News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021

Livre

Pandemia não impede ações educativas no trânsito de Porto Velho

Conscientização é feita, na cidade e distritos, antecedendo à campanha Maio Amarelo.
Terça-Feira, 04 de Maio de 2021 - 14:50

As limitações impostas pela pandemia de Covid-19 não paralisaram o trabalho educativo que a Prefeitura de Porto Velho faz nas ruas da capital. Ações pontuais para conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres estão em andamento, antecedendo o lançamento oficial da programação do “Maio Amarelo”, que será feito na sexta-feira (7).

As atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e atingem também os distritos. O lançamento da campanha Maio Amarelo, por exemplo, será feito com um “pit stop” no distrito de Jaci Paraná, na BR-364.

Como as escolas do município estão fechadas, as abordagens para orientação estão ocorrendo através de pit stop e blitz educativas. Regras como uso de máscara e álcool em gel, e ainda o distanciamento são criteriosamente seguidas pelos agentes da Divisão de Educação e Treinamento para o Trânsito (DTET).

“O trabalho do departamento é a orientação para que os futuros condutores não cometam as infrações previstas no Código Nacional de Trânsito. Aos condutores é feita a conscientização sobre os riscos que a imprudência e a imperícia podem causar”, explica Bruna Biet Burak, gerente da Divisão de Educação e Treinamento para o Trânsito.

Além da zona urbana da capital, as atividades também acontecem nos distritos. Nos dias 21 e 22 haverá atividades educativas da Semtran em Jaci-Paraná e Nova Mutum. As ações também fazem parte da campanha Maio Amarelo, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, com foco na redução dos acidentes de trânsito.

A campanha Maio Amarelo deste ano tem como tema 'Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito'”. A meta é promover a empatia e chamar a atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo”, destaca o secretário da Semtran, Mauro Ronaldo Flores. Ele diz que a campanha é necessária mesmo com a pandemia.

Segundo a gerente da Divisão de Educação e Treinamento para o Trânsito, as ações serão pontuais para garantia da saúde da comunidade e dos servidores, sem perder o foco na redução dos acidentes. “Para a campanha vamos realizar novos pit stop em alguns cruzamentos semaforizados da capital e em alguns distritos. É notório que houve redução dos acidentes de trânsito. Os condutores estão mais conscientes quanto às medidas de segurança e quanto ao uso dos equipamentos obrigatórios. É o resultado de um trabalho contínuo e importante para a população. Nosso objetivo é garantir um trânsito seguro e de qualidade a todos”, concluiu.

A Semtran mantém disponível o departamento para o trabalho educativo. Para solicitar uma ação da Educação de Trânsito, os interessados devem enviar ofício explicando a atividade que pretendem realizar e aguardar o agendamento.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.