News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021

Livre

Prefeitura cria grupo para trabalhar na recuperação do patrimônio histórico da ferrovia

Trabalho será feito com mapeamento de peças que foram abandonadas ou que são mantidas nos distritos da capital
Quinta-Feira, 29 de Abril de 2021 - 16:09

A Prefeitura de Porto Velho quer identificar e projetar programas de recuperação e preservação do patrimônio histórico cultural da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Um grupo de trabalho foi criado para fazer o mapeamento de materiais nos distritos do município.

Na quarta-feira (28), foi publicada a Portaria Nº 07/SMD/PMPV, de 22 de abril de 2021, que cria o grupo no âmbito da Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital. A missão dos servidores é realizar estudos de viabilidade e de revitalização estrutural e paisagística do patrimônio histórico cultural da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), nos limites distritais.

O grupo é composto por servidores da Superintendência Distrital e terá apoio de representantes de entidades da sociedade civil, como o Fórum Brasileiro de Defesa do Patrimônio Histórico e a Associação Brasileira de Antropologia.

O trabalho do grupo inclui a identificação de peças remanescentes da ferrovia. Também será verificada a situação de tombamento específica de cada peça, inclusive das que se perderam e estão espalhadas em terrenos e residências de habitantes dessas localidades. A longo prazo, espera-se criar um senso de memória, que acabe levando à preservação definitiva do acervo.

As primeiras atividades relacionadas ao trabalho do grupo foram feitas anteriormente, com a visita e inspeção do trecho da ferrovia na comunidade Paulo Leal. No próximo dia 5, uma nova visita à mesma comunidade será feita para apresentar o cronograma de ações estabelecidas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

"A estimativa é de que sejam feitas incursões quinzenais nas localidades”, explica o superintendente distrital, Vinícius Miguel. Segundo ele, estão previstas visitas também aos distritos de Jaci-Paraná e Abunã. “O município tem mais de 100 anos e precisamos de uma ação concreta de preservação da EFMM nos distritos", finalizou.

Fonte - 010 - SMC - Superintendência Municipal de Comunica

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.