QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas

É o que atesta documento a encaminhado, nesta sexta-feira (30), às autoridades acreditadas em órgãos de controle municipais

Publicado em 

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

CANUTAMA, Sul do Amazonas – Para que tenha sua eficácia comprovada, a ‘Operação Tamoiotatá’ lançada pelo Governo do Estado, no mês passado, precisa atingir todos os acusados de botar fogo na floresta, de extração ilegal de madeira e de outros crimes ambientais na tripla divisa do Acre, Amazonas e Rondônia.

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

É o que atesta documento a encaminhado, nesta sexta-feira (30), às autoridades acreditadas em órgãos de controle municipais, estaduais e da União sob a responsabilidade de entidades classistas de caráter rural de âmbito agrário, ambiental e de povos tradicionais representativas sediadas nesta parte da Amazônia Brasileira.

Destaca-se, nessa ocasião, a Associação de Produtores Rurais da Comunidade da Região do Igarapé Arara (ASPROCRIA) – devidamente constituída do ponto de vista legal -, que teve três de seus ex-dirigentes assassinados e os corpos desaparecidos no entorno e dentro dos limites da ex-Fazenda Shaloom (hoje, Fazenda Rondônia) em terras da União Federal.

Segundo o documento, ‘existe um suposto consórcio mitigado por madeireiros, fazendeiros e profissionais liberais do lado rondoniense atuando ao menos três décadas e meia em invasões de terras de Canutama, do Estado e da União’. Nessas ocupações, muitas das quais reclamadas por agricultores já cadastrados pelos programas estaduais e nacionais e de reforma agrária, respectivamente.

Apesar da documentação apresentada e enviada ao INCRA regional (Manaus), inclusive com dados socioeconômicos validados pela Unidade Municipal do INCRA em Humaitá, a 200 quilômetros da Capital Porto Velho (RO), ‘a gerência local é acusada de se postar ao lado de invasores e do agronegócio madeireiro e bovino, ao menos por não ter denunciado os crimes ambientais em áreas de fazenda, assentados do Projeto de Assentamento São Francisco nem do aumento das margens de terras acima do limite de cada propriedade’, afirma o documento o documento da ASPROCRIA.

Com relação à Operação Tamoiotatá, os dirigentes da região Sul de Canutama, especificamente, irão nominar às autoridades gerenciais da Unidade do INCRA quanto a uma suposta autorização dada aos três assentados pela então chefia do órgão que morreram na ex-Fazenda Shaloom para que fizessem a homologação dos lotes e lá, ‘foram assassinados e os corpos sumidos até a presente data’.

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

Para que a operação lançada pelo Governo do Amazonas, com centro de monitoramento na Capital da Zona Franca de Manaus (ZFM), dê certo e atinja seus objetivos, diferentemente das operações atribuídas às Forças Armadas (Operação Ágata e Amazônia), lideranças dos rios Azul, Mucuim, Açuã, Ipixuna, Madeira e igarapés do Camarão, São João e de outros já assoreados pelo avanço da pecuária, da sojicultura e da estação ilegal de madeira, ‘também irão olvidar esforços junto às autoridades federais do Amazonas’.

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

Além do governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, o caso das mortes dos três ex-dirigentes da ASPROCRIA, das comunidades amazonenses do PA São Francisco, Rio Azul, Mucuim (quilômetros 5, 9, 11, 13, 17, 22, 30, 33, 42, 58, 100 e 114, na BR-319), Joana D’Arc e das divisas de Lábrea com os distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Jacy-Paraná, ‘já são do conhecimento da bancada federal e de órgãos de controle, em Brasília’.

A Operação Tamiotatá, na opinião das lideranças locais, ‘pela vez primeira em toda a história da explosão de operações integradas do território amazonense deve obter um grande sucesso, desde que as forças de segurança adentrem as porteiras das fazendas, plantações de soja, eucalipto, pinho, serrarias sob as copas das árvores (tipo tico-tico e pica-pau) e campos ostentando bois considerados piratas ao longo do território amazonense’, diz ainda o documento.

Às forças de segurança amazonenses, o documento pede ainda que ‘a Polícia Civil se muna de mandados de busca e apreensão, a fim de que todos os funcionários de fazendas e madeireiras classificados como supostos seguranças (guaxebas, pistoleiros etc) ‘tenham seus antecedentes checados a partir de sua origem dos quatro cantos do País.  

– Seria por trás dessas supostas funções que foragidos da Justiça nacional estariam escondendo suas verdadeiras identidades, se queixam as lideranças com familiares e amigos já assassinados no entorno de vários empreendimentos rurais na BR-319 e BR-364.

Com investimentos de R$ 9,5 milhões que devem manter as forças de segurança e fiscais do meio ambiente no Sul do Estado durante a Operação Tamoiotatá, ‘governo do Amazonas, segundo fontes civis e militares acantonados nas cidades de Apui e Humaitá, onde foram montadas duas bases de atuação que devem cobrir toda as regiões afetadas por queimadas e desmatamento ilegal, ‘pretende dar um grande baque nos ilegais que insistem em subtrair nosso território’.  

Inclusive, dizimando nossos povos tradicionais, entre nativos e indígenas, arremataram.

Por outro lado, o Jornalismo do NEWSRONDÔNIA – que opera no Sul do Amazonas com a tríplice divisa com o Acre e Rondônia, além das fronteiras da Amazônia boliviana, peruana, colombiana e venezuelana – obteve, nesta sexta-feira (30), parte dos boletins informativos sobre resultados reais de multas em valores que já ultrapassariam R$ 1,2 mi.

