partir do momento em que são registradas, o que geralmente acontece quando uma farmacêutica acredita ter um medicamento importante ou lucrativo.

Como, em média, leva uma década para que um medicamento seja aprovado, as empresas normalmente desfrutam de cerca de mais dez anos de vendas sem concorrência. Mas as farmacêuticas costumam encontrar maneiras de aperfeiçoar seu produto ou ampliar seu uso, e garantem patentes adicionais que podem estender seu monopólio por muitos outros anos.

Por que a proteção das patentes é tão importante para a indústria farmacêutica?

O desenvolvimento de medicamentos é muito caro. A maioria das drogas experimentais falha em algum ponto durante os anos de testes que ocorrem primeiro em laboratório, depois em animais e, finalmente, em humanos. Com o custo médio desses fracassos, normalmente um medicamento custa mais de US$ 1 bilhão desde sua descoberta até a aprovação regulatória. Sem a perspectiva de anos de vendas sem competição, há muito menos incentivo para uma empresa correr esse risco.

Por que os Estados Unidos estão apoiando a suspensão de patentes no caso das vacinas contra Covid-19?

O governo Biden tem estado sob intensa pressão, inclusive de muitos democratas no Congresso, para distribuir vacinas contra Covid-19 para o resto do mundo. O apoio à ideia de isenção lançada pela Índia e pela África do Sul em outubro vem crescendo em outros países, enquanto o surto piora em alguns lugares, especialmente na Índia.

Qual é a posição do Brasil em relação ao assunto?

O Brasil, que tradicionalmente apoiava a quebra de patentes para medicamentos – foi assim com relação a drogas contra o HIV, por exemplo –, se posicionou contra a suspensão no caso das vacinas anticovid, em linha com a postura adotada pelo governo dos EUA durante a gestão de Donald Trump.

Em abril, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, já havia dito não considerar a possibilidade de quebra de patentes como caminho mais eficaz para acelerar a vacinação no país, segundo a agência Brasil. E, nesta quinta-feira, ele afirmou que a posição se mantém. Segundo o chanceler brasileiro, o maior gargalo hoje para o acesso a vacinas e insumos são os limites materiais da capacidade de produção, não os parâmetros relacionados à quebra de propriedade intelectual.

França acrescentou, porém, que o Brasil vai analisar a nova posição americana e afirmou que, se for para atender aos interesses do país, o governo pode mudar de opinião.

Por que os EUA e outros países se posicionaram contra a suspensão das patentes no passado?

Os EUA e alguns outros países ricos lideram o mundo em muitas áreas de pesquisa e inovação, especialmente medicamentos. Além do prestígio que isso confere, as empresas farmacêuticas fornecem milhões de empregos bem remunerados, geram receitas fiscais e fornecem novos medicamentos que podem salvar ou melhorar vidas. As farmacêuticas e seus grupos comerciais gastam milhões todos os anos fazendo lobby junto aos governos para manter o status quo das patentes.

Por que a indústria é tão contrária à iniciativa?

Basicamente, por questões financeiras. Nos EUA, as empresas farmacêuticas podem cobrar o que quiserem por seus medicamentos. Eles normalmente aumentam os preços duas vezes por ano, muitas vezes dobrando ou triplicando-os durante os anos protegidos pela patente. Isso torna as grandes e antigas farmacêuticas algumas das empresas mais lucrativas do mundo. Mas uma grande quantidade de inovação também vem de empresas iniciantes, que dependem fortemente de investidores para financiar pesquisas iniciais. Sem a perspectiva de um grande retorno financeiro, seria muito mais difícil atrair investimentos.

Segundo explica Les Funtleyder, gerente de portfólio de saúde da E Squared Asset Management à agência Associated Press, a indústria estaria mais preocupada com o precedente que a suspensão poderia criar do que em proteger suas patentes para as vacinas contra a Covid-19 em si.

Qual o procedimento para suspender a proteção de uma patente?

A decisão cabe aos 164 membros da Organização Mundial do Comércio, órgão que administra regras comerciais entre as nações. E todos eles teriam que concordar para que isso acontecesse. Se a suspensão for aprovada, os desenvolvedores de vacinas terão que compartilhar seu know-how para a fabricação das vacinas.

Isso já aconteceu antes?

