News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021

Livre

VIII SemanAU da UNIRON superou expectativas

A oitava edição superou expectativas
Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021 - 09:53

Realizada na última semana de abril, a VIII SemanAU – Semana de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON, que abordou o tema “Cidade Saudável”, superou a expectativa dos participantes, que puderam agregar conhecimento ao longo dos encontros. Após várias reuniões virtuais, e o envolvimento de toda a equipe do corpo docente do curso para definição dos palestrantes e assuntos a serem abordados, ao final do evento, todos saíram com a sensação do dever cumprido, pois os valiosos momentos proporcionados ao longo dos dias, excederam o resultado esperado.

Para o futuro Arquiteto e Urbanista, Felipe Noronha, que está cursando o 9º período, “A participação na VIII SemanAU, teve temas relevantes na área da arquitetura, saúde, sustentabilidade, biofilia e da neuroarquitetura, além de expor alguns cenários da situação atual da Covid-19, o que foi de grande relevância nessa reta final de Faculdade, pois estou elaborando meu TCC na temática da arquitetura hospitalar e isso me possibilitou absorver algumas informações importantes referentes aos temas abordados para assim aplicá-los em meu trabalho de conclusão de curso.”

Para Sofia Szymczak de Carvalho, que também está no 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON, “A oitava edição do SemanAU, com o tema cidade saudável, foi de imensa importância para meu trabalho de conclusão de curso, já que diversos palestrantes abordaram sobre neuroarquitetura e biofilia, tópicos de altíssima relevância, em especial no contexto socioeconômico atual, e é claro, para minha pesquisa. Além disso, através deste evento, pude tirar dúvidas com profissionais do mesmo ramo que cursamos, a fim de entender um pouco melhor como é a rotina de um escritório de arquitetura e de que modo podemos nos comportar no mercado de trabalho. Portanto, a experiência dessa semana acadêmica foi imensamente gratificante e relevante para a construção da nossa jornada acadêmica e profissional.”

A Professora Gisele Mercês relata que preparar uma semana acadêmica em plena pandemia, onde todos estão perto da desestabilidade mental, física, emocional e funcional, e ainda receosos com as notícias diárias, foi um dos seus maiores desafios no exercício da docência. Conforme menciona, “Reunimos em uma única plataforma atividades, debates, bate papos, mesas redondas, palestras e apresentações, abordando questões que podem influenciar e contribuir para a transformação do nosso panorama marcado por uma atmosfera de uma cidade doente em uma cidade saudável. Foi uma imersão na neuroarquitetura, design biofílico, materiais sustentáveis, curadoria de arte, uso de som, luz, cor, meio ambiente, urbanismo, co-criação, pesquisas de comportamento, certificações de saúde e bem-estar, responsabilidade social, inclusão e design 360. Essa troca de experiência, a possibilidade de colegas de profissão trazerem outras realidades, e, em contrapartida conhecerem a nossa, através de Arquitetos e Urbanistas atuantes na cidade que foram convidados a exporem seus apontamentos, e a junção de alguns dos nossos egressos de sucesso, tornou o que seria uma semana de palestras em um acontecimento precioso que conversa com o seu tempo e torna-se referência para o amanhã.

Para Caio Lasmar, que coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON, ao planejar e propor a temática no final do ano anterior, foi o grande desafio em meio a pandemia, pois não era possível prever o que iria acontecer no ano seguinte. Por outro lado, programar a SemanAU foi tranquila, pois teve o apoio da Instituição, do corpo docente e dos convidados locais e nacionais. De acordo com o Coordenador, “Essa somatória de auxílios, fez com que o evento cumprisse com seu objetivo principal, que foi discutir, conscientizar e informar aos discentes do espaço construído com olhar à saúde e a qualidade de vida. Não posso deixar de agradecer a participação dos nossos acadêmicos através da interação na sala de bate-papo. Ao final, os temas oxigenaram o pensamento e a criatividade deles”.

Nesse momento, já está sendo pensado a próxima SemanAU, para oferecer temáticas com mais qualidade e abordar assuntos contemporâneos que despertem interesse dos participantes.

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.