TERÇA-FEIRA, 23/04/2024

L

Mundo

Estados Unidos anunciam apoio a suspensão de patentes de vacinas contra Covid

Governo de Joe Biden afirma que objetivo é auxiliar na aceleração de produção e distribuição de imunizantes no resto do mundo, agora que doses para os cidadãos de seu país já estão asseguradas. 'Trata-se de uma crise sanitária mundial e as circunstâncias extraordinárias da pandemia exigem medidas extraordinárias', diz representante comercial dos Estados Unidos.

Publicado em 

Estados Unidos anunciam apoio a suspensão de patentes de vacinas contra Covid - News Rondônia

O governo do presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (5) seu apoio a uma suspensão da proteção de patentes para as vacinas contra a Covid-19, a fim de acelerar a produção e a distribuição de imunizantes no mundo. É uma mudança bastante significativa de posição do país em relação ao assunto.

Estados Unidos anunciam apoio a suspensão de patentes de vacinas contra Covid - News Rondônia

Já o Brasil tradicionalmente apoiava a quebra de patentes para medicamentos – foi assim com relação a drogas contra o HIV, por exemplo –, mas se posicionou contra a suspensão no caso das vacinas anticovid. Essa mudança de postura foi adotada ainda durante a administração de Donald Trump.

Nos EUA, embora os direitos de propriedade intelectual para as empresas sejam importantes, Washington "apoia a isenção destas proteções para as vacinas para a Covid-19", disse nesta quarta a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, em um comunicado.

"Trata-se de uma crise sanitária mundial e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de Covid-19 exigem medidas extraordinárias", acrescentou.

"Iremos participar ativamente de negociações necessárias com a Organização Mundial do Comércio para que isso aconteça", diz ainda o comunicado. "Essas negociações levarão tempo, considerando a natureza consensual da instituição e a complexidade dos assuntos envolvidos", alerta Tai.

De acordo com a representante dos EUA, o objetivo é garantir o maior número de vacinas seguras e eficientes para mais pessoas no menor período de tempo possível, e agora que as doses para norte-americanos já estão asseguradas, os esforços serão ampliados para auxiliar a expansão e distribuição.

Mudança de posição

Anteriormente, os Estados Unidos se posicionava totalmente contra a quebra das patentes, ao lado do Reino Unido, Suíça e nações europeias. A ideia tinha sido apresentada pela África do Sul e Índia e é apoiada por dezenas de países em desenvolvimento, mas não pelo Brasil.

O argumento do grupo de países desenvolvidos é que essas patentes seriam necessárias para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos.

Mas, em 28 de abril deste ano, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse não considerar a possibilidade de quebra de patentes como caminho mais eficaz para acelerar a vacinação no país segundo a agência Brasil. Segundo ele, a quebra não traria efeitos de curto prazo, devido à limitação de acesso aos insumos para a produção de imunizantes e limitações na capacidade de produção.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse no início de fevereiro – segundo matéria da BBC – que cerca de 200 milhões de vacinas contra Covid-19 haviam sido administradas. Mas 75% dessas vacinas, afirma a organização, foram administradas em apenas 10 países ricos.

Gavin Yamey, professor de Saúde Global e Políticas Públicas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, diz que em quase 130 países, onde vivem mais de 2,5 bilhões de pessoas, praticamente nenhuma vacina foi recebida.

"Tem sido extremamente deprimente ver como as nações ricas esvaziaram as prateleiras. As vacinas têm sido pegas basicamente dizendo 'eu primeiro' e 'só eu' e isso não é apenas muito injusto como também uma atitude de saúde pública terrível", disse o especialista à BBC.

De fato, os especialistas garantem que, para interromper essa pandemia global, é necessária uma resposta global, porque a crise não pode ser encerrada se apenas alguns países tiverem sua população vacinada em massa.

É por isso que propostas têm sido feitas para que as empresas farmacêuticas suspendam temporariamente as patentes de suas vacinas e compartilhem seus conhecimentos tecnológicos, a fim de acabar com o que os especialistas chamam de "apartheid de vacinas".

O que são as patentes?

Patentes protegem a propriedade intelectual de um produto para que não possa ser copiado. Na indústria farmacêutica, quando um medicamento é descoberto e desenvolvido, a empresa patenteia sua descoberta para que ninguém mais possa fabricá-la sem sua autorização.

