QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

Benefícios do INSS podem ser cancelados em caso de interrupção de contribuição

Entenda melhor quais benefícios da Previdência Social podem ser interrompidos, caso o beneficiário pare de contribuir.

Publicado em 

Benefícios do INSS podem ser cancelados em caso de interrupção de contribuição - News Rondônia

Atualmente, o país enfrenta uma de suas mais graves crises devido à pandemia do novo coronavírus, fato que acabou influenciando diretamente toda a condição econômica do país. Dessa maneira, em meio a todo este cenário, a grande maioria da população vem interrompendo o pagamento de suas contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, é importante lembra que os cidadãos sem emprego podem ter seus benefícios previdenciários suspensos pelo INSS.

Ademais, profissionais que estão sofrendo com este problema, seja ele autônomo ou em regime de CLT, devem manter atenção redobrada. Isto porque, de acordo com o INSS, existe um tempo mínimo de afastamento para o recebimento dos benefícios que não são se direcionam ao previdenciário de maneira imediata.

Benefícios do INSS podem ser cancelados em caso de interrupção de contribuição - News Rondônia

Além disso, hoje em dia os benefícios mais solicitados pelos contribuintes são o auxílio-doença e auxílio-acidente. Tal fato se dá em razão da própria pandemia, que vem atingindo milhares de brasileiros. Segundo o Instituto, então, em caso de não contribuição, sua aprovação acaba sendo impedida, quando o trabalhador somente terá acesso aos valores relacionados à aposentadoria.

Ausência de contribuição

De certa forma, o processo de interrupção dos benefícios pagos pelo INSS pode ocorrer em até três meses após a ausência de pagamento da contribuição que se destina ao órgão.

Assim, a interrupção dos benefícios podem variar entre 3 e até 36 meses após a ausência do pagamento de contribuição. Dessa forma, o período concedido a cada trabalhador varia de acordo com o tipo de benefício e de sua situação atual.

É possível conferir abaixo.

Suspensão de três meses: se direciona aos participantes que necessitaram interromper o pagamento devido à necessidade de ser incorporado ao serviço militar.

Até seis meses: para o segurado que não possui renda mensal fixa e não exerce atividade remunerada, como no caso de estudantes, desempregados e donas de casa.

Até um ano: esta opção, por fim, varia de acordo com o topo de benefício e prestação de serviço, destinando-se a quatro tipos de grupos. O primeiro diz respeito a funcionários que foram recentemente demitidos, que pedirem demissão ou estiverem em período de licença não remunerada. Em seguida, incluem-se os participantes que receberam o auxílio-doença ou salário maternidade, mas que, por algum motivo, não retornaram com o pagamento da contribuição ao INSS. Adiante, também temos os atendidos pelo auxílio-doença devido a patologia contagiosa e que não contribuíram após o fim do benefício. Por fim, então, encontram-se os presos em regime fechado que não retornaram com a contribuição após terem liberdade concedida.

Nesse sentido, a advogada Maria Faiock, especializada em direito previdenciário relata que “O INSS é uma das maiores seguradoras do mundo e ainda é o caminho mais seguro para que os brasileiros garantam uma renda vitalícia. Muitos autônomos, segurados facultativos e empresários sentiram a crise causada pela pandemia, e a contribuição previdenciária acabou não sendo priorizada nesse momento”.

Desempregados podem ter prazo estendido em até 36 meses

Normalmente, cidadãos desempregados deixam de ser segurados pelo órgão após 12 meses de interrupção do pagamento das contribuições. Contudo, o prazo pode ser prorrogado chegando em até 36 meses, seguindo as seguintes condições: 

24 meses: trabalhador deverá ter feito pelo menos 120 contribuições ao INSS, sem interrupções ou, ainda, aquele com menos de 120 contribuições. Porém, neste último caso exige-se uma comprovação da condição de desemprego.

36 meses: trabalhador com mais de 120 contribuições, sem interrupção e com a necessidade de comprovação da condição de desemprego.

