News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021

Livre

Sebrae e Undime/RO estreitam parcerias para 2021

Em reunião realizada, as duas entidades planejam ações em parceria
Quarta-Feira, 05 de Maio de 2021 - 10:28

O Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), seccional Rondônia, cumpriram agenda em conjunto semana passada (28), em que a pauta era o alinhamento entre as entidades para ações em parceria para o ano de 2021. Presentes no encontro, Luslarlene Umbelina de Souza Fiamett, secretária de Educação de Santa Luzia D’Oeste e presidente da Undime/RO, Geldiane de Sabino de Oliveira, secretária de Educação de Novo Horizonte D’Oeste e Conselheira do Conselho Nacional de Representantes da Undime/RO além de Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Rita de Cássia de Assis Costa e Edgar Teixeira, do Núcleo de Educação do Sebrae em Rondônia.

Durante o encontro, foi vislumbrada a parceria entre as duas entidades para a realização do projeto Jepp/MPT nos municípios de Rondônia. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com objetivo de levar conteúdos transversais do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Jepp e do programa MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e no Acre – MPT/RO e AC, para os estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. O Jepp busca disseminar a cultura empreendedora, desenvolvendo as Características do Comportamento Empreendedor – CCE’s nos estudantes, para que eles possam construir seus projetos de vida por seus próprios meios, habilidades e competências. O programa MPT na Escola visa conscientizar estudantes, professores e familiares dos estudantes sobre a importância de se erradicar o trabalho infantil e seus efeitos nocivos ao desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças e dos adolescentes. 

Para o Sebrae a iniciativa é fundamental para apoiar a disseminação da cultura empreendedora: “O município não tem custos com o programa. O Sebrae/RO se responsabiliza pela capacitação dos professores, envio do material didático e pelo apoio e acompanhamento da execução por meio de consultores especializados”, disse Daniel Pereira.

Na oportunidade, a Undime/RO solicitou a reedição do Projeto Educação para o Futuro que, em 2019, desenvolveu uma apostila de reforço escolar com as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática com foco na Prova Saeb e nos resultados do Ideb. Esse projeto foi resultado de uma parceria feita com o Instituto Sicoob e que, além das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, incluiu os conteúdos de empreendedorismo, elaborados pela Diretoria Técnica do Sebrae em Rondônia, e de Educação Financeira e de Educação Cooperativista, elaborados pelo Instituto Sicoob. “Essa reedição é importante porque este ano teremos a Prova Saeb novamente e os trabalhos com a apostila devem começar o quanto antes”, destacou a presidente Luslarlene.

Destacando os aspectos técnicos da apostila, a secretária Geldiane afirmou que “pelo fato de ela trabalhar os descritores da Prova Saeb, os estudantes têm mais chances de alcançar bons resultados na avaliação. Para os professores, é uma ferramenta pronta que muito contribui para a melhoria da qualidade do ensino”.

Unidos em prol da Educação de Rondônia, com a inclusão da educação empreendedora no dia a dia dos alunos, agregando valor na qualidade final do ensino ofertado, há grandes perspectivas na atuação entre as duas entidades. Buscando as parcerias adequadas e assertivas, a sociedade, como um todo, acaba percebendo as transformações advindas desse trabalho a diversas mãos.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

 

.

Fonte - sebrae-ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.