QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

Faculdade Católica de Rondônia anuncia novo coordenador do curso de Direito

Para dar sequência às atividades do curso que não podem parar, o diretor fez questão de destacar que ninguém melhor do que o professor Cleverton Reikdal para assumir a coordenação do curso.

Publicado em 

Faculdade Católica de Rondônia anuncia novo coordenador do curso de Direito - News Rondônia

Cleverton Reikdal. Este é o nome do mais novo coordenador do curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Ele é graduado em Direito (2014), mestre em Administração Pública (2018) e, atualmente, doutorando em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em parceria com a FCR.

Reikdal desenvolve pesquisas nas áreas de políticas públicas sobre gêneros, do exercício da democracia no Brasil, planejamento e fiscalização de licitações e contratos públicos e suas repercussões, direito civil e empresarial. A indicação de seu nome ocorreu recentemente, após a perda do até então coordenador, Prof. Me. Stênio Castiel, vítima da Covid-19.

O advogado e professor, ex-coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), assume o curso carro-chefe da Instituição que, nos últimos anos, alcançou um grande reconhecimento no Estado e na região amazônica. Entre eles, os melhores índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e nota de excelência no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Reikdal avaliou que na área do Direito tem sido percebida uma expansão da comunicação através das tecnologias e ferramentas de conexão em tempos real como, por exemplo, o compartilhamento de arquivos ou aproximação de pessoas. “O uso destas novas tecnologias na área do ensino desenvolve e consolida as novas competências de quem vai atuar profissionalmente em nossa área”, disse.

De acordo com ele, para 2021 na gestão do novo curso, há a perspectiva de uma nova organização comportamental, cada vez mais conectada e exigente na criatividade para fazer o novo, com este ‘novo normal’ mediante um uso consciente e inovador das novas tecnologias. “O Direito precisa entender que a noção de espaço e tempo exige uma nova ferramenta de movimento, uma ferramenta que aproxima e permite maior liberdade de atuação”, acrescentou.

MERCADO DE TRABALHO

Um acadêmico de Direito tem uma elevada expectativa em assumir o mercado de trabalho com maestria, sucesso e reconhecimento. Desta forma, o futuro profissional exige comprometimento.

Faculdade Católica de Rondônia anuncia novo coordenador do curso de Direito - News Rondônia

“Desde atos como estruturação e atuação em audiências virtuais, como elaboração de petições, pareceres jurídicos e outras peças com o uso do visual law, serão as novas exigências do mercado. Então, participar de eventos de tecnologia é tão importante como seminários e congressos da área do Direito”, analisou Reikdal ao reforçar a inserção do reconhecimento da diversidade humana, direitos humanos e sustentabilidade na atuação profissional. “Os trabalhos em equipe são essenciais para o presente e futuro, fazer parcerias com outras pessoas, profissionais e instituições, são essenciais para a completude das competências pessoais”, acrescentou.

NOVA GESTÃO

A nova coordenação compromete-se a dar continuidade com um trabalho de gestão humana e consciente alinhado aos pilares fundamentais da FCR, ou seja, os princípios ético-cristãos, inclusão social e no desenvolvimento sustentável da região amazônica. “Pretendo dar ainda mais ênfase à importância da pesquisa, extensão, aproximação com a comunidade e parcerias com instituições privadas e públicas”, garantiu Reikdal. Ele acrescentou ainda que, a ideia é desenvolver e colaborar para que as pessoas egressas fiquem satisfeitas com o investimento promovido na carreira.

INVESTIMENTOS EM EXTENSÃO

A proposta, a partir de agora, é ampliar os cursos de extensão em duas grandes linhas, uma voltada ao aprendizado e preparo profissional e outra à aproximação com as demandas sociais que se encontram fora do mercado tradicional.

Já estão sendo alinhados cursos de extensão prática no aprimoramento de sistemas informativos (PJe, SEI, PROMAD, PROJURIS, entre outros), ou de gestão, como atuação profissional em escritórios, órgãos públicos (uso de visual law, ferramentas de texto, imagem); e na área das demandas sociais, manter o NPJ próximo a sociedade para identificar as demandas e propostas práticas de solução.