Não há precedente para vacinas, mas há duas décadas os membros da OMC aprovaram uma dispensa temporária que permite aos países pobres importar medicamentos genéricos baratos para HIV, tuberculose e malária em meio a crises de saúde. Essa renúncia, inicialmente temporária, acabou se tornando permanente.

O que a suspensão das patentes de vacinas contra Covid-19 permitiria?

Isso não está totalmente claro, mas os farmacêuticos e analistas alegam que renunciar aos direitos de patente não ajudaria muito a levar as vacinas contra Covid-19 aos países em desenvolvimento mais rapidamente. Isso porque fabricá-las é muito mais complexo do que apenas seguir uma receita, exigindo fábricas com equipamentos especializados, trabalhadores altamente treinados e controle de qualidade rigoroso. Também há pouca capacidade de fábricas disponíveis. Além disso, muitas matérias-primas para fazer as vacinas, junto com frascos, tampas e outros componentes, são escassos, o que não mudará em breve.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia apoia o 2º congresso estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia – 2º CEARO

De acordo com Luisa Cabral Santos, engenheira de pesca, proprietária da empresa Capacitar Consultoria e Soluções Ltda e secretária geral do 2º CEARO, os profissionais que estiverem devidamente inscritos no evento receberão o certificado de participação, além do conhecimento que levarão para vida profissional e pessoal.
L

Aborto oriundo de estupro: a vida começa na concepção – análise da recente resolução do Conselho Federal de Medicina

A ser válida a tese, matar um nascituro, um minuto antes de nascer não seria crime, mas 1 minuto depois de nascido seria um homicídio. Nada mais ilógico que tal interpretação.
L

Coluna do Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE

Essa situação, combinada com a oscilação da taxa de câmbio, pode impactar ainda mais os preços finais dos produtos.
L

Zona de convergência provoca chuva na maior parte dos estados do norte

Sob alerta de perigo, chuvas ainda são previstas para hoje em Rondônia.
L
UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

Parceria com a Prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

A ação que contou com a participação de 79 agentes públicos, resultou na inutilização de oito dragas usadas para extração de ouro.
10

Agenda News entrevista: Thais Cahulla e Queila Costa

Assista nesta quinta-feira, às 17h, no programa Agenda News da newstv.tv.br para uma entrevista especial com Thais Cahulla e Queila Costa, conduzida por Renata Camurça.
L

Agenda News: Descubra o poder do Fotorejuvenescimento com Luciana Belegante

Revitalize sua pele, elimine manchas e rugas com a técnica inovadora de Luz Intensa Pulsada (LIP).
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L

Rondônia participa do 4° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, no Pará

O evento, de iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, tem como objetivo discutir e aprimorar a comunicação pública, bem como fortalecer as instituições democráticas do país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
Publicidade

POLÍTICA

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Deputada comemorou investimentos que beneficiará agricultores com 495 habitações.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10

URGENTE: Dupla é presa com moto roubada após perseguição e tiroteio na zona sul

Os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
12

PM recebe denúncia e prende apenado monitorado com tornozeleira desligada e drogas na zona leste

O suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém o objeto estava desligado.
10

PF deflagra operação em combate a crimes contra a Previdência Social em Rondônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em RO e SP, com a determinação judicial de sequestro de bens que ultrapassam R$ 18 milhões.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ELISANDRIO BERTOL

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o projeto colabora no desenvolvimento humano da população do Estado.
L

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.
L

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

A Seduc informa que é importante que os candidatos estejam atentos à publicação do Edital de Convocação, nos próximos dias.
L

Investimentos de R$ 65 milhões em aeroportos somam-se às medidas para aumento de voos em municípios de Rondônia

As principais ações realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender à população.
L

Potencialidades de Rondônia são apresentados em Córdoba, Argentina

A ação prevê uma série de atividades que vão desde missões comerciais até exibições, conferências, seminários e troca de informações.
L
Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

A revogação da liminar, proveniente da Ação Direta de Inconstitucionalidade, fortalece o projeto de universalização do saneamento do Executivo Estadual, atualmente sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
L
Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

A ideia é também intensificar as ações nas faculdades, público original da iniciativa.
L
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

Taiane Justino e Ryan Kainalo acompanharão delegação em Paris
L

MPRO recebe instituições para implementar ações conjuntas na Segurança Pública em Porto Velho

A proposta é que a união de todas as instituições possa estabelecer a pacificação associada à garantia de direitos e ao controle social.
L