SEXTA-FEIRA, 29/03/2024

Lei demagógica e eleitoreira pode acabar com milhões de empregos para as mulheres brasileiras

PERGUNTINHA: Entre Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes, João Dória ou o gaúcho Eduardo Leite, em quem você votaria em 2022 para a Presidência da República?

Publicado em 

Lei demagógica e eleitoreira pode acabar com milhões de empregos para as mulheres brasileiras - News Rondônia

Lei demagógica e eleitoreira pode acabar com milhões de empregos para as mulheres brasileiras - News Rondônia

A demagogia no Brasil chegou ao seu patamar mais alto e inacreditável. A tal ponto que o Congresso aprovou uma lei, absolutamente eleitoreira, pois no ano que em tem eleição e o voto feminino é vital, mas, esqueceu-se do tiro no pé que acabou dando. Resumindo: está jogado no colo do presidente Jair Bolsonaro, para sanção ou veto, uma lei esdrúxula, de autoria do petista Paulo Paim, que obriga as empresas a pagar os mesmos salários que paga aos homens, para os mesmos cargos. Até aí morreu Neves, porque lei semelhante já existe, inclusive com aplicação de multas para empresas que não a cumprirem. Mas a demagogia extremada do novo projeto, impõe algo inacreditável, com viés inconstitucional, porque determina que empresas que contrataram mulheres nos últimos cinco anos e não pagaram salários iguais, terão que pagar multas retroativas. Fosse noutro país, algum sério e onde a Suprema Corte não estivesse aparelhada e politizada, uma lei dessas já viria natimorta. Mas como aqui quem governa é o Judiciário, ele pode, como tem feito em várias ocasiões, "adaptar" a Constituição a uma proposta absurdamente inconstitucional. Mas e o tiro no pé? Desesperados com a próxima eleição e não com o Brasil ou seu futuro, o Parlamento aprovou um projeto que vai fechar as portas das empresas para milhares, senão milhões de mulheres. Ora, quem vai contratá-las, correndo o risco de que, alguma interpretação na famigerada Justiça do Trabalho, não considere que elas ocuparam postos assemelhadas aos homens e seja obrigada ao pagamento de milhões de reis em multas?

Lei demagógica e eleitoreira pode acabar com milhões de empregos para as mulheres brasileiras - News Rondônia

É isso que fazem os demagogos. De olho nas urnas, esquecem-se dos efeitos colaterais que sua demagogia causa. Colocaram no colo de Bolsonaro um projeto cheio de incongruências, mas que deixa o Presidente em péssima situação (e essa foi outra das intenções da lei): se vetar, a oposição vai chamá-lo de machista e dizer que ele é contra as mulheres, o que lhe causaram enorme prejuízo eleitoral; se aprovar, terá contra si o empresariado em peso. O correto seria Bolsonaro sancionar a lei e vir à opinião pública, falar exatamente tudo isso, inclusive sobre o risco de portas fechadas ao emprego de grande parte da nossa produção feminina. O Brasil é um país que está habituado a valorizar doações e não a meritocracia. E é isso que se repete também com essa lei maluca, que vai contra o mercado e trará imensos prejuízos tanto para as empresas, que precisam de mão de obra qualificada (e muitas mulheres preenchem, geralmente, esse quesito!) quanto para as trabalhadoras. A curto prazo, os demagogos ganharão votos. A longo prazo, serão odiados pelas mulheres, de quem vão tirar a oportunidade de trabalho. Mas, repetimos, a boa parte dessa gente não interessa quem tenha prejuízo, desde que, na próxima eleição, eles colham votos e se reelejam. O resto? Ah! O resto que se dane!

MINISTRO CONFIRMA: BOLSONARO VEM INAUGURAR A PONTE DIA 7

Não foi o Palácio do Planalto, mas sim o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, quem anunciou o 7 de maio (sexta-feira da outra semana, daqui a nove dias) como a data oficial da inauguração da enorme e super importante ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã, a alguns quilômetros da fronteira de Rondônia com o Acre. Os últimos retoques da obra foram dados no final de semana, quando o Dnit concluiu a sinalização horizontal dos dois acessos (do lado de lá e do lado de cá do rio), além de todas a marcações sobre os 1 quilômetro e 517 metros sobre o Madeirão. Placa do Dnit colocada nos dois acessos à ponte, destacam uma obra que custou mais de 158 milhões de reais. Não se sabe se estão incluídos nesse total, os mais de 25 milhões de reais que foram acrescido ao gasto final, devido a correção de erros no projeto original, com a necessidade de se refazer todo o acesso do lado de cá do rio, o que obrigou a um inesperado atraso no prazo da entrega, que passou do final do ano passado para fevereiro e depois para a abril e, finalmente, para a data da inauguração, no próximo dia 7. No seu Twitter, o ministro Tarcísio a vinda do presidente Jairo Bolsonaro, para liderar a solenidade de inauguração oficial da obra.