Isso permite controlar o preço e a produção, o que, por sua vez, pode levar em alguns casos a preços altos e medicamentos inacessíveis aos mais pobres.

Uma das propostas para acelerar a produção de vacinas, idealizada pela OMS, é o chamado C-TAP (Acesso Conjunto a Tecnologias contra a Covid-19, em tradução livre).

Este é um mecanismo global para compartilhar voluntariamente conhecimento, dados e propriedade intelectual de tecnologias em saúde para a luta contra a doença.

O C-Tap foi criado pela OMS em junho de 2020 e quase 40 países são signatários, mas Raquel González, chefe de relações externas da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), explica que nenhuma tecnologia foi compartilhada até agora.

A outra forma de fazer com que as empresas farmacêuticas compartilhem suas tecnologias é aquela apresentada pela África do Sul e pela Índia à Organização Mundial do Comércio para suspender os direitos de propriedade intelectual das vacinas durante a pandemia.

Mas os países mais ricos se opõem à proposta, argumentando que a suspensão das patentes obstruirá a inovação científica ao desencorajar investidores privados de se envolverem nesse segmento.

Eles afirmam ainda que os regulamentos atuais que permitem que os fabricantes de medicamentos estabeleçam acordos bilaterais com produtores de medicamentos genéricos e "flexíveis o suficiente quando se trata de lidar com uma emergência de saúde pública".

"A propriedade intelectual é uma parte fundamental do nosso setor", disse Pascal Soriot, CEO da empresa AstraZeneca, em maio de 2020, durante entrevista coletiva para discutir a criação da C-Tap. "E se você não protege a propriedade intelectual, essencialmente não há incentivo para ninguém inovar."

Os críticos apontam, porém, que as farmacêuticas têm recebido bilhões de recursos públicos, principalmente dos EUA e da Europa, para o desenvolvimento de vacinas cobiçadas, por isso devem compartilhar sua tecnologia.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU: Ásia foi região mais afetada por desastres climáticos em 2023

ONU: Ásia foi região mais afetada por desastres climáticos em 2023

Inundações e tempestades causaram vítimas e perdas econômicas
L
Com bombardeio pesado, militares israelenses atacam norte de Gaza

Com bombardeio pesado, militares israelenses atacam norte de Gaza

Ataques são considerados os maiores das últimas semanas
L
Doenças evitáveis por vacinação aumentam na Europa

Doenças evitáveis por vacinação aumentam na Europa

Alerta é do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças
L
Oposição no Equador vê derrota de presidente Noboa em referendo

Oposição no Equador vê derrota de presidente Noboa em referendo

Posição contrasta com a do governo, que tem defendido a vitória
L
Presidente do Equador vence referendo com ampla maioria

Presidente do Equador vence referendo com ampla maioria

Consulta foi feita para aprovação de medidas de segurança
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mãe e Filho, vítimas da explosão em apartamento na zona sul de Porto Velho estão no hospital João Paulo II

O edifício fica localizado na rua Principal entre a invasão Dilma Rousseff e a Estrada do Areia Branca.
L
Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Fisco espera receber 43 milhões de documentos neste ano
L

Após matar primo do governador do Acre, suspeito foge; buscas continuam

Vítima foi enterrada em cruzeiro do Sul.
L
Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias em 124 municípios brasileiros. Visitas domiciliares começam no próximo dia 29.
L
Mais de 39 mil novas Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Rondônia

Mais de 39 mil novas Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Rondônia

A coleta dos dados biométricos e atualização cadastral é a última etapa da emissão da CIN, o tempo de espera é em torno de uma hora.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa anuncia vaga para Gerente de Loja em Porto Velho

A vaga, divulgada recentemente, destina-se a indivíduos com experiência comprovada na área e habilidades excepcionais de gerenciamento.
L
Vaga de Empregos

Bahrem Burger e Grill abre vaga para Cozinheiro(a) em Porto Velho

A vaga oferece oportunidade de trabalho em tempo integral e não informa o salário, mas promete um ambiente dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Nova Era abre vaga para Operador de Empilhadeira em Porto Velho

A posição oferece regime de trabalho em tempo integral e apresenta benefícios como Seguro de Vida, Vale-Transporte e Vale-Compras.
L
Vagas de Emprego

