SÁBADO, 27/04/2024

Caso Henry: Em carta, mãe diz que pode ter sido dopada por Dr. Jairinho na noite da morte do menino

“Estou sofrendo muito. Não há um dia que eu não chore pela morte do meu filho”. É assim que começa a carta de Monique Medeiros.

Publicado em 

Caso Henry: Em carta, mãe diz que pode ter sido dopada por Dr. Jairinho na noite da morte do menino - News Rondônia

Pela primeira vez, desde que assumiu uma nova linha de defesa para o crime, a professora Monique Medeiros, a mãe de Henry Borel, de 4 anos, mudou a versão para o assassinato do filho, ocorrido na madrugada de 8 de março. Presa sob suspeita do homicídio duplamente qualificado, ela entregou uma carta de 29 páginas que seu novo advogado, Thiago Minagé, cedeu ao “Fantástico” da TV Globo. Nela, a mãe de Henry relata uma história diferente da que contou à polícia sobre o dia do crime. No depoimento, ela confirmou o relato de seu companheiro Jairo dos Santos Souza Júnior, o médico e vereador Dr. Jairinho. Agora, Monique diz que pode ter sido dopada, pouco antes de dormir, pelo político.

“Estou sofrendo muito. Não há um dia que eu não chore pela morte do meu filho”. É assim que começa a carta de Monique Medeiros. Ela também busca desfazer algumas impressões sobre seu comportamento após a morte do filho, como o fato de ter feito uma selfie na 16ª DP (Barra da Tijuca), que investiga o caso, no dia do depoimento, e ter ido a um salão de cabeleireiro um dia após o sepultamento de Henry. A defesa conta que a ida ao salão foi por pressão do político, que exigia que a professora, que tinha emagrecido e arrancado tufos de cabelos — ela usa megahair —, se mostrasse “apresentável”.

Caso Henry: Em carta, mãe diz que pode ter sido dopada por Dr. Jairinho na noite da morte do menino - News Rondônia

Jairinho achou menino

Sobre o assassinato, Monique repete a parte da primeira versão de que ela e Jairinho tinham passado a noite vendo série na TV e depois foram dormir. Mas, em vez de relatar que acordou no meio da noite e encontrou o filho caído no quarto, ela dá outra versão. A professora agora conta que, naquela noite, Henry tinha acordado três vezes, mas voltara a dormir, e que o casal, depois de ver televisão, foi deitar por volta de 1h30 da madrugada. Jairinho, diz, lhe deu remédios. “Me deu dois medicamentos que ele estava acostumado a me dar, pois dizia que eu dormia melhor, mas eu não o vi tomando. Logo, eu adormeci. (…) De madrugada ele me acordou, dizendo para eu ir até o quarto, que ele pegou o Henry no chão, o colocou na cama e que meu filho estava respirando mal. Fui correndo até o quarto, meu filho estava de barriga pra cima, descoberto, com a boca aberta, olhando para o nada e pensei que tivesse desmaiado”, diz, acrescentando: “Notei que Henry estava com as mãos e os pés gelados e perguntei como ele tinha visto Henry caído no chão?! Ele disse que escutou um barulho que chamou sua atenção e acordou para ver. Então enrolei o Henry numa manta e corremos para a emergência. (…) Mas em nenhum momento eu achava que estava carregando meu filho morto nos braços”. À polícia, Monique tinha dito que não havia tomado medicamentos no dia da morte da criança, que não acreditava que Jairinho pudesse ter feito algum mal ao filho e que o político “sempre tentava cativar o amor de Henry”.

Nesse novo relato, Monique Medeiros se coloca como vítima de agressões e do ciúme doentio de Jairinho. De acordo com Minagé, após ser presa, a mãe de Henry, se sentiu segura para falar a verdade. “A Monique estava sempre com alguém, nunca esteve sozinha, no sentido de ter a liberdade de poder falar aquilo que ela queria dizer, precisava dizer”, afirma o advogado para quem a cliente parecia estar sendo “manipulada”. Minagé sustenta que Monique estava sob pressão. Mas, para a polícia, Monique não apresentava qualquer sinal de que poderia estar sendo ameaçada quando foi ouvida na delegacia. Houve até a suspeita de que o casal poderia tentar uma fuga. Ela e Jairinho foram presos no dia 8 de abril em Bangu,no imóvel de parentes, cujo endereço não tinha sido fornecido à polícia.

Segundo a carta de Monique, a realidade que passou para os investigadores é muito diferente da que vivia ao lado de Jairinho e que temia pela vida da família. A intensidade do relacionamento abusivo, de acordo com ela, foi crescendo. “Jairinho começou a ter ciúme de eu ir na academia e até colocou gente pra me seguir e tirar foto de mim malhando pra saber com qual roupa eu estava indo treinar. Daí, os ciúmes foram só piorando”, diz Monique que atribui a esta atitude do vereador o fato de passar a ter crises de ansiedade e picos de pressão. Foi então que ele passou a medicá-la com duas miligramas de ansiolítico e remédio para dormir.