CRISE CONTINUA: PRODUTORES NÃO ACEITAM PREÇO DO CONSELEITE

A diferença é grande. Mais de 28 por cento. Cerca de 35 centavos por litro. O preço do leite ao produtor rondoniense, estipulado em 1 reais e 25 centavos pelo Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite do Estado de Rondônia (Conseleite), depois de profundas análises, não agradou à grande maioria dos criadores de gado leiteiro. Eles não aceitam menos do que 1 real e 60 centavos pelo litro e, por isso, em torno de 70 por cento deles negam-se a entregar seu produto para os laticínios. Governo, Federação da Agricultura e entidades do setor produtivo tentam intermediar negociações, mas elas não evoluíram. Enquanto os produtores dizem que estão trabalhando de graças e preferem jogar seu leite fora a entregá-lo por preços que eles consideram irrisórios, as indústrias alegam que estão trabalhando também com prejuízo e não podem pagar o valor exigido na produção. O assunto fervilha também na Assembleia Legislativa, onde praticamente todos os parlamentares defendem os produtores. O impasse entra em mais uma semana, sem que houvesse, ao menos até a noite da segunda-feira, qualquer luz no final do turno para um acordo. O caso ainda vai longe!

MEDICAÇÃO IMEDIATA DEPOIS DOS TESTES EM ARIQUEMES SALVA VIDAS

O número preocupa, claro, mas com o início do tratamento, as chances de a grande maioria dos contaminados pelo vírus não tenham necessidade de internação e muito menos de UTI é muito grande. Dos 584 testes para Covid 19 feitos na última sexta, em Ariquemes, nada menos do que 77 casos positivos foram detectados, representando 13,2 por cento do total. O drive-thru, realizado na cidade a pedido da prefeita  Carla Redano e do presidente da Assembleia, Alex Redano, contou com a presença do governador Marcos Rocha, do secretário de saúde Fernando Máximo e de equipes da Sesau. Rocha fez questão de acompanhar pessoalmente o evento. Já o presidente da ALE, fez questão de registrar seu agradecimento ao governo, destacando o que chamou de "importante procedimento de testagem, para identificação dos casos positivos da Covid, com o isolamento e tratamento das pessoas positivadas". Para Alex Redano, "esse é um procedimento fundamental no controle da pandemia do novo Coronavírus: identificar e isolar os infectados". A prefeita Carla Redano acompanhou todo o processo, que contou ainda com as presença do Governador. A operação faz parte do projeto "Mapeia Rondônia", iniciativa governamental.

A IMPUNIDADE CAMPEIA PARA ASSASSINOS E INVASORES DE TERRAS

Desde o final de semana passado, não se ouviu mais falar sobre o assunto. Silêncio total. Como se os crimes não tivessem acontecido. Como se não tivesse acontecido. Cinco dias depois que guerrilheiros fortemente armados, dizendo-se sem terra, atacaram novamente uma fazenda no distrito de Jacy Paraná, é inacreditável como não se ouviu protestos, nenhuma autoridade convidou a imprensa para falar sobre os crimes; zero prisões. Ninguém sabe se estão ocorrendo investigações ou se elas vão ocorrer. Os peões e suas famílias, atacados covardemente, ameaçados de morte, surrados; muitos deles que tiveram suas casas queimadas pelos bandidos invasores, até agora estão tentando compreender como podem ter sofrido tudo o que sofreram e, ao menos até agora, não viram os ataques violentos e covardes que sofreram sem qualquer punição. O mesmo, aliás, sentem familiares, amigos e colegas de farda dos dois PMs assassinados há mais de seis meses na mesma Fazenda Santa Carmem, cujos assassinos continuam livres, leves, soltos, vivendo suas vidas de crimes na maior tranquilidade. Ninguém foi preso pelos crimes brutais contra policiais, até agora. Ah, se fosse um PM que tivesse matado um sem terra, dá para se imaginar que até a ONU teria mandado representante pedindo Justiça. Esse nosso Brasil está cada vez pior, para as pessoas de bem!

LUZ NO FIM DO TÚNEL: NÚMEROS COMEÇAM A DIMINUIR LENTAMENTE

O domingo foi um alento. O número de contaminados caiu muito e, embora, claro, tenhamos que lamentar, houve oito registros de óbitos, um número pelo menos cinco vezes menor do que a média dos últimos dias em que a doença continuava atingindo seu pico. Como as notificações do domingo geralmente são frágeis, porque a maioria das Prefeituras não encaminha seus números, ficou-se no aguardo do Boletim 402 desta segunda-feira. Os novos números ainda estão altos, mas, se serve como um pouco de esperança, foram bem menores do que se registraram nas últimas semanas: foram 522 novos casos e 28 mortes. Muito ainda, contudo, é importante que se diga, pelo menos 40 por cento de queda no número de vidas perdidas, em relação à média anterior. O secretário Fernando Máximo disse, aliás, que a tendência é que os números de internados vai cair, assim como de mortos. Além dos medicamentos no início da doença, para os que são constatsdos com o vírus, o aumento no número de vacinados está ajudando muito também. Até agora, ainda estamos perdendo a guerra, mas já se vê a luz no fim do túnel. Temos agora 5.076 óbitos; 209.268 contaminados; 105.322 recuperados (93,15 por cento do total); 575 pessoas internadas e nenhuma esperando leito de UTI. O total de vacinados com a primeira dose chegou a 177.295  e com a segunda, 60.836. 

