News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021

Livre

Programas Luz Para Todos atende moradores do Ramal Maravilha em Porto Velho

Investimentos de R$ 90 milhões no programa vai levar energia para 6 mil famílias em Rondônia esse ano.
Quarta-Feira, 28 de Abril de 2021 - 16:48

A dona de casa Eleonilce Coelho de Souza, moradora do Ramal Maravilha em Porto Velho, já estava quase se desfazendo do micro-ondas novinho por causa da energia fraca que chegava através do rabicho. “Eu pensei que tinha comprado uma coisa que não prestava. Mas agora que a luz chegou, meu micro-ondas está ótimo. Funciona que é uma beleza”, revelou. Ela foi uma das beneficiadas pelo Luz Para Todos, programa de eletrificação rural do governo federal executado pela Energisa no estado. São 6 mil ligações previstas para Rondônia esse ano, com investimentos previstos de R$ 90 milhões.

A pequena comunidade familiar fica à margem esquerda do Rio Madeira, a cerca de 15km do centro da capital. Além da dona de casa, abriga também oito filhos, netos e até bisnetos. A região é formada por comunidades familiares que cultivam e criam animais para consumo próprio. A moradora conta que quando a estrada começou a ser aberta, em 1999, famílias começaram a ir para o local. “Tinha apenas um transformador para atender a igreja e duas casas. As pessoas foram chegando para morar e ligando rabicho para ter energia, mas era fraca e nos prejudicava. A gente sabia que fazer rabicho era errado e, por isso, procuramos a Energisa”, declarou.

Gerente de construção e manutenção de rede da Energisa, Alfredo João de Brito, explica que o programa Luz Para Todos tem justamente o objetivo de fixar as pessoas no campo, levando energia de qualidade e segura. “Assim, as pessoas vão ter energia para cultivar, produzir e viver na área rural. Nem sempre o caminho para chegar até essas comunidades é fácil, pois passamos por estradas de terra, atoleiros e pontes carregando nos caminhões postes de concreto e tudo que é necessário para construir a rede. Porém, é gratificante, pois estamos levando desenvolvimento e qualidade de vida através da energia elétrica”, afirmou.

Para solicitar a ligação de energia, o proprietário do imóvel ou representante da comunidade deve entrar em contato com a Energisa apresentando a documentação necessária e endereços dos interessados. A instalação é gratuita para unidades com carga até 50 kV.   “As pessoas esperam há muito tempo para ter energia e entendemos essa necessidade. Por se um serviço essencial, continuamos trabalhando, mas seguindo protocolos de cuidado com a Covid-19, como a utilização de máscaras, álcool em gel e higienização dos veículos”, concluiu o Brito.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.