EXPECTATIVA

Segundo o novo coordenador, a ideia é valorizar o espaço do amigo e ex-coordenador Stênio Castiel. “Nesta nova empreitada quero fazer de uma forma de orgulhar aquele que muito se importou com um ensino de qualidade e valorização do corpo discente e docente”. Ele ressaltou ainda que quer seguir com estruturas das gestões que já foram promovidas com excelência como, por exemplo, pelo Prof. Dr. Pedro Abib e Dra. Daniela Lopes Faria.

“Importantes profissionais que sempre incentivaram um ensino voltado à pesquisa, a produção, valorização do pensamento livre e humanitário. Tenho expectativas em atuar num ambiente de integração cada vez maior com os demais cursos da instituição, que, numa identidade única, poderemos alcançar nossos sonhos de uma IES de qualidade para a nossa região”, detalhou Reikdal.

ORGULHO

“A comunidade acadêmica deve sempre se orgulhar de fazer parte da FCR, pois estão em um ambiente de excelência, que valoriza sempre a pessoa e suas diferenças. A preparação profissional está para além da técnica, está na constituição de competências de uma pessoa conectada com sua realidade e buscando sempre um presente e futuro melhor. Não somos conquistadores de espaços, somos pessoas voltadas a constituir e criar espaços para que cada pessoa possa existir, ser reconhecida e alcançar toda a potência da vida humana. Somos a FCR, construímos e permitimos a construção”, concluiu o novo coordenador do curso de Direito da Instituição.

GESTÕES RECONHECIDAS, POTENCIALIZAÇÃO E HOMENAGEM

O Prof. Dr. Pedro Abib, diretor da FCR, que já atuou como vice (2013/2016) e também como coordenador (2016/2019) do curso de Direito considerou que o sucesso e o reconhecimento do curso se dão, dentre outras coisas, pela qualidade dos egressos e o comprometimento do corpo docente. 

Ele lembrou as gestões passadas, que acompanhou também de perto, que fizeram um trabalho fundamental para que se alcançasse o patamar atual de reconhecimento: “isso se deve ao brilhante trabalho que foi desenvolvido pelos coordenadores de curso, tais como a Profa. Daniela e o Prof. Stenio”.

Entre os anos de 2016-2019 Abib foi o coordenador titular. Mas, no fim do último ano na função, precisou ‘passar a bandeira’ para realizar estudos fora do país. Foi aí que Stênio Castiel deu sequência ao trabalho. “Ele enfrentou um momento de muita dificuldade, qual seja, o período de transição entre as atividades presenciais para as atividades remotas e híbridas em função da pandemia”, e acrescentou que “o Prof. Stênio deixa um legado importantíssimo para o curso de direito. Todos os dias, a frente da coordenação do curso, o Prof. Stênio defendeu a necessidade de que o curso apresentasse à sociedade profissionais imbuídos em construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, citou Abib.

Para dar sequência às atividades do curso que não podem parar, o diretor fez questão de destacar que ninguém melhor do que o professor Cleverton Reikdal para assumir a coordenação do curso. “Ele reúne todas as características, as competências e as habilidades para assumir essa coordenação e manter os níveis que o curso de direito da FCR atingiu e, ainda, para potencializar aqueles eixos, aquelas atividades que ainda não tínhamos alcançado a excelência”, reconheceu Abib.

Para o diretor, o professor e agora coordenador, além de ser um excepcional gestor de pessoas, seja na advocacia ou junto ao NPJ, também é alguém organizado e metódico e, por essas características, conseguirá atualizar e manter toda a documentação do curso, que é extremamente importante.

“Desejo excelente trabalho e tenho certeza que é a pessoa mais indicada para assumir este lugar que era até então ocupada por um profissional fora de série, excelente advogado e pessoa, o Prof. Stênio que fica na nossa lembrança e memória”, ainda acrescentou que “o Prof. Cleverton, tenho certeza, por todas as suas capacidades e uma visão pedagógica e de futuro ímpar, fará nosso curso de direito avançar ainda mais”, concluiu Abib.  