SANTANA DE VOLTA PARA CRIAR CAMPANHA DE CIRO GOMES À PRESIDÊNCIA

Ele está de volta! O publicitário João Santana, que foi condenado por lavagem de dinheiro e outros crimes a penas que, apenas num dos casos, chegou a oito anos de cadeia (certamente em breve ele também poderá ser considerado vítima de injustiça, pelo PSTF!) e que contou, em delação premiada, muitos dos podres dos governos petistas, para aliviar o seu lado, volta às paradas de sucesso. Dessa vez ele foi chamado pelo super-hiper-tri candidatíssimo à Presidência, o sempre bem humorado e respeitoso Ciro Gomes, com o perdão da ironia! Foi o próprio Ciro quem contou a novidade, pelas redes sociais, anunciando que teve uma reunião com o presidente nacional do seu partido, o PDT, o famoso Carlos Lupi e com o publicitário, hoje também famoso pelas condenações que sofreu. Ciro avisa que Santana vai cuidar da comunicação do partido, como se não ficasse claro que ele está sendo chamado para criar a campanha publicitária do político cearense, que já foi rejeitado pelos brasileiros por duas vezes, mas não desiste de ser Presidente. Ele se apresenta como o único nome viável da esquerda brasileira para vencer Bolsonaro. Era amicíssimo de Lula, mas agora quer é distância do seu ex-ídolo. Dessa vez vai, Ciro?

ANVISA NÃO APROVA USO DA SPUTNIK, VACINA QUE RONDÔNIA QUER COMPRAR

E agora, José? Um total de 14 Governadores (incluindo o de Rondônia), formaram um grupo pedindo autorização para importação da vacina russa Sputnik V, que teria, segundo informações de países que a utilizam, até 97 por cento de eficiência contra o Coronavírus; Marcos Rocha chegou a anunciar a compra de 1 milhão de doses. Contudo, na noite desta segunda-feira, em reunião extraordinária, gerentes da Anvisa decidiram não aprovar o uso da vacina, alegando falta de informações para que ela pudesse ser liberada, mesmo em caráter emergencial. Num dos pareceres, o gerente Gustavo Mendes, gerente geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, afirmou que o fabricante da Sputnik V não apresentou a análise de segurança da vacina por faixa etária, por comorbidades e para soropositivos para o SARS-CoV-2. Além disso, a empresa também não demonstrou que controla de forma eficiente o processo para evitar outros vírus contaminantes durante a produção do imunizante. No STF, o ministro Lewandowski autorizou o Estado do Maranhão a importar a Sputnik, mesmo sem a autorização da Anvisa. Os demais Estados seguirão o mesmo caminho? Ainda não se sabe.

PERGUNTINHA

Entre Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes, João Dória ou o gaúcho Eduardo Leite, em quem você votaria em 2022 para a Presidência da República?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ex-presidente do CRP 24ª RO/AC afastado por assédio moral, continua exercendo função de conselheiro estadual de saúde

Documentos comprovam até o pagamento de diárias no nome do ex-conselheiro estadual de saúde.
L
Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

O evento oferecerá uma plataforma para especialistas, mães atípicas e profissionais que trabalham diretamente com autismo compartilharem seus conhecimentos, experiências e perspectivas.
L
Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Presidentes de Brasil e França tiveram reunião bilateral em Brasília
L
Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Último dia de visitas do presidente francês ao Brasil
L
Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Eles usarão tornozeleira eletrônica e não podem utilizar redes sociais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alagamento interdita BR entre Ariquemes e Jaru em Rondônia

Veículos de grande porte estão autorizados a seguirem; PRF adota controle de tráfego pare/siga.
L

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

O programa “Comunidade News” apresentará uma entrevista exclusiva com Manoel Serra, Presidente do Banco do Povo
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona sul

A PM fez o registro da ocorrência.
12

Foragido e namorada são presos com pistola Glock após perseguição na zona leste

Na pesquisa nominal foi constatado um mandado de prisão em nome do motorista.
10

URGENTE: Motociclista morre em colisão com caminhão na Estrada do Belmont

A PM fez o registro do acidente.
18
Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MUNDO DAS COPIAS LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental instalação  e Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: G. O. DE LIMA PEDRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde
L
Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Botafogo e Real Brasília empatam sem gols no Nilton Santos
L
Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos
L
MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

Instituições deverão suspender a oferta de vagas imediatamente
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Conflitos em “Elas por Elas”

Segredos Revelados e Decisões Drásticas Abalam as Personagens
L
Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

O SINDAFISCO espera que a Justiça reconheça a ilegalidade da portaria e determine sua suspensão.
L
A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.
L
Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Baixo volume de vencimento de títulos contribuiu para alta
L