APVS BRASIL REGIONAL RONDÔNIA anuncia oportunidades para Vendedores Externos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 23 de abril de 2024 e oferece regime de trabalho em tempo integral.
L
Vagas de Emprego

MACRIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS anuncia vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 22 de abril de 2024 e é para um trabalho em tempo integral, com horário a combinar.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Instituição fica localizada no Setor 2 de Jaru, e funciona com aulas em tempo integral
L
Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Resposta aborda que medida indicada não é uma alternativa considerada nesse momento.
L
Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

A área estava envolta por mato alto e acúmulo de lixo, criando um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e insetos, colocando em risco a saúde e a segurança dos residentes locais.
L
Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

A ação fez parte de uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo que é comemorado no mês de abril e trouxe como proposta importantes reflexões e discussões acerca dos direitos das pessoas que sofrem com este transtorno.
L
Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

O recurso já está na conta bancária da prefeitura para execução da obra.
L
Publicidade

POLÍCIA

IDENTIFICADO: Apenado monitorado ameaçado por facção é morto a tiros na zona sul

IDENTIFICADO: Apenado monitorado ameaçado por facção é morto a tiros na zona sul

O Samu fez a constatação do óbito.
18
Em Porto Velho, PRF recaptura foragido da Justiça acusado de tráfico de drogas

Em Porto Velho, PRF recaptura foragido da Justiça acusado de tráfico de drogas

O homem ainda tentou fugir, mas logo foi recapturado
10
Câmera registra explosão em apartamento que deixou casal ferido na zona sul

Câmera registra explosão em apartamento que deixou casal ferido na zona sul

O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o controle das chamas.
10
Sitiante mata Arara Vermelha e é denunciado por vizinho

Sitiante mata Arara Vermelha e é denunciado por vizinho

De acordo com o relato do denunciante, ele testemunhou quando o sitiante, portando um rifle calibre 22, disparou contra a arara vermelha.
12
Morador de rua é esfaqueado durante briga no centro

Morador de rua é esfaqueado durante briga no centro

Testemunhas disseram que o rapaz chegou em frente de um colégio, pedindo ajuda e sangrando.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Heróis sem capa salvam homem preso em carro em chamas na estrada; vídeo

Heróis sem capa salvam homem preso em carro em chamas na estrada; vídeo

Momentos antes do fogo engolir o carro, sete heróis conseguem salvar o homem do meio das chamas e ele sobrevive.
L
SESAU emite nota sobre mãe e filho vítimas de explosão em apartamento na zona sul

SESAU emite nota sobre mãe e filho vítimas de explosão em apartamento na zona sul

Segundo a nota da Sesau, Vanessa B., de 38 anos, teve 100% do corpo queimado, já o filho dela, Carlos E. teve 25%.
L
Polícia francesa esvazia campo de migrantes a três meses da Olimpíada

Polícia francesa esvazia campo de migrantes a três meses da Olimpíada

Grupos dizem ser uma campanha de “limpeza social”
L
Brasil, EUA e mais 15 países apelam ao Hamas por libertação de reféns

Brasil, EUA e mais 15 países apelam ao Hamas por libertação de reféns

Pedido lembra que entre os sequestrados estão cidadãos desses países
L
Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Número de crianças não vacinadas caiu no ano passado
L
PGR denuncia Zambelli e hacker por invasão ao sistema do CNJ

PGR denuncia Zambelli e hacker por invasão ao sistema do CNJ

Procurador pede que acusados respondam por falsidade ideológica
L
Lewandowski prorroga uso da Força Penal Nacional em Mossoró até junho

Lewandowski prorroga uso da Força Penal Nacional em Mossoró até junho

Forças policiais atuarão na segurança externa do presídio federal
L
Brasil e Angola lançam programa para formação de recursos humanos

Brasil e Angola lançam programa para formação de recursos humanos

Projetos de ensino já aceitaram 200 profissionais de saúde angolanos
L
Indígenas criticam suspensão de ações contra o Marco Temporal

Indígenas criticam suspensão de ações contra o Marco Temporal

Medida foi determinada pelo ministro do STF Gilmar Mendes
L
PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

Paulo Gonet quer saber se ex-presidente apresentou certificado aos EUA
L