Enforcada de noite

Ela se referiu a um episódio de violência ocorrido em dezembro do ano passado quando, muito irritado, Jairinho teria invadido a casa de sua família em Bangu, porque ela dormiu e não atendeu a ligação dele. Acordada por ele, a professora lembra “de ser acordada no meio da madrugada, sendo enforcada enquanto eu dormia na cama ao lado do meu filho…. quase sem ar…”. No dia seguinte, Jairinho teria lhe pedido desculpas e dito que a amava. Os dois foram morar na Barra da Tijuca. Monique afirma ter imaginado que tudo ia melhorar e estava realizando um sonho de dar uma vida melhor a Henry. “Mas foi o início de um pesadelo”.

Monique admite que, nesse período, Henry surgiu correndo na cozinha para dizer que o “tio” tinha lhe dado uma “banda” e uma “moca”. Ela diz ter ido à sala perguntar o que tinha acontecido e que Jairinho respondeu que o filho era um “bobalhão”, que apenas tinha feito uma brincadeira. Monique conta que brigou com o vereador. Em 12 de fevereiro, a babá Thayna Oliveira contou aos policiais que presenciou quando Jairinho trancou Henry no quarto, de onde a criança saiu mancando. Thayna mandou mensagem de celular, por volta das 16h, para Monique, que estava no shopping. O próprio Henry teria lhe contado tudo e pedido para a mãe voltar para casa. Mas a professora leva cerca de três horas para chegar, segundo a polícia.

Monique conta que, outra vez, flagrou Jairinho colocando remédio escondido e seu copo e houve discussão e agressões, que a deixaram com manchas roxas. “Fiquei apavorada com o tamanho descontrole”, diz.

A Polícia Civil e o Ministério Público não quiseram comentar a nova versão de Monique. A defesa de Jairinho diz que só irá se pronunciar após o oferecimento da denúncia.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

As vítimas reconheceram os objetos roubados e relataram os momentos de terror que viveram nas mãos dos criminosos.
10
Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

A dupla foi encaminhada e apresentada no Departamento de Flagrantes.
12

Tia e sobrinha ficaram em estado grave em um acidente entre carro e moto na zona leste

Duas equipes do Samu atenderam as vítimas.
14

Força Tática flagra motorista com arma dentro do carro em Porto Velho

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10
Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Os carros conduzidos por mulheres seguiam um em cada via, quando houve a batida e os veículos acabaram atingindo um motociclista que aguardava o fluxo para passar no cruzamento.
16
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ducati estreia versão da Multistrada V4 Rally Adventure no Brasil

Modelo será comercializado na configuração Travel & Radar com preço a partir de R$ 149.990,00
L

PodCast Entre Levels entrevista: MC Wset

O apresentador Alisson terá uma conversa empolgante com o renomado MC Wset. Juntos, eles explorarão os bastidores da música, a jornada do MC no cenário artístico e muito mais.
L

DESTAQUES DA SEMANA: Reunião do Consej em RO; intercâmbio e tablets à educação; e “Bizarrus” volta aos palcos são destaques do Governo de RO

Pela primeira vez, Rondônia realiza a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça
L
Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

De bolos decorados a mentorias, descubra os segredos da Confeitaria O Doce Certo.
L

PF e PM apreendem 163kg de maconha em Rondônia

Uma pessoa foi presa em flagrante.
12
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

O fogo teria dado início em uma impressora, depois se espalhado para outros aparelhos eletrônicos em uma sala segundo andar do prédio.
12

Governo de RO entrega equipamentos e veículos para atender às demandas da Segurança Pública

Foram entregues equipamentos de proteção, celulares, armas e munições durante esta semana, em nove municípios
L
Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Os objetos apreendidos incluíam uma balança de precisão, comumente utilizada para pesar drogas e facilitar sua comercialização.
12
Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Segundo a Polícia Militar, o crime foi planejado porque a vítima cobrou uma dívida de R$ 100 de um dos réus.
10
Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

A carga estava sendo transportada de modo contrário à legislação vigente
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

kits de materiais escolares que vão atender 408 escolas, em todo Estado.
L

Promoção 3079 Destilados: Descubra quem ganhou a Cachaça Original D’Minas de Tutti Frutti

Uma festa de paladares e fragrâncias aguarda o afortunado vencedor.
L

Confira os vencedores do sorteio e como desfrutar dos filmes em exibição no principal cinema da cidade.

Nossos cumprimentos aos sortudos da campanha News Rondônia e Cine Araújo.
L
Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

O Acordo visa promover ações conjuntas entre a Justiça do Trabalho e a implementação de políticas nacionais para proteger a saúde dos trabalhadores.
L

Requerimento da Licença Ambiental: AGROINDUSTRIA TRÊS CASA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e de Operação
L
Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

De Drenagem a Botox, presenteie com cuidados que promovem beleza e bem-estar.
L
Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Lideranças tentam convencer os ministros do STF.
L
Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Segundo Pacheco, existem fontes de recursos para compensar medida.
L
Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz.
L
Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Suspensão de agente da PRF em Santa Catarina vale por 90 dias.
L