Além disso, o segurador interessado poderá realizar consulta sob sua condição de partição acessando o extrato de contribuição do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Tal consulta é possível através do site, pelo aplicativo Meu INSS ou também por meio da Central de Atendimento, disponível no número 135.

Dessa forma, para voltar a ser segurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, é necessário somente que o trabalhador interessado volte a realizar o pagamento das contribuições destinadas ao INSS. O período para tanto, porém, varia de acordo com cada benefício. 

Auxílio-doença: contribuir por seis meses;

Aposentadoria por invalidez: contribuir por seis meses;

Salário-maternidade: contribuir por cinco meses;

Auxílio-reclusão: contribuir por um período de 12 meses;

Auxílio-acidente: não possui tempo de carência, benefício retorna logo após início do pagamento;

Pensão por morte: para o dependente receber o benefício é necessário que o beneficiário falecido tenha contribuído por pelo menos 18 meses.

Quais os benefícios são atualmente oferecidos pelo INSS

Para conferir quais são os benefícios que a Previdência Social oferece seguem abaixo.

Auxílio-doença: benefício que o INSS fornece em caso de incapacidade temporária, se destina ao trabalhador quando o mesmo não pode exercer suas funções temporariamente;

Aposentadoria por invalidez: benefício cedido em caso de incapacidade permanente, que se direciona ao trabalhador impossibilitado de trabalhar permanentemente, contando com revisão pelo instituto a cada dois anos.

Pensão por morte: se destina aos dependentes em caso de falecimento de segurado pelo INSS;

Auxílio-acidente: para o trabalhador que perdeu parcialmente a capacidade de exercer suas funções, devido a um acidente, até aposentadoria do mesmo;

Salário-maternidade: destinado a mulher em caso de nascimento do filho ou adoção;

Auxílio-reclusão: para os dependentes do presidiário, desde que a família se enquadre em condições de baixa renda;

Aposentadoria: um dos benefício mais conhecidos. Para sua realização é necessário o cumprimento de diversos requisitos que variam de acordo com a Reforma da Previdência.

Cidadãos que nunca contribuíram também podem pedir benefício ao INSS

Cidadãos que nunca realizaram o pagamento da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social também podem ter acesso aos benefícios que o órgão fornece. O interessado, portanto, deverá solicitar a concessão do benefício ao INSS para Pessoa com Deficiência, por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Nesse sentido, o beneficiário terá acesso ao valor de um salário mínimo mensal direcionado ao deficiente físico que apresente situação de baixa renda.

Por possuir objetivo assistencial, então, o programa não exige contribuições de seus participantes ao instituto. Contudo, o benefício não conta com 13º salário e nem pensão em caso de morte. Além disso, todos os pedidos para participação do programa podem se efetuar de maneira remota, através da internet.

Assim, o serviço é destinado a pessoas que comprovem a condição de deficiência e que possuam renda família máxima de 25% do valor do salário mínimo vigente.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

No Debate Pod: Prefeito Hildon Chaves revela sua trajetória e visão para Porto Velho

Uma conversa franca com o líder da capital de Rondônia sobre mudanças, desafios e as curiosidades de sua vida política e pessoal
L

Alerta no Pahpowcast: O Silêncio Perigoso do Glaucoma

Dra. Maria Ivanete esclarece como prevenir e detectar precocemente uma das principais causas de cegueira no mundo
L
Bolsonaro diz ao STF que seria "ilógico" pedir asilo a embaixador

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

Ex-presidente esteve na Embaixada da Hungria de 12 a 14 de fevereiro.
L
Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Em evento em São Paulo, ele destacou o crescimento econômico do Brasil
L
FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

Além do mais, o aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira passa por reformas para melhor atender seus usuários.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Os cinco maiores setores da economia registraram saldo positivo
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L