HOMENAGEM

A FCR fará, no novo campus, que será concluído nos próximos meses, homenagem ao Prof. Stênio Castiel. O seu nome será vinculado ao NPJ, desta forma, o espaço do Núcleo será ‘batizado’ com o seu nome.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em agenda conjunta, Adunir, Sintunir e DCE debatem a evasão na universidade pública

Mas quais outros fatores aumentam a evasão na UNIR?
L

IX reunião do Comitê Gestor atesta mais avanços na composição da aprendizagem em Porto Velho

Comitê gere o Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa
L
Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Candidatos não poderão sair com caderno de questões
L
Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Valores serão pagos a quem manteve frequência de 80% nas aulas
L
Alunos da Escola Meu Pequeno Jones visitam pontos turísticos e Prédio do Relógio em Porto Velho

Alunos da Escola Meu Pequeno Jones visitam pontos turísticos e Prédio do Relógio em Porto Velho

Crianças percorreram pontos históricos e foram recebidos pelo prefeito da Capital
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
L

Preocupações com a Economia do Brasil

Teremos déficit esse ano, assim como tivemos ano passado e, possivelmente, teremos nos próximos anos, pois a economia está fragilizada.
L
Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

O grupo compõe o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e vieram a Rondônia para debater assuntos relacionados às secretarias de justiça, o direcionamento setorial, e eleger a nova diretoria.
L
Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Reconhecimento inclui desfiles, músicas, práticas e tradições
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Não perca essa oportunidade de vivenciar um dos maiores eventos esportivos da região.
L
Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

O IPHAN fez uma apresentação a respeito dos estudos que estão sendo realizados na região, em especial a pesquisa arqueológica no interior do Forte, com o objetivo de subsidiar seu projeto de recuperação estrutural.
L
Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na Estrada da Penal e beneficiando a comunidade local.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

Proposta vai à votação no plenário da Casa
L

Cláudia de Jesus solicita detalhes sobre quadro de servidores e pagamentos da Sesau

Em requerimento, a deputada pede informações completas sobre a gestão de pessoal na Sesau.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16

Polícia Militar de Rondônia utiliza instrumento há 8 anos para agilizar atendimento à população

De 1º de janeiro de 2019 a 22 de abril de 2024, um total de 27.746 registros efetuados pelo TCO
L

URGENTE: Motorista de Pajero causa grave acidente com motoboy na Guaporé

Segundo testemunhas, o motorista de um carro modelo Pajero estaria saindo de uma garagem quando não se atentou ao motoboy que seguia sentido Avenida Amazonas e causou a forte batida.
12

URGENTE: Jovem capota carro roubado durante perseguição na BR-319 em Porto Velho

Segundo a PM, o carro havia sido roubado e, durante a fuga, o veículo foi visto passando pela ponte sobre o Rio Madeira
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cultura receberá R$ 15 bilhões da lei Aldir Blanc até 2027

Cultura receberá R$ 15 bilhões da lei Aldir Blanc até 2027

Margareth Menezes participou hoje do Programa Bom Dia, Ministra
L
Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

Brasil tem até 2030 para cumprir metas de conservação
L
Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

Países europeus e da América do Norte estão em pior situação
L

Resenha política: pré-candidata a prefeita da capital pelo MDB, a juíza aposentada Euma Tourinho

Ainda não formulou nenhuma proposta diversa daquelas que os concorrentes pensam, mas a participação na imprensa tem sido firme
L
Anac e ministério vão investigar morte de cão em voo da Gol

Anac e ministério vão investigar morte de cão em voo da Gol

Animal deveria ter chegado em Sinop (MT), mas foi para Fortaleza
L

Canal Bora Bora Brasil é apresentado em reunião na Superintendência Estadual de Turismo

A ideia é somar forças com o poder público na valorização local, como importante ponto turístico regional.
L
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
L
Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

Jorge Solla (BA) substitui a deputada Rosângela Reis (PL-MG)
L
Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Hoje em dia, as fraturas deslocadas ou complexas são difíceis de tratar.
L
Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Houve aumento de cerca de 4,2% na comparação com 2019
L