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

Nesses primeiros dias da operação, serrarias foram multadas e interditadas por funcionarem, ilegalmente, em território amazonense. Houve prisões de pessoas, arrestos de madeiras armazenadas sem comprovação da origem, apreensões de armas e apetrechos usados em rinha (maus tratos a galos de briga em mãos de migrantes sulistas) e registros de infratores lavrados nas delegacias locais.  

Até agora, o maior número de infrações, informou a fonte deste site de veiculação de notícias, vem ocorrendo nos municípios de Município de Apuí (que faz ligação com Mato Grosso e Pará no viés da Rodovia Transamazônica), Humaitá e deve se expandir rumo ao Sul de Canutama ainda no decorrer deste final de semana.

Na cidade de Humaitá, de acordo com lideranças locais, o maior foco de queimadas e desmatamento ilegais ocorre em áreas de proteção (APP) e Unidades de Conservação (UC) ao longo da BR-319 com a estrada que liga o município à Lábrea. Inclusive, em pontos mais afastados onde estar instalado uma unidade do 12º Comando Militar da Amazônia (CMA), em áreas cobiçadas pela especulação imobiliária do entorno do Rio Ipixuna e do distrito de Realidade.

No lado deste município, ao menos 3,5 décadas as queimadas e desmatamentos com extração ilegal de madeiras (espécies nobres de alto valor no mercado asiático, europeu, norte-americano e escandinavo) ocorrem sem, no entanto, ‘ninguém ou quase ninguém parar na cadeia’, apontavam ao Ministério Público Federal (MPF), ainda, em vida, um dos três agricultores assassinados na ex-Fazenda Shaloom, no início de 2017.

Sobre o assunto, um consultor ambiental e agrário – que terá a identidade não revelada nesta reportagem por ter sido ameaçado por um cirurgião plástico e um médico geriatra com largo histórico de terras invadidas da União no Amazonas e em Porto Velho -, ‘o que importa aos ilegais é a madeira nobre que gera riqueza imediata para compra de gado e feitura de pastos relâmpagos nas terras públicas’.

Segundo a fonte, ‘uma vez sacramentada a ocupação ilegal, falsos planos de manejos esquentados e/ou não em órgãos ambientais, sem fiscalização e impunidade à vista, a floresta é posta a baixo e os nativos, ribeirinhos e assentados do PA Arara sob a responsabilidade do NCRA do Amazonas são ameaçados e assassinados’ – como ocorreu com os trabalhadores rurais Flavio Lima de Souza, Marinalva Silva de Souza e Jairo Feitoza.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ELETROHITS 2000 A FESTA – Vol.2: Uma Noite de Revival com DJ Leudson

ELETROHITS 2000 A FESTA – Vol.2: Uma Noite de Revival com DJ Leudson

DJ Leudson promete uma viagem nostálgica aos hits dos anos 2000 na Boate Hibou Club.
L
Cidades apagam as luzes para milhões de pássaros migrarem em segurança

Cidades apagam as luzes para milhões de pássaros migrarem em segurança

O Texas está no meio da rota migratória mais importante para as aves que se deslocam para cima e para baixo nas Américas.
L
Não pode ter muito penduricalho, diz Alckmin sobre reforma tributária

Não pode ter muito penduricalho, diz Alckmin sobre reforma tributária

Vice-presidente defende crédito para a indústria
L
PGR é contra recurso de Bolsonaro para reverter inelegibilidade

PGR é contra recurso de Bolsonaro para reverter inelegibilidade

Não cabe ao STF revisar decisão do TSE que condenou ex-presidente.
L
TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

Iniciada por volta das 21 horas desta quarta-feira, a fiscalização do TCE envolveu três profissionais e se estendeu até 1 hora da madrugada desta quinta-feira.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024
L
SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Projeto de lei foi sancionado nesta quinta pelo presidente Lula
L

Em Brasília, Lula elogia o café cultivado por indígenas de Rondônia: ‘é excelente’

Lula também degustou o café preparado por Celeste Suruí, a primeira barista indígena do Brasil.
L
Programa Comunidade News entrevista: Vagner Martins

Programa Comunidade News entrevista: Vagner Martins

Sob a condução de Carlos Oliveira, a conversa promete ser esclarecedora e cheia de informações valiosas.
L

Coluna social Marisa Linhares: Track & field cacoal

Na TRACK & FIELD famosa marca de franquia de moda fitness, roupas de academia, corrida, calça leggings, tops, shorts, tênis, e inúmeros acessórios em Cacoal/RO
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Reunião tratou sobre fortalecer os direitos dos trabalhadores e agenda de economia solidária
L
Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Parlamentar abordou sobre a infraestrutura e segurança pública.
L
Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas
L
Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Duas pessoas foram presas em flagrante com mais de 120kg de “skunk”
10
WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: COMERCIAL RODRIGUES & OLIVEIRA LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

Levantamento foi divulgado pelo Banco Central
L

Requerimento da Licença Ambiental: Transportes Bertolini Ltda

Licença de Instalação
L
Reforma regulamenta tributação em pedágios e viagens entre estados

Reforma regulamenta tributação em pedágios e viagens entre estados

Em percursos com passageiros, imposto será cobrado no local de início
L
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos

Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos

Programa inclui sessão no Parlamento e desfile na Avenida da Liberdade
L
Ataque israelense mata trabalhador humanitário em Gaza, diz Bélgica

Ataque israelense mata trabalhador humanitário em Gaza, diz Bélgica

Exército israelenses bombardeou parte leste da cidade de Rafah
L
Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

Bebidas açucaradas, veículos e petróleo serão tributados
L
Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema
L
Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Farmácias e drogarias não poderão cobrar valor acima do permitido
L