Reinauguração Farma e Farma: saúde e economia em um novo espaço

A franquia que conquistou o Brasil com preços acessíveis inaugura nova loja em Porto Velho com ofertas imperdíveis
L
Vacinação

Vacina da Dengue: Ministério remaneja imunizantes entre estados e Rondônia fica de fora novamente

O imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Auxiliar Técnico de Refrigeração na Tecno Center

Esta é uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para a excelência dos serviços oferecidos pela empresa.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Vaga de Emprego: Estágio de Auxiliar Administrativo na Tecno Center

Esta é uma excelente chance para estudantes interessados em adquirir experiência prática em um ambiente corporativo dinâmico e desafiador.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Assistente Administrativo na Tecno Center

Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o crescimento de uma empresa líder no setor de tecnologia e serviços.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Zelador(a) na Euros Distribuidora de Materiais para Construção

Esta é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma empresa sólida e contribuir para a manutenção e segurança das instalações.
L
Vaga de Empregos

Vaga Disponível: Auxiliar Administrativo no Fortal Supermercado

Esta é uma oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o sucesso de uma das principais redes de supermercados da região.
L
Publicidade

POLÍTICA

URGENTE: Apenado monitorado é encontrado degolado em Linha no Candeias

Após confirmação do crime, foram solicitadas as equipes da perícia e rabecão.
18
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L

Cláudia de Jesus busca melhorias na ortopedia especializada em joelho no SUS de Rondônia

A parlamentar requisita ao governo dados e ações para enfrentar a demanda reprimida na área.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Criminoso pede para limpar quintal de residência e assalta moradora

O criminoso pediu uma faca para podar as plantas.
10
Funcionários da Ambev são assaltados durante entrega de bebidas na zona sul

Pedestre é atropelado por motociclista inabilitado na Amazonas

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou o idoso para a Policlinica Ana Adelaide.
12
Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Foram expedidos 59 mandados de busca e apreensão
L

Polícia Militar recupera motos furtadas em estabelecimento comercial em poucas horas no município de Jaru

A ação rápida dos militares, resultou na apreensão de cinco menores e um maior, dos sete que participaram da ação delituosa, em poucas horas do acontecido.
12
Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

O idoso disse que foi cercado por cerca de cinco indivíduos, depois foi agredido a pauladas e teve dinheiro e a bicicleta roubada pelo bando.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

No mês passado, foram vendidos R$ 3,04 bi em títulos
L
IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

Desenvolvido em parceria com o Senador Confúcio Moura, o Projeto IFROAtleta Cidadão foi criado conforme a necessidade de oferecer aos estudantes de escolas públicas e privadas oportunidades quanto à prática esportiva.
L
Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Com o nível máximo de implementação do programa, o aluno beneficiado pelo PAIC possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.
L
Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Dados do IBGE revelam aumento significativo nos divórcios, com divórcios ocorrendo mais cedo e guarda compartilhada em ascensão.
L
Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Presidente da Federação Espanhola de Futebol cometeu o ato em 2023.
L
Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640
L
Conselhos da Mulher Empreendedora e da Cultura vem ganhando espaço em Rondônia e reúnem quase 1.000 (mil) mulheres em um ciclo de eventos

Conselhos da Mulher Empreendedora e da Cultura vem ganhando espaço em Rondônia e reúnem quase 1.000 (mil) mulheres em um ciclo de eventos

Vale destacar que o Sebrae também foi um grande parceiro deste ciclo de eventos, ao designar a palestrante Franciane do Carmo para participar de todos os encontros.
L
Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Até agora, 521 cidades tinham sido selecionadas.
L

Requerimento de Mudança de Titularidade na Licença Ambiental: NASCIMENTO & CIA LTDA

MUDANÇA DE TITULARIDADE: de NASCIMENTO & CIA LTDA para A BENTO DO NASCIMENTO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEL LTDA
L
Irmãos Brazão são levados para presídios em Campo Grande e Porto Velho

Irmãos Brazão são levados para presídios em Campo Grande e Porto Velho

Eles são suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco.
L