News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021

Livre

Bado lança hoje clipe da música “Minuano” no seu canal do youtube

Nesta sexta-feira (30/04), às 19 horas, o músico compositor Bado lança no seu canal no YouTube o clipe da música "Minuano" (Milonga da Serra), que nasceu da vivência e aproximação com os ritmos, sons e linguagens musicais presentes nas culturas que se cruzam pelas fronteiras da Região Sul do Brasil. A música foi gravada no estúdio Caixa de Sons/Santa Maria(RS) e contou com a participação dos músicos, Eduardo Lewis, Bia Melo e da Pajadora Leonela Odorissi.
Sexta-Feira, 30 de Abril de 2021 - 14:17

 BADO, músico, compositor e instrumentista, artista portovelhense, revela-se com traços peculiares à sua história e vivência cultural de mistura de sons e ritmos universais, presentes na musicalidade da sociedade Amazônica e Brasileira. Na sua concepção, Bado afirma “a relevância de resgatar um estilo musical difundido nas regiões de fronteiras do Sul do Brasil, pois, foi nessa busca pela integração cultural de ritmos e sons de fronteiras, por meio de novas leituras, pesquisas e vivências, que nasceu a composição de uma milonga, um gênero musical folclórico rio-platense, típico da Argentina e Uruguai e, no Brasil, o gênero se destaca na cultura gauchesca, sendo música platina de ritmo dolente”.

Com a participação em vários movimentos culturais desde o início dos anos 80, a exemplo do Projeto “Grito de Cantadores” SESC/RO(1992) e outros, Bado amplia seu universo musical com a participação em vários projetos, inclusive de âmbito nacional, como o Projeto “Rio Brasil”, Sala Cecília Meireles e Museu da Imagem do Som (junho,1992) no Rio de Janeiro, resultando na gravação do disco Porto das Esperanças em conjunto com outros compositores do Estado de Rondônia. Outro projeto que resultou na gravação do disco coletivo “Amazônia em Canto” foi o Projeto “Escola viva”, com apresentação dos compositores locais às escolas municipais da rede pública. Ainda, nos anos 90, Bado se apresenta em festivais e mostras musicais fora do estado, como: FEMUCIC (Maringá, PR); Teatro Francisco Nunes (Belo Horizonte-MG); Teatro Amazonas (Manaus/AM) e Espaço SEBRAE –Brasília/DF.

Em 2001 foi selecionado pelo Projeto “RUMOS” Itatú Cultural e passa a integrar a Cartografia Musical Brasileira, realizando Shows em São Paulo na Sala Azul Itaú Cultural. No ano seguinte, se apresenta em Belém(PA) no Quinta Cultural do Banco da Amazônia e no Rio de Janeiro pelo Projeto “Cantorias Amazônica” no Teatro 2, Centro Cultural Banco do Brasil.

Em 2005, grava seu primeiro disco solo intitulado “Aldeia de Sons”, sendo selecionado pela FUNARTE para se apresentar no Projeto “Pixinguinha” em 8 (oito) cidades do sul e sudeste do Brasil. Sua trajetória musical se intensifica  na integração com músicos e compositores da Amazônia no Show “Gente da mesma Floresta”, realizado em São Paulo em 2006, com gravação de DVD ao vivo.

Além da carreira musical, Bado realiza consultorias e curadorias musical no âmbito local e nacional, a exemplo de sua participação nos Projetos: Rumos Itaú Cultural e Festival de Cinema da Amazônia(FESTCinie). Nesse último, participou de mostra Itinerante de Artes Integradas com Cinema, Circo e Música na América Latina, envolvendo Brasil, Peru e Bolívia, com apresentações em mais de dez cidades, sendo produzido um documentário, sobre cultura e meio ambiente dos países que detém territórios amazônicos nas suas fronteiras. Nessa odisseia pelo FESTCINE, em 2013, Bado participa da itinerância no Vale do Guaporé, onde levaram música, literatura, circo e cinema com apresentações em 13 comunidades ribeirinhas envolvendo Brasil e Bolívia. Neste mesmo ano, seu trabalho é selecionado para uma turnê em 10 (Dez) capitais da Amazônia pelo Projeto Nacional Amazônia das Artes do Sesc.

Bado lança em 2016 um DVD Mundos 50 anos, Bado e Amigos e produz o Show Musical No quintal. Numa versão atualizada com novas composições, em 2019, realiza novamente o Show Musical No Quintal e se apresenta na III Mostra Nacional de Música no Espaço Cultural Escola Sesc, no Rio de Janeiro. Em 2020, Bado segue difundindo seu trabalho musical por meio das Lives. Produziu o show Love Musical Bado, família e amigos, apresentando-se no projeto Sexta Cultural do SESC-RO. E como Representante do Estado de Rondônia, participou da Live Dia da Amazônia: das águas, florestas e cantos realizada pela FIOCRUZ, onde reuniu músicos, artistas da região Amazônica.

Músico e compositor, Bado é formado em História pela Universidade Federal de Rondônia e em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com especialização em Educação Musical pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM/2019). Atualmente, Bado continua difundindo seu trabalho em várias regiões do País, utilizando de novas tecnologias para difundir a música e o canto produzido na região amazônica, traduzindo dessa forma a necessidade relevante da construção de uma identidade musical amazônica com o viés interativo e universalizante de todos os tons.

Link Canal: https://www.youtube.com/watch?v=Q-kjbz_Bt74

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.